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Martech fomenta desenvolvimento de soluções. Exemplo Zendesk

Novas ferramentas são criadas a todo instante para suprir necessidade do mercado e ajudar empresas de todos os portes a conseguirem retorno de maneira mais rápida e eficaz

Por | 06/12/2016

priscilla@mundodomarketing.com.br

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Julie Knight, VP Global de Marketing da ZendeskO Marketing está se tornando cada vez mais tecnológico com a adoção de ferramentas que buscam auxiliar as marcas a encontrarem um resultado eficiente. Se em outros tempos o Analytics era tido como o mais avançado método de se desenhar uma ação e atingir o consumidor, agora existem inúmeras plataformas que ajudam a otimizar esse trabalho. A indecisão por qual método escolher pode deixar muitos profissionais confusos, uma vez que cada dia surge uma nova.

A escolha, no entanto, cabe ao gestor fazer com base nos objetivos que a empresa tem. Olhando esse cenário de vastos gadgets, planilhas e aplicativos não é difícil compreender porque a Tecnologia no Marketing vem sendo um assunto bastante trabalhado: ela vem fomentando uma fábrica de soluções para a área, com propostas diferentes para cada segmento, porte e perfil de empresa.

O Martech vem permitindo que novos negócios surjam e ganhem destaque em grandes companhias. "Para nós a tecnologia aplicada ao Marketing ajudou o nosso negócio a se consolidar. Percebemos a mudança para o digital há alguns anos e antecipamos essa necessidade atual do mercado. Focamos em relacionamento, algo que já era trabalhado antes, mas que com as ferramentas ganhou mais poder", afirma Julie Knight, VP Global de Marketing da Zendesk, em entrevista para o Mundo do Marketing.

Foco em resultados
Como parte da estratégia para além do atendimento ao cliente, a Zendesk atua em plataforma de atendimento omnichannel na nuvem e cria diferentes ofertas de produtos focados neste relacionamento. Cada solução foi desenvolvida para criar uma conexão humana entre clientes e empresas por meio de inteligência e análises mais complexas. Para isso a companhia lançou o Zendesk Connect e o Zendesk Explore que chegam para integrar o amplo portfólio que busca auxiliar organizações de todo o mundo a compreender seus clientes, oferecendo uma comunicação mais efetiva e apoio onde e quando for necessário.

O Connect transforma os dados em experiência proativa e personalizada aos clientes, fornecendo inteligência para que as marcas guiem os consumidores rumo a novas experiências de produtos, forneçam informações relevantes para evitar problemas no suporte e ainda possam recomendar produtos relacionados. Já o Explore analisa e unifica os dados com todos os produtos da Zendesk e de outras companhias. Por meio dele, as informações dos clientes podem ser acessadas por todos os departamentos da empresa de modo que sejam capazes de medir e compreender o processo de experiência do consumidor do início ao fim.

O investimento nessas plataformas foi alto e exigiu atenção dos desenvolvedores para que fosse algo útil e diferente de tudo que já existia. "Por muito tempo os softwares foram produzidos para departamentos separados e nuvens diferentes, sem focar na experiência esperada nos dias atuais pelos clientes. Mudamos este cenário ao construir softwares que priorizam o relacionamento, que é fundamental hoje em dia em todo o mundo. Vemos que no Brasil há uma carência por inovações nessa área", pontua Julie.

Clineu Júnior, CEO e Sócio do AondeConvém no BrasilPMEs
Analisando o futuro do Marketing, a Zendesk é enfática. "É um caminho sem volta, que fará com que todas as empresas passem a pensar em tecnologia de maneira integrada às áreas estratégicas. As soluções chegarão com mais facilidade a todos. Quando pensamos em um novo produto queremos que ele seja acessível, porque o mercado também é composto por pequenos empreendedores. Os profissionais precisam estar preparados para esse novo Marketing que começou", pontua Julie.

Não apenas as agências e startups precisam captar o novo momento, como as empresas também precisam se posicionar de maneira mais moderna se quiserem manter a rentabilidade. Foi pensando dessa maneira que a Aonde Convém conseguiu a adesão de diversos varejistas para sua ferramenta. Na plataforma são reunidos encartes dos produtos, que antes eram recolhidos na loja física. Dessa maneira os consumidores podem comparar preços facilmente e optar por onde é mais conveniente.

A aplicação une as tendências de omnichannel e, por isso, vem ganhando a confiança de consumidores e empresários. "É um APP gratuito para quem acessa e que oferece alto retorno aos lojistas. Trabalhamos com geolocalização e então é muito mais fácil direcionar uma ação e apresentar promoções. Funciona de maneira simples e que acessível. Há desde um supermercado pequeno até grandes indústrias de produtos e redes varejistas", conta Clineu Júnior, CEO e Sócio do AondeConvém no Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Futuro
A quantidade de ferramentas disponíveis dará mais poder às empresas de não apenas conhecerem melhor seu consumidor, como também de optar por utilizar mais de uma para uma mesma ação. Isso porque as soluções também estão cada vez mais segmentadas e preparadas para atuar em diferentes frentes. Antes era elaborado um aplicativo voltado apenas ao varejo, hoje esse mesmo produto pode ser vendido à indústria ou setor de serviços totalmente customizado.

A pluralidade de usos é o que vem chamando a atenção das empresas. "O orçamento de algumas companhias está mais curto e com isso elas precisam otimizar a verba. Possuir uma tecnologia que ofereça mais de um benefício é o grande diferencial. Trabalhamos leads, anúncios e dados que podem ajudar a trabalhar determinado produto ou comunicação de loja. Falamos de conveniência, algo que será cada vez mais cobrado e, também, de gestão", finaliza Clineu.

Veja mais sobre a importância da atuação em Martech no estudo Tecnologia no Marketing: por que você precisa dar muita atenção? - conteúdo exclusivo para assinantes.

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