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Mídias interativas chegaram para ficar

Os consumidores estão cada vez menos passivos e o marketing cada vez mais interativo

Por | 14/08/2006

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Mídias interativas chegaram para ficar

Por Mariana Oliveira
redacao@mundodomarketing.com.br

As novas mídias ajudaram o consumidor a mudar. Ele tem cada dia mais acesso ao computador, ao celular, se agrupa de acordo com afinidades e, segundo os especialistas, como conseqüência, se adequa melhor à comunicação dirigida e pessoal. O marketing digital é um conceito que surge neste contexto para explicar todos os ambientes que conectam os consumidores por meios interativos.

Ferramentas de internet como blogs e redes sociais são apontados como meios eficazes de divulgação de um produto e aproximação com o consumidor. Campanhas de marketing viral como a do Twix demonstram a abrangência que ações planejadas podem tomar. Ricardo Figueira, Diretor de Criação da Agência Click - especializada em mídia interativa - afirma que as pessoas, especialmente os jovens, têm a oportunidade de escolher o que querem assistir e os profissionais devem se adaptar a isso. "A Publicidade deve oferecer o que as pessoas querem ver", afirma.

Para ajustar-se a este ambiente de mudanças, surgem cursos e oficinas promovidos pelas mais diversas instituições com o intuito de orientar os profissionais da área. Maristela Alves, Diretora de Conteúdo da Jump Education, instituição que promove este mês uma oficina voltada para a aplicação de novas mídias nas empresas, conta que é o avanço das mídias colaborativas que muda radicalmente o usuário. "É preciso entender como funciona este novo consumidor", analisa.

O planejamento de ações voltadas para mídias digitais requer, mais que nas formas tradicionais de marketing e publicidade, um cuidado com o contexto em que a ação está inserida, pois os grupos são mais segmentados. Elisa Calvo, Diretora de Mídias Interativas do Grupo de Mídia - SP ressalta que "O cliente pressiona os profissionais a escolhas precisas". Ela acrescenta que a utilização de novas mídias deve respeitar os interesses do consumidor e se dar de forma criativa e inovadora.

O planejamento nas mídias digitais oferece vantagens quanto à aproximação do target e quanto aos custos, mas o diferencial se dá na mensuração das respostas do público. "É possível apurar a performance da campanha enquanto ela acontece", explica Maristela Alves.

Novas mídias
O acesso crescente a novas mídias como o celular propicia novos meios de explorar a relação entre as empresas e os seus clientes. O mobile marketing aparece como uma das vertentes mais produtivas do marketing digital, destaca Maristela. Os celulares - mais de 91 milhões no Brasil - já oferecem serviços de anúncio via torpedo e esta deve ser uma estratégia largamente utilizada.

As ferramentas de internet, entretanto, são as mais citadas. Elisa Calvo enfatiza que portais, rádios on-line, MSN e jogos aparecem com proeminência para o consumidor e conseqüentemente para os profissionais da área. As redes sociais como Orkut e Myspace também são citadas. Eles refletem o quanto as pessoas se agrupam de acordo com interesses comuns e constituem um espaço diferenciado para os anunciantes. Maristela Alves cita blogs, o site YouTube e podcasts como de grande importância para esta nova fase das mídias, chamada, pelos especialistas, por web 2.0. Ela salienta também que a TV Digital não foi implementada no Brasil e ela trará ainda mais mudanças.

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