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Melhores cases de marketing na internet são premiados

ABAnet/MSN reconhece os casos de sucesso de marketing promocional, relacionamento e viral na web

Por | 05/12/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Melhores cases de marketing na internet são premiados

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

Os melhores cases de internet foram eleitos no evento realizado no último dia 30 em São Paulo pelo quinto Prêmio ABAnet/MSN. Os resultados foram divulgados em categorias como Comunicação on-line, marketing promocional e e-commerce, marketing de relacionamento e fidelização, e marketing promocional. O Prêmio contou com o número de recorde de 140 inscrições, o que segundo a organização do evento, demonstra o quanto a internet tem sido uma "ferramenta fundamental de ativação de negócios".

A agência Tribo Interactive se consagrou como a grande vencedora da noite com quatro bronzes e duas pratas. O case ganhador da prata na categoria Marketing de Relacionamento e Fidelização foi "Comunidade Mais Divertido Nestlé" (www.nestle.com.br/maisdivertido), um site desenvolvido principalmente para o público infantil, mas que também se destacou junto a pais e professores.

Em entrevista ao site, Raul Orfão, Sócio Diretor da empresa, conta que o projeto cria uma estrutura de relacionamento através do conteúdo e da responsabilidade social, transformando o relacionamento com os pequenos consumidores numa experiência de aprendizagem lúdica. O site convida as crianças a participarem de jogos ou de decisões dentro de uma comunidade, como construir casas e votar em eleições.

Ele destaca também a criatividade como um dos diferencias do projeto e explica que o resultado foi inédito, uma vez que o tempo médio de permanência é de 21 minutos. "Não conheço nenhuma visitação assim", afirma Orfão e completa: "Os consumidores não são mais reféns dos 30 segundos para entender a mensagem. São momentos com o cliente que mostram os valores da empresa".

O ouro da categoria ficou com a DH21. A agência se destacou com o case B2B2C para a Michelin. A ferramenta voltada para o lojista é capaz de fornecer opções de ações de relacionamento a partir do banco de dados de clientes. "É como ter uma agência à disposição", analisa Bernardo Zamijovski, Gestor da DH21.

Em entrevista ao site, ele conta que desta forma o lojista pode enviar malas-diretas, SMS, entre outros, oferecendo promoções e principalmente gerenciando seu próprio relacionamento. A ferramenta foi criada no Brasil em parceria com a Michelin e já está sendo ampliada para outros países. Zamijovski enfatiza aquele que vê como maior diferencial: a descentralização. "Sempre temos que deixar quem está na ponta gerenciar", atesta.

Marketing Viral
Com orçamento reduzido se comparado às mídias tradicionais, os cases vencedores na categoria Marketing Viral conseguiram um resultado para lá de animador. A prata e um dos bronzes ficaram com a DM9DDB. Só com o case zZzZzZzZz, da Telefônica, a agência já recebe seu oitavo prêmio.

Este case que já foi também premiado em Cannes, New York Festivals e El Ojo busca a identificação do internauta com o personagem Oscar que, para navegar na internet aproveitando os preços baixos da madrugada, passa a noite acordado e fica sonolento no trabalho.

No jogo criado pela agência, os internautas devem manter Oscar acordado através de cliques no mouse, gritos no microfone, com café ou bolas de papel. "O melhor do game é que muita gente está nessa situação e toma conhecimento da existência desse serviço da Telefônica de uma maneira inesquecível", constata Fábio Lemos, diretor de conta da DM9DDB responsável pelo atendimento à Telefônica. A agência ainda foi ganhadora de bronze com o case Super Bonder Dummy.

A Tribo Interactive também se fez presente nesta categoria com o case Johnny Rupestre, para o SENAC. O objetivo era atrair alunos com a mensagem de que era preciso estudar para não ficar como o personagem da campanha: um personagem caricato que se proclamava especialista, mas na verdade não entendia nada do que fazia.

Johnny Rupestre foi idealizado como um personagem exagerado, divertido e engraçado, ganhou blog e perfil no Orkut e conquistou sucesso entre os jovens com um orçamento muito baixo e grande criatividade. "A idéia era envolver o público de uma forma não convencional e conseguimos preencher todas as salas", comemora Raul Orfao.

Marketing promocional
O ouro na categoria de marketing promocional e e-commerce ficou com a EuroRSCG. O case vencedor foi o site Tim Festival e o destaque foi aquela que, embora muitos julguem óbvia, foi aproveitada como característica principal: a interatividade. Em entrevista ao Mundo do Marketing, Sérgio Caruso, Diretor Regional da empresa para América Latina e Diretor de Desenvolvimento de Negócios no Brasil, informa que o objetivo era criar um site que estivesse alinhado com a campanha off-line e que inovasse com interatividade. Para tanto, os usuários poderiam postar imagens e mensagens.  O resultado é que em um mês e meio, 1,2 milhões de pessoas acessaram o portal.

Caruso ressalta que uma das maiores características do TIM Festival é a diversidade do público e ao investir em diversos temas e interesses, a campanha soube se aproximar de seu público-alvo, ao mesmo tempo em que o "buzz" o destacou junto ao júri. "O site acaba contribuindo para uma compreensão muito `afinada´ do target e suas particularidades, permitindo que a TIM use cada vez mais essa `inteligência´ em suas estratégias", explica.

Outros Vencedores
OURO
Empresa: Fundação Roberto Marinho
Título do Case: "Multicurso: uma rede de educadores"
Categoria: RESPONSABILIDADE SOSIAL
Desenvolvimento: Agência Lumis
 
Empresa:TIM
Título do case: "Tim Festival"
Categoria: CAMPANHA DE MARKETING PROMOCIONAL E E-COMMERCE
Desenvolvimento: Euro RSCG 4D
 
Empresa: Michelin
Título do case: "Programa B2B2C Michelin
Categoria:CAMPANHA DE MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO
Desenvolvimento: Agência dH21
 
Empresa: General Motors
Título do case: "Lançamento do Chevrolet Prisma"
Categoria: CAMPANHA DE COMUNICAÇÃO ON LINE + OFF-LINE
Desenvolvimento : McCann Erickson

PRATA
Empresa: Telefônica
Título do Case: "ZzZzZzZzZz"
Desenvolvimento: DM9DDBb
Categoria: MARKETING VIRAL
 
Empresa: Magazine Luiza.com
Título do Case: "Liquidação da Madrugada Magazine Luiza.com"
Categoria: CAMPANHA DE MARKETING PROMOCIONAL E E-COMMERCE
Desenvolvimento : ETCO
 
Empresa: SKY
Título do case: "E-commerce assinatura Sky"
Categoria: CAMPANHA DE MARKETING PROMOCIONAL E E-COMMERCE
Desenvolvimento : AgênciaClick
 
Empresa: Gazeta Mercantil
Título do case: "Portal Gazeta Mercantil.com.br"
Categoria: Categoria: PORTAIS EMPRESARIAIS E DE MARCAS
Desenvolvimento : Stefanini
 
Empresa: Nestlé
Título do case: "Comunidade mais divertido Nestlé"
cATEGORIA: CAMPANHAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO
Desenvolvimento: Tribo Interactive

Empresa: Banco Itaú
Título do case: "Relógio Ongoing"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - PEÇA
Desenvolvimento: Urbana
 
Empresa: Gradiente
Título do case: "Gradiente - High Definition"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - PEÇA
Desenvolvimento : Garage Interactive
 
 Empresa: Cerveja Sol
Título do case: "Cerveja Sol - Matando vontades"
Categoria: CAMPANHAS DE COMUNICAÇÂO ONLINE + OFF-LINE
Desenvolvimento: Euro RSCG 4D
 
Empresa: Fiat Automóveis
Título do case: "Hot Site Fiat Idea Adventure"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - CAMPANHA
Desenvolvimento: Agência Click
 
Empresa: Senac
Título do case: "Senac - Descubra seu futuro"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - CAMPANHA
Desenvolvimento: Tribo Interactive
 
Empresa: Cerveja Bavária
Título do case: "Dado Spitze no Messenger"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - CAMPANHA
Desenvolvimento : Euro RSCG 4D

BRONZE
Empresa: SENAC
Título do Case: "Johnny Rupestre"
Categoria: MARKETING VIRAL
Desenvolvimento: Tribo Interactive
 
Empresa: Henkel
Título do Case: "Super Bonder Dummy"
Categoria: MARKETING VIRAL
Desenvolvimento: DM9DDB                                                                                     
 
Empresa: Setin
Título do case: "Setin - Portal Incorporamos Sonhos"
Categoria: PORTAIS EMPRESARIAIS E DE MARCAS
Desenvolvimento:Tribal
 
Empresa: Nestlé
Título do case: "Novo site de Chamyto"
Categoria: Categoria: PORTAIS EMPRESARIAIS E DE MARCAS
Desenvolvimento : Tribo Interactive
 
Empresa: Ecmetrics
Título do case: ECGlobal Panel
Categoria: CAMPANHAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO
Desenvolvimento: Banbuu
 
Empresa: IG
Título do case: "IG - como encantar o mídia"
Categoria: CAMPANHAS DE MARKETING DE RELACIONAMENTO E FIDELIZAÇÃO
Desenvolvimento: Fábrica Comunicação
 
Empresa: Skol
Título do case: "Skol Beats"
Catergoria: CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO ON LINE + OFF-LINE
Desenvolvimento : Garage Interactive Marketing 
 
Empresa: Bozzano
Título do case: "Bozzano - crie seu estilo"
Categoria: CAMPANHAS DE COMUNICAÇÃO ON LINE + OFF-LINE
Desenvolvimento : Tribo Interactive
 
Empresa: Cerveja Sol
Título do case: "É tempo de sol. Expondo a marca no Climatempo"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - PEÇA
Desenvolvimento : Euro RSCG 4D

Empresa: Samsung
Título do case: "Nível de som -  Impressora Samsung"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - PEÇA
Desenvolvimento : Giovanni  + Draft FCB

Empresa: EspaceFox
Título do case: "Casado ou Solteiro"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - CAMPANHA
Desenvolvimento: Almap/BBDO
 
Empresa: Gradiente
Título do case: "Festival Gradiente Cine Mobile"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - CAMPANHA
Desenvolvimento: África / Estúdio Tesla
 
Empresa: Senac
Título do case: "Senac - Quem entra não quer sair"
Categoria: COMUNICAÇÃO ON-LINE - CAMPANHA
Desenvolvimento : Tribo Interactive                  

Acesse
www.aba.com.br
www.tribointeractive.com.br
www.dm9ddb.com.br





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