Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Marketing Digital é com ela

Risoletta Miranda, da agência digital Addcomm, saiu do interior do Pará, da rede em que dormia, para traçar estratégias on-line e entender o comportamento do internauta. Para isso, ela sempre estudou, além do marketing, c

Por | 23/05/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Marketing Digital é com ela

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Da rede de pano para a rede virtual, Risoletta Miranda, Sócia e Diretora de Planejamento de Relacionamento Virtual e Inovação da agência digital Addcomm, saiu do interior do Pará, na cidade de Abaetetuba, onde morou até os 14 anos em uma palafita, para ganhar o mundo do marketing digital. A história fascinante da vida de Rizzo, como é chamada, se completa com uma sólida formação que hoje é referência no marketing on-line.

Ela é uma das criadoras do conceito de Virtual Relationship Marketing (VRM), que analisa o comportamento do consumidor on-line por meio de matrizes e metodologias que se vê nos livros de Michael Porter e Philip Kotler. "O VRM desenvolve estratégias para que as empresas conversem melhor com as pessoas no ambiente on-line", diz a executiva. "O fundamental é entender o comportamento on-line dos clientes e prospects", adiciona.

O Virtual Relationship foi construído no mundo real ao longo de anos, pois desde que dormia em uma rede no Pará, Risoletta se interessava por cinema, poesia, psicologia, antropologia e comunicação. Ela já assistiu a mais de cinco mil filmes e conhece de trás para frente as obras de Fernando Pessoa, Clarisse Lispector, Thomas Eliot, Walt Whitman e Dylan Thomas.

Para se dedicar ao estudo, Rizzo competia handball para se manter em bons colégios e, já em Belém, se formou em jornalismo e trabalhou na TV Educativa. "Sempre fui uma pessoa dividida entre Atenas e Esparta, daquela coisa dos guerreiros, do esporte, do culto ao corpo e, ao contrário, do culto a mente", diz. Do Pará, foi para o Rio de Janeiro trabalhar na TVE carioca, de onde saiu para fazer assessoria de imprensa na Denison até chegar a Diretora de Planejamento Estratégico da antiga agência. A partir daí, o marketing já estava impregnado no seu dia-a-dia.

Ordenando as idéias
Por isso, depois de montar a sua própria produtora, a Advice - que deu origem a Addcomm -, a executiva fez MBA em Marketing na COPPEAD/UFRJ. "Fazia tudo que os pensadores dizem que tem que fazer, mas não tinha método", afirma. "Quando consegui analisar as coisas dentro de métodos tudo ficou mais claro, menos confuso e rápido", conta.

O estudo também permitiu implementar uma série de ações que foram planejadas anos atrás, mas que só se provaram para o cliente há pouco tempo. "Em 1998, já sugeria que fizesse, para a páscoa da Garoto, um hotsite, que a avant première do filme da propaganda fosse pela internet, que colocasse banner no Cadê, que cadastrasse pessoas para enviarem e-mail marketing e que fizesse uma coletiva de imprensa virtual", relata.

Essas idéias se transformaram em um pensamento de planejamento estratégico para a internet, que difere do off-line por conta do filtro que é on-line e precisa estar atento ao tempo, que é outro, explica Rizzo. Ela diz também que a fidelidade é mais relativa e o planejamento mais móvel. Por isso, os clientes da Addcomm procuram a agência porque Risoletta lidera uma equipe especializada em planejamento e estratégia on-line, que envolve antropologia, pesquisa, psicologia e comunicação.

O fragmento da poesia "Passagem das horas", de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa, fala bastante sobre esta paraense
Sentir tudo de todas as maneiras,
Viver tudo de todos os lados,
Ser a mesma coisa de todos os modos possíveis ao mesmo tempo,
Realizar em si toda a humanidade de todos os momentos
Num só momento difuso, profuso, completo e longínquo.
(...)
Multipliquei-me, para me sentir,
Para me sentir, precisei sentir tudo,
Transbordei, não fiz senão extravasar-me,
Despi-me, entreguei-rne,
E há em cada canto da minha alma um altar a um deus diferente.


Visão de Marketing
"Toda a nossa vida passa por marketing, desde uma paquera até o lançamento de um produto porque, no fundo, você está considerando que a pessoa vai reagir a paquera ou ao produto".

"A internet vai determinar a sobrevivência das empresas a partir do momento em que ela é um meio para o cliente se relacionar com um produto ou serviço".

"Entender as necessidades das pessoas e oferecer produtos adequados a essas necessidades está na ganisses do marketing".

"Quando você começa a perguntar e as pessoas não respondem você deixa de aprender".

"Para ser aventureiro você tem que ser um empreendedor maluco ou inteligente. Tento ser o inteligente".

"A internet muda todos os tempos e todas as formas de adquirir conhecimento, principalmente em termos de quantidade, da velocidade e da qualidade do nosso aprendizado".

"Quando nasci, de cada mil crianças, 250 morriam antes dos três anos de idade".

* Atualizado em 23/1/8





Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss