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Entre muitas paixões, o marketing

A Superintende de Marketing da Leader, Thais Oliveira, se dedica ao planejamento estratégico e ao conhecimento dos clientes. Formada em publicidade e jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a executiva sempre foi curiosa. Hoj

Por | 06/07/2006

bruno@mundodomarketing.com.br

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Entre muitas paixões, o marketing

Por Bruno Mello
bruno@mundodomarketing.com.br

Em diversos momentos de nossas vidas temos que fazer escolhas. De um lado, a paixão. De outro, a razão. Dividida entre o amor pelo esporte, pela música e por uma família de "Doutores", Thais Oliveira seguiu o coração: foi fazer Comunicação. Publicitária e jornalista, a Superintendente de Marketing da Leader Magazine viu no marketing as respostas para o seu eterno interesse pelas relações humanas. Fez MBA e hoje dá aula na ESPM e é professora convidada do IBMEC.

Até chegar ao comando do marketing de uma das líderes do varejo carioca, a executiva jogou handball pelo Flamengo e até cantou na noite durante a adolescência, quando chegou a ter uma banda. Era a ovelha negra da família. "Quando fiz vestibular, Comunicação era subcarreira", diz Thais ao Mundo do Marketing. "Minha família é toda da área de Direito e, por isso, você pode imaginar a pressão que sofri quando decidi pela carreira. Mas fiz o que meu coração mandava e hoje sou uma apaixonada pelo que faço, sou uma apaixonada por marketing", declara.

Thais sempre trabalhou do outro lado do balcão. Iniciou sua carreia na Fininvest, foi para Unisys, liderou o marketing da Casa & Vídeo e, antes de chegar à Leader, em 2005, foi Gerente de Novos Negócios da Ampla. "Nunca trabalhei em uma agência, pois sempre preferi o lado estratégico do marketing", admite. Agora, ela encara mais um desafio. "A Leader é uma empresa em franca ascensão e temos que trabalhar para manter o crescimento exponencial dos últimos anos", ressalta.

Comportamento do consumidor
Na Leader, a executiva continua a busca por entender como as pessoas se relacionam. "Hoje em dia não há uma preocupação com aquilo que a gente pode ter, e sim com o que podemos ser através do que consumimos, das nossas escolhas de consumo", aponta. Para chegar a essa conclusão, ela pesquisa dia e noite. "Não podemos ficar no achismo. O trabalho de pesquisa é muito mais sério, importante e estratégico do que era há alguns anos. Agora, para planejar, você precisa ouvir o cliente", constata. "Ouvindo o cliente você planeja as suas ações", explica. "E isso é um ciclo que não tem fim porque depois você volta ao cliente para saber se teve o impacto que se esperava e os pontos positivos e negativos necessários para ajustar a sua ação", ensina.

Do escritório para a sala de aula, a professora conta sobre mais esta faceta em sua vida. "É um grande barato, sobretudo no MBA, porque você tem contato com pessoas que são seus colegas no mercado", relata. "É um abastecimento continuo de informações de mercado que você acaba levando para a sua atividade profissional", fala. Além do quadro negro, Thais já viveu uma experiência que dá ensinamentos de marketing.

Ela foi à Disney depois dos 30. "Fiquei impressionada", conta. "É a experiência de compra levada às últimas conseqüências, desde o estacionamento, passando pelo atendimento até as atrações que são os motivos pelos quais você pagou efetivamente. É um brand experience. Você vive a marca Disney com intensidade e leva para o resto da sua vida", diz.

Visão de Marketing
"O comportamento do consumidor não é mais um conhecimento que você adquire. É um conhecimento que você mantém, atualiza".

"Gosto de entender como as pessoas constroem os relacionamentos".

"O violão é a minha principal válvula de escape".

"O by the book todo mundo conhece, mas como as estratégias de marketing se adequam a diferentes mercados é que faz diferença".
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