Refletindo Estrategicamente 23 de março de 2010

Refletindo Estrategicamente

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<p>Amigos,</p> <p>Segue entrevista que concedi à Câmara de Dirigentes Lojistas  – CDL Porto Alegre, publicada na CDL em Revista de Janeiro/ Fevereiro 2010.</p> <p>Uma reflexão sobre planejamento estatégico. Aproveitem! Um grande abraço!</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Qual a melhor maneira de investir no ponto de venda?</strong></p> <p style="text-align: justify">Analisando, fazendo uma reformulação de layout e merchandising. Não se deve deixar de considerar um estudo para gerar circulação e atratividade nos diferentes locais do ponto de venda. É fundamental investir na formação da equipe de colaboradores, pois a atratividade e impacto visual geram prazer e satisfação. Essas iniciativas, aliadas ao bom atendimento, são um dos principais diferenciais no varejo.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Como o empresário pode aproveitar promoções como o Liquida Porto Alegre para investir no seu empreendimento?</strong></p> <p style="text-align: justify">Todo tipo de ação promocional provocada deve agregar algumas medidas para otimizar seus resultados. Por exemplo: uma estratégia de geração de tráfego com produtos planejados e de alto valor agregado. É fundamental também aproveitar a oportunidade e decorar o ponto de venda de forma bem chamativa para evidenciar a queda dos preços. Tendo, desta forma, certeza de que os produtos à frente estão realmente baratos, pois, se o cliente detectar que algo não está sendo realmente liquidado, ele cria uma imagem negativa do preço do ponto de venda. Para o consumidor, a ambientação exagerada está associada a ações de preço baixo.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Como impulsionar as vendas através do foco no estabelecimento?</strong></p> <p style="text-align: justify">Através de dois tipos de fatores: os definidos e os mutáveis. Os primeiros dizem respeito ao posicionamento da sua marca, seu espaço físico, viabilidade financeira e tipo de negócio. Já os mutáveis estão relacionados à sazonalidade, ao calendário de datas especiais e ações promocionais, entre outros.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: De que forma o Liquida Porto Alegre auxilia a colocar uma loja em destaque no comércio?</strong></p> <p style="text-align: justify">Uma loja se destaca a partir do momento em que oferece diferenciais. O Liquida Porto Alegre é o momento de uma loja identificar novas formas de atrair o consumidor e se diferenciar de seus concorrentes através de eventos, mix de produtos, ações culturais e merchandising.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Quais as principais falhas de arquitetura de uma ponto comercial hoje em dia?</strong></p> <p style="text-align: justify">Não levar em consideração aspectos técnicos da natureza dos produtos que são vendidos. Às vezes, os pontos são criados não considerando as marcas devidas, o giro dos produtos e sua reposição, os móveis e o que vai gerar circulação. A lição é: não adianta ser apenas bonito, tem que ser estratégico. A arquitetura tem que conhecer a natureza do negócio, por isso é importante contar com a parceria de um consultor que entenda disso.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Que dicas você daria para organizar um ambiente atrativo e que impulsione as vendas?</strong></p> <p style="text-align: justify">Reflexão estratégica, iluminação e decoração, baseadas em evidenciação de pontos focais, e uma estratégia de mix de produtos e de promoção totalmente criativa e diferenciada.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Você acredita que vale a pena investir em balaios?</strong></p> <p style="text-align: justify">Sim, se o balaio for devidamente utilizado. Depende da localização e do tipo de produto que estará sendo trabalhado. Balaios escondidos com produtos de alto valor agregado não terão a mesma atratividade que a situação contrária.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Qual a importância de pensar nas vendas com foco na estratégia do ponto comercial?</strong></p> <p style="text-align: justify">A grande tendência e a moda no varejo atual é  a diversificação do mix de produtos da forma mais criativa: lojas de roupa vendem bazar, cabeleireiros vendem produtos de estética e cafés viram papelaria, por exemplo. Entretanto, não é qualquer produto que pode ser atrelado ao seu negócio para uma fórmula de sucesso. Mais uma vez, é necessário levar em consideração o perfil do público, o local onde o comércio está inserido, a correlação dos produtos que são vendidos, entre outros. É preciso fazer uma reflexão estratégica, estruturada por um planejamento que envolve testes, pesquisa, isso é o aconselhado. Pequenas pesquisas com o cliente e área de abrangência podem determinar qual a melhor estratégia de mix de produtos correlacionados para o seu  ponto de venda. A observação de cases de sucesso é um bom trabalho de endomarketing.</p> <p style="text-align: justify"><strong>CDL em Revista: Investir em pesquisa de mercado pode fazer diferença para pequenos varejistas na hora de montar o su negócio?</strong></p> <p style="text-align: justify">Muitos negócios abrem e fecham porque não realizaram nenhum estudo ou pesquisa de mercado. Existem formas de realizar pesquisas, mesmo que sejam feitas pelo próprio dono. É essencial saber quem é seu concorrente, seu targeting, conhecer a realidade do negócio que vai montar antes de investir.</p>


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