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Especial Comportamento e Consumo
A moda mostra a sua cara

Uma boa história sobre um produto ou marca engajam o público nas raízes e na cultura da moda, além de despertar ainda mais a curiosidade do consumidor

Por | 24/10/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

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Especial Comportamento e Consumo
A moda mostra a sua cara

Por Thiago Terra
redacao@mundodomarketing.com.br

O mundo da moda desperta a curiosidade das pessoas, não importa o sexo. Apesar do público feminino ter tendência maior a procurar as novidades com mais freqüência, o fato é que os consumidores de uma forma geral se engajam quando o produto é vendido através de uma boa história. Com a vasta produção de peças do mercado da moda, alguns especialistas no assunto comparam as prateleiras das lojas como uma verdadeira overdose de produtos comparado ao tempo de informação cada vez menor.

Em mais uma palestra do 2º Seminário de Comportamento e Consumo, Andréa Bisker, que dirige o portal de análise de tendências WGSN para a América Latina, fala sobre as tendências de consumo no mundo da moda. A executiva aborda o comportamento do consumidor e o próprio consumo no mercado fashion das grandes grifes de roupas. No mundo da moda é inegável a existência de produtos iguais, ou commodity. Devido a este panorama, o resgate dos valores da marca é a primeira forma de se diferenciar dos demais, tanto por parte das lojas como dos consumidores. "Hoje o que faz sentido para o consumidor é a autenticidade de cada produto", diz Andréa.

Toda a marca precisa de uma história, uma narração. E a história de uma marca pode ser importante para a escolha de um produto. Segundo a executiva, a procedência de uma peça forma a idéia central da empresa na cabeça das pessoas, que abraçam essas raízes e tradições que chegam para ele na forma de um produto. "Os consumidores se engajam em uma boa história. É preciso olhar para o passado com outros olhos e fazer uma ponte direta para o futuro", conta Andréa. Neste contexto, ela mostra que o público tem o tempo disponível cada vez mais curto sendo que cada um deles já pode ser caracterizado como Multi-tarefas.

O mundo digital
Símbolo da nova era, a Internet não poderia ficar de fora deste tema. De acordo com a diretora da WGSN, a conexão do consumidor com a web permite que ele se transforme em um expert em qualquer assunto da noite para o dia. Este público apresenta grande flexibilidade no consumo e fomenta sempre a experimentar algo novo. "Surpreenda e conquiste a sua atenção. Dê a ele um link para trazê-lo de volta a sua loja", ensina.

O consumidor hoje é totalmente esclarecido. Ele possui conhecimento e habilidade sobre os produtos que consome, além de ser atingido por informações em 360º. Diferente de outras épocas, o intelectualismo está acessível e a cultura é a marca da moda. Se o consumidor busca interatividade até no varejo, o mercado já lhe oferece
exposições interativas.

Para citar alguns casos de lojas que vendem a moda de forma criativa, Andréa Bisker revela algumas campanhas e ações que se destacaram no setor. A Levi's Paris adotou a estratégia de escrever nas paredes da loja. A multinacional do setor de esportes, Nike criou o Nike Train Van, um veículo que percorre as cidades mostrando produtos de outras épocas apenas para o consumidor experimentar.

Não só o mundo da moda está de olho nestas tendências que agradam o consumidor. Empresas de outros setores também investem em novidades, como é o caso da loja Whole Foods Market, em Londres, que é a maior varejista de alimentos naturais e orgânicos, com lojas em toda a América do Norte e no Reino Unido. O que chamou a atenção de todos que passavam foi uma "Fazenda" montada no meio do centro urbano da capital inglesa.

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