Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Reportagens

Ele estuda sociologia e psicologia

Guilherme Borges, sócio da OSC Marketing Esportivo, se formou em Direito, Administração e fez pós-graduação em vendas. Não bastasse este traço, ele procura saídas para o marketing na sociedade

Por | 02/05/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

Compartilhe
Ele estuda sociologia e psicologia

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Profissional de marketing que se preze tem que ler muito sobre negócios, certo? Claro, já que ele faz parte deste universo. Porém, o novo marqueteiro olha o mundo através da sociologia e da psicologia. Guilherme Borges, sócio da OSC Marketing Esportivo, passa o dia envolvido com planos, táticas e estratégias, mas quando deixa o trabalho, sua leitura preferida são os livros que explicam o comportamento das pessoas.

Na Outdoor Sport Club, Guilherme atua na criação, gestão e desenvolvimento de eventos e produtos esportivos. Fora de lá, entretanto, o trabalho continua, observando as relações humanas. "Nos momentos de lazer é importante ver o dia-a-dia porque marketing são as pessoas, são as relações de consumo. Não se pode ficar bitolado nas coisas técnicas", afirma o executivo ao Mundo do Marketing. "Nada supera se colocar no lugar de quem está comprando o produto ou o serviço. Quando se é dono de um restaurante, tem que lembrar o quanto você é mal tratado num restaurante para poder desenvolver um bom serviço", aponta.

Além de estudar a sociedade e a mente humana, outro traço curioso de Borges é que ele se formou em Direito, Administração e fez pós-graduação em vendas. Guilherme iniciou sua carreira na Shell, atuando nos pontos de venda, e, entre outros trabalhos, foi parar na internet, como Gerente de novos negócios do Elefante.com. Em, seguida, Borges pulou para novos negócios: academia e gastronomia. Começou como Diretor de Marketing da Estação do Corpo e do Gato Pardo até ganhar expertise para fundar a OSC. "Vi um grande potencial no esporte. Não o esporte de competição, mas o hobby", relata.

Casamento da marca com o esporte
Com este conhecimento, Guilherme montou, ainda na Estação do Corpo, uma série de atividades esportivas na praia com patrocínio da Claro, Coca-Cola e Cebion. E, notando que muitas pessoas tinham desejos de praticar surf, kitesurf, windsurf e participar de competições amadoras, mas não gastavam dinheiro nem tempo para experimentar novos esportes, ele criou a Outdoor Sport Club. "Montamos cinco pontos usando os quiosques das praias e da Lagoa como referência, com infra-estrutura para a pratica de esporte", explica. "Muita gente tem vontade de surfar, mas não compra uma prancha. Mas se você tem um instrutor e a prancha, você vai lá e surfa. Isso gera hobby, lazer, qualidade de vida e bem estar, que são um dos grandes focos da área de marketing no mundo todo", constata o executivo, que para o último verão teve patrocínio da Tim: o Verão Tim, circuito de música e esportes na praia dividido em diversas etapas.

Assim, o esporte foi ganhando mais espaço no currículo de Borges e ele passou a ser consultor da rede Proforma de Academias. O trabalho começou no processo de fusão das academias Proforma e Lebron. "Tivemos o desafio de transformar os negócios em rede, comunicar às pessoas que tem uma nova academia abrindo, que agora ela tem um novo posicionamento e uma nova marca", declara. Este posicionamento é focado no relacionamento com os clientes. "Conhecendo quem freqüenta determinada aula podemos oferecer serviços personalizados, como foi o caso de uma competição atlética amadora em que levamos dezenas de alunos porque sabíamos a quem direcionar os nossos serviços", conta.

Conhecendo os "atletas de academia", Guilherme e a OSC estão prontos para lançar uma metodologia de treinamento de corrida com a assinatura do atleta Robson Caetano. "Será a personalização total do treinamento, seja para correr uma maratona ou para emagrecer", adianta o executivo que fechou patrocínio da Mizzuno e oferecerá a Planilha de Treinamento pela internet para os alunos que não estarão no Rio contanto com a orientação do campeão do atletismo e da empresa do também campeão Guilherme.




Comentários


Publicidade

Publicidade

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss