Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Publicidade

Das telas para toda a casa: Google mostra que o futuro já chegou

Gigante de tecnologia equipa suíte em São Paulo e apresenta todas as funcionalidades que o celular oferece para facilitar a rotina durante o evento #CasaGoogle

Por | 15/10/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Uma casa do futuro onde é possível ter ideias do que cozinhar com alguns cliques e assistir a um vídeo com a explicação da receita, saber notícias ou definir o roteiro de uma saída apenas com o comando de voz, escolher música ou um livro para deixar a permanência no banheiro mais agradável, ou até mesmo transformar TV´s comuns em smartTVs para ver filmes por streaming. O que antes parecia tema de ficção científica, já faz parte da realidade, inclusive dos brasileiros. Casas comuns podem ser transformadas em residências inteligentes apenas com o uso de um smartphone. O futuro já começou e a ativação dele está na palma da mão.

Depois de conquistar a rotina dos usuários, o Google agora quer marcar presença no lar deles. E para isso, é preciso apenas aproveitar os recursos que já disponibilizados. Para mostrar todas essas funcionalidades, a empresa transformou a suíte presidencial do Hotel Unique, em São Paulo, em um apartamento conectado para apresentar a um grupo de jornalistas da América Latina como a tecnologia desenvolvida pela empresa pode estar presente em ações corriqueiras.

A jornada começa pela cozinha. Espaço bastante valorizado nas casas brasileiras por ser área de integração e palco de grandes encontros familiares. Mas, se quem está na cozinha tem que cozinhar, de onde vem a inspiração para preparar os pratos para oferecer a parentes e amigos? Do YouTube, responderia o Google. A plataforma de vídeo conta com um grande número de canais de culinária e, apenas em 2015, foram assistidos ao equivalente a 2.600 anos deste tipo de conteúdo. O dado reforça como essa tendência está transformando a vida das pessoas: tanto das que assistem, quanto das que produzem.

Além de facilitar a rotina de quem não tem dotes culinários desenvolvidos, o sucesso desses programas está fazendo com que seus produtores sejam levados para mídias tradicionais. Este é o caso do casal Carol Thomé e Duca Mendes, do canal "Cozinha Pra Dois", que após três anos e centenas de receitas, lançou um livro de culinária e passou a comandar um programa homônimo no GNT. "Hoje vivemos disso e somos responsáveis por toda a produção: elaboração da receita, gravação, sustentação nas redes sociais. A monetização vem por meio das visualizações, participação em eventos e posicionamento de produto (vídeos patrocinados). Conseguimos encaixar as marcas de maneira natural na nossa programação, sem ferir a nossa linha editorial, o que é mais importante", explicou a jornalista Carol Thomé, apresentadora do canal "Cozinha Pra Dois", durante o evento #CasaGoogle.

Ok, Google
Depois de se aventurar na cozinha, chega a hora de ir ao quarto para descansar. Se enquanto relaxa surge uma dúvida sobre quando será o próximo jogo do time do coração ou a próxima sessão do filme não é preciso mais perder tempo digitando na busca, basta perguntar em voz alta. Com o comando "Ok, Google" a pesquisa por voz é acionada e o sistema procura as respostas mais relevantes para o usuário. Para garantir a eficiência neste retorno, a ferramenta leva em consideração a geolocalização, dados já passados pelo próprio usuário, como preferências, endereços importantes, como casa e trabalho. O mecanismo é capaz até encontrar o melhor trajeto e o tempo de percurso em diversas formas de condução.

Mas para melhorar a experiência é possível ainda programar um lembrete, buscar roteiros para atividades de lazer, fazer conversão de moedas, rastrear encomendas, procurar um presente perfeito para um amigo. Apenas "conversando" com o celular o usuário pode ainda verificar horários de voos, o clima de qualquer lugar do mundo e se há possibilidade de chuva para um determinado destino. Essas informações podem ser úteis na hora de preparar a bagagem, por exemplo. Este serviço, no entanto, ainda tem que ser manual. Ainda não há atalhos para dobrar roupas e colocá-las na mala.

Seguindo para a sala, a televisão ainda é o centro das atenções. Mas para quem gosta de assistir a vídeos pela internet o Google desenvolveu um equipamento em que é possível transformar uma televisão comum em uma smartTV. O ChromeCast é uma espécie de pendrive que conectado à porta HDMI permite que o que esteja sendo visto pelo celular ou tablete seja exibido na telona. A integração do entretenimento possibilita que mais pessoas vejam a mesma programação. O conteúdo a ser acessado pode ser escolhido em diversos aplicativos, como Netflix, Spotfy, YouTube, Vevo, Google Play entre outros. Entre os filmes mais vistos estão Vingadores: A Era de Ultron, Mad Max: Estrada da Fúria, Cinquenta Tons de Cinza, Interestelar e Velozes e Furiosos.

Lazer no banheiro
Se depois de cozinhar, descansar no quarto e ver filmes der vontade de ir ao banheiro, o usuário não estará sozinho. Para que a experiência não seja monótona, a empresa sugere que este tempo seja ocupado com cultura e lazer. Para deixar esse momento mais aprazível, o sanitário da Casa Google foi equipado com tablets conectados ao PlayStore, loja virtual do Android onde é possível adquirir livros e músicas. Os conteúdos são pagos e estão disponíveis títulos de todos os temas e para todos os públicos.

Entre as publicações mais lidas estão "Grey, Cinquenta Tons de Cinza", "O Cérebro como Foco e Disciplina", "Como Melhorar o Comportamento de Seu Filho Hoje", "O Poder da Ação" e "Muito Mais que Cinco Minutos". Já as cinco músicas mais tocadas pelo aplicativos estão "Worth It", do grupo Fifth Harmony, "Suíte 14", da dupla Henrique e Diego, "Drag Me Down", do Onde Direction, "Cheerleader", do jamaicano OMI, e "All About That Bass", de Maghan Trainor.

Em tempos de compartilhamento, nenhuma experiência dessa seria suficiente se não fosse possível tirar fotos para postar nas redes sociais e dividir o momento com os amigos. A do banheiro poderia ficar de fora, talvez. Pensando nesse público apaixonado por imagens, a solução apresentada pela companhia é o Google Fotos. A ferramenta simplifica a organização e a pesquisa das memórias, que podem ser acessadas por tema, mesmo sem serem renomeadas ou tagueadas. O APP possui algoritmos que analisam as imagens combinando-as em álbuns de acordo com os assuntos.

Além de simplificar a identificação, a ferramenta faz o backup automático das imagens, armazenando-as em nuvem, possibilitando que seja acessada de qualquer lugar, inclusive desktops, precisando apenas de uma conta no Gmail - e liberando a memória do aparelho. O sistema também traz um programa de edição acoplado, permitindo pequenas alterações na foto antes que ela seja publicada. Além de facilitar o armazenamento, o aplicativo é capaz de reunir uma sequência de fotos, criando um pequeno vídeo. A cada criação, um novo arquivo é gerado para que não haja perdas. 

Marshmallow Para que todas as funcionalidades sejam intensamente aproveitadas pelos usuários, a companhia está disponibilizando um novo sistema operacional. O Marshmallow será a versão 6.0 do Android, que oferecerá maior autonomia de bateria, entre outras novidades. O modo de energia fará com que os aplicativos não consumam a carga enquanto o smartphone não estiver sendo usado. Diferente de outros padrões, não será necessário ativar nenhuma ferramenta para que o recurso seja acionado em modo standby. Com tantas ferramentas e com a bateria do celular durando cada vez mais, ficar em casa poderá se transformar em um programão. 

* A jornalista viajou a São Paulo a convite do Google.  

Leia também: Satisfação do consumidor com o tempo dedicado ao lazer. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.

Comentários


Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss