7 habilidades do profissional da era do conhecimento exponencial | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

7 habilidades do profissional da era do conhecimento exponencial

Especialista Martha Gabriel indica as características necessárias para se manter no mercado de trabalho e ressalta a importância das soft skills para o crescimento pessoal

Por | 24/04/2019

claudio@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Os profissionais de Marketing sabem enumerar de cor os desafios da complexa configuração de mercado que se tem hoje. Cada vez mais exigente e veloz, ele demanda habilidades específicas para solucionar os diversos problemas que um mundo cada vez mais omnicanal traz em seu contexto. E foi sobre essas habilidades que Martha Gabriel palestrou nesta manhã durante o RD on The Road no Rio de Janeiro, evento promovido pela Resultados Digitais em diversas capitais e que chega à quinta edição carioca em 2019.

Martha Gabriel é especialista em Transformação Digital e chama atenção ao mercado, que muitas vezes acredita estar indo no caminho certo dentro deste processo, quando na verdade está apenas alterando sua aparência. "Existe uma diferença entre `mudança´ e `transformação´. A gente pode usar como analogia uma folha de papel. Se eu amassar ela e depois desamassar, ela ainda é a mesma. Agora, se eu rasgo essa folha, ela passou para um estágio novo e não consegue retornar ao antigo. Isso é, de fato, a Transformação Digital" explica a autora do livro "Eu e os Robôs".

Em seu discurso, a especialista apresentou sete competências necessárias para entrarmos na era do "conhecimento exponencial", um momento em que o processo de fabricação do conhecimento e sua aprendizagem se tornam cada vez mais veloz, podendo atingir intervalo de 12 horas em 2020, segundo Martha. Confira abaixo cada uma das habilidades e sua relevância para o mercado e crescimento profissional.

Pensamento crítico - O pensamento crítico nos faz saber qual decisão tomar no momento certo e isso envolve também a tecnologia. Durante muito tempo houve uma corrida sem escrúpulos em torno de objetivos voltados para vaidade, como por exemplo número de likes. Hoje, o pensamento crítico se faz necessário para cada tomada de decisão. "Precisamos nos tornar um pouco mais céticos em relação a algumas coisas. O texto sem contexto é pretexto para qualquer coisa. A mentalidade digital exige que façamos escolhas do tipo quando não usar uma determinada tecnologia e quando usar outra ferramenta. Isso é colocar o senso crítico em prática" explica Martha, que considera essa uma característica essencial para os profissionais.

Criatividade - Essa é uma das principais características que diferencia humanos e máquinas. Não é possível resolver um problema novo com pensamento antigo. E é nesse momento em que a criatividade se faz cada vez mais necessária para o profissional de hoje.

Adaptabilidade - Há uma sensível diferença entre ser ágil e veloz. Enquanto a primeira nos permite desvencilhar a tempo de desafios, a segunda nos mantém na dianteira a um mercado altamente volátil e competitivo. "Precisamos ser os dois! Há profissionais que ficam preso a um passado glorioso quando permaneciam no topo ou se lamentam pela perda de posição no cenário. Não há tempo para prolongar celebrações ou lamentos. Não deixe de comemorar os acertos e no caso dos erros, faça como o GPS diz: recalcule a rota e siga em frente!" direciona a especialista.

Mentalidade Digital - Ter uma mentalidade digital implica em pensar em quais soluções já estão disponíveis e podem ser utilizadas para solucionar as demandas do dia a dia. "Existe algum aplicativo pronto para realizar essa tarefa? Por que não o utilizar?  Se você não encontrou nenhuma aplicação capaz de atender a sua necessidade, parabéns! Você acaba de encontrar um negócio em potencial para explorar!" aponta Martha.

Colaboração - Em um universo de complexidades, não é mais possível centralizar decisões e informações. "A complexidade esconde a relação de `causa-efeito´. Eu preciso do outro para solucionar essa equação. Isso pode ser extrapolado para outros campos, como por exemplo o networking. Às vezes vamos a um evento acompanhados e nos relacionamos apenas para que conhecemos. Que resultados podemos esperar desse networking de `conforto´, que não inclui o outro diferente de mim?" pontua a especialista.

Simbiose/ Conexão com a tecnologia - Cada vez mais veremos o surgimento de profissionais e atividades híbridas - comandadas por homens e máquinas em conjunto. Ferramentas como Realidade Aumentada e Realidade virtual já estão disponíveis e podem tornar os processos de aprendizagem cada vez mais ricos e impactantes.

Por outro lado, outras atividades tendem a desaparecer ou serem substituídas pela Inteligência Artificial. Contudo, há uma tríade de "Es" que as máquinas não são dotadas: emoção, ética e empatia. E são essas soft skills que complementarão o desempenho do profissional daqui para a frente. "Estamos cercados de Inteligência Artificial. Com quantos robôs você já falou hoje? Daqui para frente nossos esforços terão de estar voltados muito mais para a pergunta certa do que para a resposta correta" afirma a especialista.

Resiliência - Essa talvez seja a lição mais difícil de ser aprendida pelo mercado. A característica de se manter fiel a sua origem e estrutura em um mundo volátil soa paradoxal, mas é determinante para o sucesso. "Você quer fazer a Transformação Digital? Aumente a resiliência das equipes, da Governança Corporativa, da Cultura da empresa. É um esforço contínuo, lidar com tecnologia não é fácil, com pessoas também não, você pode não ter sucesso na primeira tentativa, mas não desistam" indica Martha.

(Crédito imagens: Depositphotos)

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss