Reportagens

Publicidade
Publicidade
Digital

A importância das estatísticas para balizar o Marketing de hoje

Amanda Gasperini destaca a influência das pessoas nos processos empresariais e como as estatísticas podem ser usadas como ferramenta para análise dos dados, no RD Summit 2019

Por Thiago Terra - 06/11/2019

Hoje em dia, seja qual for o negócio, os profissionais de Marketing precisam coletar dados para conseguir fazer um bom trabalho de análise. No ambiente digital, dados estruturados ajudam esses profissionais com análises constantes a partir do cruzamento de dados. 

Porém, apesar de máquinas que contribuem com a prevenção e automatização de dados, Amanda Gasperini, Gerente de Business Inteligence da F.biz, destaca a influência das pessoas nos processos empresariais. “Muitas decisões ainda são tomadas por humanos e a linguagem de estatística com ferramentas amigáveis podem facilitar a análise dos dados”, disse Amanda, durante o RD Summit 2019, em Florianópolis.

Possibilidades estatísticas

De acordo com ela, o uso da estatística nas ações de Marketing e Growth oferecem quatro possibilidades para os profissionais envolvidos. média, correlação, regressão e atribuição. “Toda média é burra. Sempre que você for olhar um indicador baseado em uma média é importante olhar as diferenças de comportamento”, destaca a Gerente de Business Intelligence da F.biz.

Já a estatística de correlação ajuda a entender qual a relação entre duas variáveis, enquanto a regressão explica a oscilação das vendas em função dos investimentos. “Os dados relacionados a atribuição englobam todo o processo. Não podemos olhar somente para o atacante que fez o gol, mas sim todo o time envolvido”, completa.

Continue acompanhando também a cobertura do RD Summit pelo canal oficial do evento neste link.