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Blue Tree renova canal digital e cresce 89% no e-commerce

Rede hoteleira cria site com arquitetura mais responsiva e focando no destino a ser escolhido pelo consumidor. Fucionalidades mobile também são aposta para manter crescimento

Por | 21/05/2013

bruno.garcia@mundodomarketing.com.br

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bluetree,e-commerce,portal,crescimentoA Blue Tree Hotels renova o seu canal digital de olho no crescente movimento de pessoas que compram hospedagens em hotéis pelo e-commerce. O portal da rede foi modificado, foram adicionadas funcionalidades mobile e a marca pretende investir mais em ações nas redes sociais para este ano. A maior inserção no mundo online é impulsionada pelos resultados obtidos em 2012: 89% de crescimento nas vendas diretas realizadas pela loja virtual da empresa.

O novo site utiliza arquitetura de conteúdo responsiva, que se molda aos diversos formatos de monitores, telas de laptops e tablets, fazendo com que o conteúdo chegue com uniformidade ao usuário. Também há uma versão customizada para smartphones, compatívelcom aparelhos iOS e Android permitindo acessar promoções e fazer reservas online.  Em um ano, os canais eletrônicos se tornaram responsáveis por 8% do faturamento em hospedagens da rede. No primeiro trimestre de 2013, as visitas ao endereço online via plataformas móveis (smartphones e tablets) cresceram 37%, passando a representar 15% do total.

As mudanças promovidas pela empresa buscam se alinhar ao novo comportamento do consumidor brasileiro em relação à contratação de hospedagens. A navegação passou a ser por região ou cidade, alinhada à lógica de busca e à oferta de promoções, apresentando ainda dicas sobre o entorno do hotel, como atrações culturais, pontos turísticos e curiosidades. "O visitante digital tem uma lógica diferente de quem compra na agência. Tradicionalmente, a primeira busca do cliente é pelo destino, depois ele escolhe a companhia aérea e por fim,  passa para a hospedagem. Entendemos essa lógica e ao invés de oferecermos o hotel, começamos o diálogo perguntando qual destino ele deseja", explica Paulo Gustavo, Gerente de Marketing da Blue Tree, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Trabalho com CRM e redes sociais
As páginas de cada um dos 24 hotéis e resorts da Blue Tree foram otimizadas para servir como landing pages, ou seja, páginas iniciais, a fim de receber o internauta com conteúdo relevante e compilar todas as informações em um só lugar. O projeto é baseado no modelo da rede varejista Best Buy. "Neste sistema, fazemos uma modelagem para que todas as ferramentas de comunicação e Marketing da marca apontem para o site, justamente porque isso nos permite gerar mais negócios e mensurar o ROI de todas as ações que são feitas", complementa Paulo Gustavo.

A marca também ampliou o seu investimento em CRM e agora conta com um sistema mais robusto, totalmente integrado ao sistema de reservas. "Trocamos o antigo motor de reservas por um mais amigável ao usuário. Hoje temos uma base de dados com mais de 400 mil cadastros em nosso CRM. Também aumentamos a nossa atuação em plataformas como Adwords, para ajudar na captação de mais visitantes. Todo este projeto afetou até a comunicação institucional da rede, pois o objetivo era aumentar a ativação no canal", conta o Gerente de Marketing, em entrevista ao portal.

Para este ano, a Blue Tree também pretende estar mais presente nas redes sociais. Mas a marca quer ter uma atuação diferenciada neste ambiente, para evitar cair nas ações comuns que outras redes hoteleiras já promovem. "Ainda há muito espaço para crescimento do digital no mercado. O Brasil tem um processo ainda muito grande de evolução no uso da internet", afirma Paulo Gustavo.

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