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A difícil tarefa de entender os dados

“Falta capacidade para usá-los no momento específico no contato com o cliente”. Mark Hurd, CEO da Oracle, pontua um dos principais problemas enfrentados pelos profissionais

Por | 26/04/2017

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

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"Não faltam dados, falta capacidade para usá-los no momento específico no contato com o cliente". De maneira simples, o CEO da Oracle, Mark Hurd, resumiu um dos principais obstáculos que os profissionais de Marketing enfrentam em suas rotinas. Apesar de muitas empresas coletarem informações de seus consumidores, elas não sabem o que fazer com o levantamento, deixando escapar a efetividade de suas ações.

A experiência do cliente e como os dados podem contribuir para a eficácia das estratégias de Marketing foram alguns dos temas abordados no primeiro dia do Modern Customer Experience, que acontece até 27 de abril em Las Vegas. O evento promovido pela Oracle está reunindo cerca de quatro mil profissionais de 25 países para debater práticas, apresentar cases e inspirar marcas dos mais diversos segmentos.

Na sessão de abertura, Mark Hurd, apontou os desafios dos CEOs em ampliar a participação em um momento em que o consumidor está mais empoderado. "Aumentar a receita está cada vez mais difícil, pois o consumidor está mais sofisticado, inovador e muito mais exigente. Por outro lado é preciso cortar gastos. 80% dos orçamentos de TI é aplicado na manutenção. E muitos investimentos são destinados para segurança, compliance e regulamentação. Assim, as equipes não estão equipadas para executar suas estratégias. É preciso ter habilidade para inovar", pontuou o CEO da Oracle.

 

Experiência perfeita
Conseguir manter o ritmo das mudanças na tecnologia e na economia e ainda fidelizar o cliente ao proporcionar uma jornada tranquila, sem atrito, não é das tarefas mais fáceis, no entanto, pode ser crucial para os negócios. "Um ótimo serviço pode ganhar um cliente para a vida. O mau serviço pode custar mais do que podemos imaginar. A diferença entre ganhar e perder está na capacidade de tratar os clientes o melhor e ter uma boa base de dados ajuda os funcionários a oferecer um ótimo serviço", pontuou o executivo.

O caminho para alcançar esse momento incrível está na combinação de dados com experiência, afinal, o consumidor compartilha informações capazes de mostrar quais produtos e serviços estão demandando e com isso é possível fazer entregas personalizadas e relevantes. "É fundamental usar as ferramentas em toda a sua potencialidade para conduzir novos fluxos de trabalho, produtos e serviços, que atendam às necessidades do cliente", reforça.

Para que todos os esforços sejam mais efetivos, é fundamental que as empresas atuem de maneira integrada, com comunicação entre as mais diversas áreas. É preciso quebrar os silos organizacionais, pois isso pode comprometer toda a atuação e promovendo rupturas ou atritos. "São poucos os preciosos momentos que uma marca tem para fidelizar o cliente, e ela tem que estar preparada para oferecer uma experiência encantadora para que isso aconteça. Caso contrário, pode-se perder um cliente para sempre e ainda corre-se o risco dele compartilhar esse momento ruim, impactando outros possíveis clientes".

* A jornalista viajou a convite da Oracle.

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