Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Internet dá nova cara ao Marketing

O crescimento do número de usuários de mídia digital fez com que muitas empresas buscassem um planejamento de marketing direcionado a essa nova área. Tendo como meta discutir esses modelos, executivos da África, Natura,

Por | 19/04/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe
Internet dá nova cara ao Marketing

Por Fábio Storino
fabio@mundodomarketing.com.br

O mundo digital está em expansão e atraindo cada vez mais usuários. Com isso, a internet tornou-se parte do planejamento de marketing de muitas empresas que estão realizando pesquisas para auxiliar na compreensão das características específicas da rede. O meio on-line é cercado de mitos que a Diretora de Criação da Africa, Suzana Apelbaum, promete desmascarar no One Day Digital´06, seminário sobre Planejamento de Marketing Digital que será realizado hoje pela ESPM Digital, Fluor e o Portal JumpExec.

"Vou mostrar que `verdades absolutas´ como: a internet é mídia de nicho, feita para jovens com dinheiro e que a sua grande vantagem é a interatividade são falsas. Dizem que a internet é limitada para criar, mas limitada é a TV", conta Suzana ao Mundo do Marketing. Ela também apresenta novas tendências nas campanhas de mídia integrada, com a utilização blogs, Orkut, celulares e podcast. "Na Africa, assim como em grandes agências do mundo, a internet é integrada com o off-line e tratada como qualquer outra mídia. Entendendo o potencial do meio digital e do consumidor pode-se transformar essas oportunidades em resultados", explica a diretora.

Segundo Sergio Mugnaini, Diretor de Criação da AlmapBBDO, a mídia digital pode ser utilizada para o fortalecimento de marcas. Para ele, a integração das campanhas em diferentes meios de comunicação deve deixar de ser teórica e se tornar mais prática. Tendo um único conceito, pode-se trabalhar da maneira adequada em cada setor. "Os novos criativos devem parar de pensar em formatos apenas para veículos saturados. Trabalho com formatos diferentes, como celulares, jogos nestes aparelhos, games com marcas na internet, marketing viral e campanhas integradas", relata Mugnaini ao Mundo do Marketing.

A Gerente de Marketing de Relacionamento da Natura, Tatiana Gracia, acredita que a falta de integração na base de dados das empresas é um grave problema enfrentado pela comunicação integrada de marketing. "Atualizar essa base pode parecer simples, mas é um trabalho longo, árduo e que não aparece. Além disso, requer tempo, dinheiro e pessoas", avalia. Ela defende que o marketing de relacionamento deve estar vinculado à comunicação. "O profissional não pode se especializar em uma ferramenta e perder a noção do todo", afirma Tatiana em entrevista ao Mundo do Marketing.

A Diretora de Mídia da 10´Minutos, Bartira Pontes, mostra caminhos para o desenvolvimento de ações de mídia on-line e dá ênfase aos resultados obtidos nos cases do Banco Real e da BenQ-Siemens. Os fluxos do gerenciamento de campanhas e a importância do planejamento de novas ações também são destacados por ela. "A escolha de mídia, as inovações e os tipos de negociação são utilizados para alcançar resultados de exposição e conversão", explica Bartira.
Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss