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Inbound cresce no Brasil, mas ainda carece na qualificação de leads

Pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil traça panorama do uso da metodologia no país, aponta gargalos e as soluções adotadas pelas empresas para crescer

Por | 24/06/2019

claudio@mundodomarketing.com.br

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Há ainda espaço para trabalho em conteúdo, mas a assertividade e qualificação dos leads ainda precisa melhorar. Esses são os principais pontos apresentados na pesquisa Maturidade do Marketing Digital e Venda no Brasil, realizada a partir de um esforço conjunto do Mundo do Marketing, Resultados Digitais, Vendas B2B e Rock Content. Segundo o relatório recém-lançado, 94% das empresas adotaram o Marketing Digital como estratégia de crescimento.

O resultado é promissor, mas na análise ao longo da pesquisa, há pontos que precisam ser melhorados. E isso é reconhecido por 95% da amostra, que totaliza 1.386 participantes. Em relação à acurácia da estratégia, 67% dos respondentes estão confiantes, com  5% afirmando que ela é eficiente e um grande volume de 62% apontando que o direcionamento é eficiente, mas ainda pode ser melhorado.

Quando são observados os canais empregados para a estratégia digital, as redes sociais são disparadas as líderes em adoção. Plataformas como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram são utilizados por 91% das empresas que participaram da pesquisa. O site proprietário é o segundo canal mais usado, com uma penetração de quase 86% da amostra, à frente do e-mail marketing, que já apresenta uma considerável queda em relação aos anteriores - 68%. 

Os blogs, ferramentas de Analytics e Mídia Paga ainda têm um bom caminho para se consolidarem, com percentuais de utilização de 52,2%, 48,0% e 50,7%, respectivamente. Já as ações que possuem baixa adoção são estratégias de backlinks (12,6%), otimização de conversão ou OCR (14,7%), desenvolvimento de buyers personas (25,9%) e links patrocinados (35,5%).


Cresce o foco em conteúdo

A pesquisa levantou ainda os principais desafios que as empresas enfrentam ao longo da execução do planejamento de Marketing Digital. Converter contatos em clientes foi apontado por 68,9% dos respondentes, seguido pelo desejo de aumentar o tráfego nos canais, manifestado por 57% dos participantes. O terceiro maior desafio apontado no levantamento é montar uma estratégia de conteúdo, indicado por 46,4%.

Por contornar esse cenário, 73,5% das empresas estão focando na produção de conteúdo e na infraestrutura para divulgar esses materiais, como blogs e sites (56,1%), redes sociais (59,6%) e vídeos (39,3%). Há também uma aderência às tendências do mercado, como patrocínio de influenciadores, mencionado por 20,4% dos participantes, o que pode ser interpretado como um número considerável para esta ação.

Qualificação ainda carece de atenção

Embora o mercado esteja bastante orientado à produção de conteúdo, a etapa seguinte do Inbound Marketing - análise para qualificação dos leads captados - ainda precisa ser acompanhada com mais cuidado. No cenário de empresas que já adotaram a metodologia do Inbound, a fase da Qualificação/ Lead Scoring  é realizada por apenas 31% delas. O foco maior continua na produção de conteúdo (70%) e geração de leads (62%). Há espaço ainda para estratégias de Nutrição de Leads, adotada por 37% dos participantes e Automação de Ações, utilizada por 33% das empresas participantes.

 

Para ver os resultados completos da pesquisa, você pode acessar este link e baixar gratuitamente sua cópia do estudo Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil

 

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