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Quais as ferramentas mais utilizadas pelos profissionais de Marketing?

Pesquisa analisa como é organizado o trabalho diário neste departamento e o quanto os setores e plataformas são integrados entre si para geração de insights

Por | 04/07/2019

claudio@mundodomarketing.com.br

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Diariamente, os profissionais de Marketing lidam com muitas ferramentas para diversos fins, seja implementar alguma campanha, medir resultados ou automatizar ações. A pesquisa "Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil", desenvolvida pelo Mundo do Marketing junto à Resultados Digitais, analisou como os profissionais trabalham nesse cenário e as principais ferramentas empregadas no dia a dia.

A maior parte dos participantes do estudo (41) declara utilizar um misto de ferramentas básicas, não integradas e usadas de forma manual, como planilhas. Já 31,3% confirmam utilizar ferramentas de marketing e vendas com algum tipo de conexão. Apenas 9,15% usam softwares para todos os estágios da jornada do cliente, conectadas entre si de forma estratégica. Curiosamente, neste percentual de empresas, a maioria (36,5%) tem de 11 a 50 funcionários.

As ferramentas para fins de design e criação/ edição de imagens são as mais usadas entre os profissionais de Marketing no país (59,8%), com um percentual muito próximo das utilizadas para envio de email marketing e automação (59,2%). Ainda com alta participação estão as plataformas de agendamento de posts e monitoramento em redes sociais (53%).

Embora estejam muito em voga, os chatbots ainda são pouco utilizados, com um percentual baixo de participação: 14,4%. Outras ferramentas essencialmente importantes para o desenvolvimento de estratégias assertivas, os softwares de Analytics e Big Data são utilizados por 38,8% dos respondentes da pesquisa. Isso dialoga com outro achado da pesquisa: a dificuldade em mensurar o desempenho do Marketing Digital.

Quase 35% dos participantes da pesquisa dizem que não tem métodos de metrificação formal das ativações digitais e um percentual bem próximo de 34,3% declara que mede os esforços de forma pontual, mas os dados ficam retidos na posse determinadas equipes, sem o compartilhamento de aprendizado ou insights. Um número pequeno de respondentes (5,4%) confirma que usam dashboards para monitoramento em tempo real dos indicadores de desempenho divididos entre as fases da jornada de compra.

Você encontra a pesquisa completa para download gratuito neste link.

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