Rede Super Muffato investe em biometria facial para pagamentos Bruno Mello 25 de junho de 2021

Rede Super Muffato investe em biometria facial para pagamentos

         

Rede recorreu à solução da startup Payface para implantar pagamentos por biometria facial na unidade de Londrina, no Paraná

Rede Super Muffato investe em biometria facial para pagamentos
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Sem dúvidas, a pandemia fomentou uma série de tecnologias no varejo como forma de impedir a disseminação do coronavírus e proteger os clientes, sobretudo em espaços de serviços essenciais, como supermercados. Entre essas tecnologias, as chamadas “contactless” – que em português podem ser compreendidas como “sem contato” vem sendo destacada. E as startups têm sido parceiras fundamentais dos supermercados nesta tarefa.

Foi o que fez a rede Super Muffato, do grupo de mesmo nome, que recorreu à solução da startup Payface para implantar pagamentos por biometria facial na unidade de Londrina, no Paraná. A novidade está disponível em todos os checkouts da loja e permite que o cliente use seu rosto para realizar os pagamentos, diminuindo o tempo de fila e risco de contato com superfícies nestes tempos de pandemia.

Mudança no comportamento de pagamento do brasileiro

Desde antes da pandemia, os pagamentos sem a utilização do dinheiro em espécie já vinham perdendo espaço na preferência do brasileiro. Segundo uma pesquisa do Banco Central, realizada em 2018, a preferência por esse meio de pagamento caiu de 78% em 2013 para 60% em 2018.

De acordo com outra pesquisa, realizada em fevereiro de 2021 pela Opinion Box com 2.021 entrevistas de brasileiros de todas as regiões do país, a situação dos pagamentos vem mudando consideravelmente.

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De acordo com os participantes do estudo, nas lojas físicas o principal meio de pagamento utilizado é o cartão de crédito (40%), seguido do cartão de débito (22%) e do dinheiro (22%).

Em relação ao pagamento por aproximação, o estudo aponta que quase metade dos participantes (46%) portadores do cartão de crédito com essa funcionalidade nunca a utilizaram, o que representa ainda que há necessidade do incentivo ao comportamento.

Este conteúdo foi cedido pelo blog APAS Show por meio de parceria. Para mais notícias sobre supermercados, acesse o blog oficial do evento.

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