Reportagens

Publicidade
Publicidade
Branded Content
Digital

Análise preditiva a favor do Marketing

Entenda na prática como a técnica pode impactar os resultados da empresa da empresa e trazer informação relevante para ajudar nos processos de tomada de decisão dos negócios

Por Branded Content - 24/09/2019

Esqueça a imagem da bola de cristal. Ninguém provou conseguir ler o futuro, até hoje. Mas isso não significa que sejamos incapazes de, lançando mão de modelos estatísticos, prever cenários possíveis e prováveis e tomar ações para minimizar o efeito surpresa no relacionamento entre uma empresa e seus clientes. A análise preditiva é atualmente uma ferramenta poderosa para as equipes de Marketing e não devem ser dispensadas.

Enxergar a aplicação na prática ajuda a compreender esse potencial. A análise preditiva auxilia a universidade Estácio de Sá nos excelentes resultados dos investimentos em e-mail Marketing. Com base no histórico dos alunos que já passaram pelos mais de 200 cursos ofertados pela instituição nas cinco regiões de todo o país, a Estácio é capaz de identificar quais estudantes apresentam maior probabilidade de evasão nos primeiros semestres de estudo.

Identificado o perfil, o próximo passo é agir para evitar que a história se repita. Ao utilizar a plataforma de automatização de Marketing digital e gestão de leads Watson Campaign Automation (WCA), a instituição de ensino garante que esses alunos entrem em uma régua de relacionamento, na qual estão previstos disparos de e-mails com mensagens orientadas para motivá-los e engajá-los na rotina universitária. 

Para que uma empresa possa criar uma estratégia de e-mail Marketing com modelagem preditiva, precisa:

- Segmentar os clientes, cruzando comportamentos e dados demográficos;

- Definir o conteúdo da mensagem de e-mail para cada grupo, optando pela abordagem mais pertinente ao objetivo da empresa;

- Acompanhar e analisar o resultado da estratégia preditiva comparativamente à performance de outras réguas de relacionamento.

Conheça mais a fundo o Case Estácio de automação de Marketing em nosso e-book.