Renovação da marca: Como a Galinha Pintadinha se faz relevante após 15 anos Bruno Mello 16 de junho de 2021

Renovação da marca: Como a Galinha Pintadinha se faz relevante após 15 anos

         

Personagem que ganhou popularidade em vídeos na internet, passou a estar presente em todos os canais e com conteúdos que dialogam com a atualidade

Renovação da marca: Como a Galinha Pintadinha se faz relevante após 15 anos
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Com quase 20 bilhões de visualizações e mais de 27 milhões de inscritos no YouTube, a Galinha Pintadinha completa 15 anos em 2021 com o mesmo frescor de quando começou. A marca segue com parcerias, novos vídeos e lançamentos para o público infantil – são mais de 400 produtos licenciados que tornam a presença da personagem sempre constante no varejo.

Ao longo dos anos, a animação saiu das telas de casa para os palcos, levando a galinha para todo o Brasil – uma estratégia que trouxe ainda mais aproximação com o público. Presente na TV, internet e nas lojas, a imagem poderia ter se desgastado com o passar do tempo, mas o que se viu foi um cenário muito promissor. Superando um cenário de incertezas, em 2020, a marca cresceu 20%.

O período de pandemia alterou parte das estratégias da empresa, que precisou suspender o espetáculo teatral, já que o atual momento não é de aglomerações. “Tivemos um crescimento muito grande no digital, com mais pessoas buscando os vídeos principalmente os mais educativos. Por outro lado, a venda de brinquedos não foi tão alta. O que fazemos agora é um trabalho de reforço da marca, dialogando no digital com os responsáveis e trazendo exclusividades ao nosso público”, conta Marcos Luporini, Sócio Fundador da Bromélia Produções e da Galinha Pintadinha, em entrevista ao Mundo do Marketing.

De geração para geração

Dialogar com os responsáveis está sempre entre as ações da marca. Essa relação se dá por diferentes motivos, um deles é de que alguns desses pais foram os primeiros fãs da Galinha Pintadinha. “Vemos uma renovação de marca natural. Os pais que viam o desenho hoje querem que seus filhos também assistam. É um conteúdo atemporal e que consegue estar em todas as ocasiões, seja com uma música de ‘Parabéns’ até uma cantiga que é tocada na escola”, afirma Marcos.

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O teor lúdico e atemporal é um dos fatores que fizeram a personagem ser buscada na web durante o isolamento social. Trazendo de forma simples e agradável aos responsáveis atividades de desenvolvimento infantil, o material acabou por auxiliar no período fora da escola em que as crianças da pré-alfabetização passaram ou estão passando.

O próximo lançamento une o lúdico e o digital, trazendo a personagem para um público cada vez mais tecnológico: um livro com vídeo. O projeto de duas mídias traz a Galinha Pintadinha lendo histórias clássicas. “Dessa forma a criança poderá ver e ouvir a história enquanto ela mesma acompanha no formato físico. Os três porquinhos e Chapeuzinho Vermelho fazem parte de gerações e agora atualizamos para esse universo”, conta Marcos Luporini.

Novidades no digital

Enquanto a pandemia impede maiores ações na área de entretenimento – além do teatro, o filme da Galinha Pintadinha ficou em suspenso -, a marca investe em ações que fomentem o retorno à normalidade. Presente na maioria das plataformas digitais com milhares de seguidores, a convite do YouTube, o canal da Galinha Pintadinha participará não apenas como apoio, mas também criando conteúdo exclusivo para a campanha #EuMeCuido – uma animação falando sobre as formas de prevenção à Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e distanciamento físico sempre que possível.

Essa exclusividade, no entanto, vai além das ações sobre o Covid-19. Em 2020, o Youtube anunciou a Galinha Pintadinha como parte de sua estratégia no Youtube Originals – projeto de produções originais da companhia. Nesta plataforma, chegarão conteúdos únicos para o Originals.

Além disso, as ações nas redes sociais são trabalhadas com um time de influenciadores que se tornaram embaixadores da Galinha Pintadinha. A seleção dessas mães para estar lado a lado com a marca foi muito criteriosa. São cinco mães com vivências diferentes e perfis variados, que apoiarão e auxiliarão a marca nesse contato com o público, levando não só promoções e lançamentos da marca, como também informação e troca de experiências.

“Levamos a sério o papel da diversidade e acreditamos que as embaixadoras representam muito isso. A escolha não foi por serem apenas influenciadoras, mas por serem pessoas que trazem experiências em diversas áreas e com seu recorte de público”, explica o Sócio Fundador da Galinha Pintadinha.

Licenciamentos

Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), em 2020, o licenciamento de marcas teve um faturamento de 21 bilhões de reais, alta de 5% em relação ao ano de 2019. Atualmente, a marca Galinha Pintadinha possui mais de 400 produtos licenciados. Entre os cinco mais vendidos estão:

– Gel Dental Galinha Pintadinha – Condor
– Ovos – Granja Mantiqueira
– Cookies de Leite – Santa Edwiges
– Escova de dente baby – Condor
– Chinelo Galinha Pintadinha Mini – Grendene

Esse é um mercado muito robusto e de alto valor para a marca. “Estamos sempre buscando opções que sejam relevantes às crianças e em que elas gostariam de ver sua personagem favorita. Esse é um mercado muito promissor no Brasil”, finaliza Marcos.
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