Questões importantes sobre o Marketing na Internet
Leia o artigo de Taisa Dalla Valle
Por Redação - 04/03/2009 Artigos
<p class="titulomateria">Quest&otilde;es importantes sobre o Marketing na Internet</p> <p>Por Taisa Dalla Valle*</p> <p>O Congresso de Buscadores, SEO, SEM e Marketing Online realizado no final em Barcelona no in&iacute;cio deste ano trouxe muitas quest&otilde;es importantes sobre as novas perspectivas do Marketing na internet. Os assuntos abordados foram desde a import&acirc;ncia da relev&acirc;ncia dos conte&uacute;dos, das redes sociais, gest&atilde;o da reputa&ccedil;&atilde;o online, posicionamento em buscadores, SEO, Anal&iacute;tica Web, ORM, entre outros.</p> <p>Falou-se sobre as tend&ecirc;ncias da internet e das mudan&ccedil;as do perfil dos usu&aacute;rios, entre elas, as ferramentas de publica&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do est&atilde;o em cont&iacute;nua evolu&ccedil;&atilde;o e s&atilde;o cada vez mais acess&iacute;veis; a explos&atilde;o de fontes de informa&ccedil;&atilde;o, fragmenta&ccedil;&atilde;o da audi&ecirc;ncia; intelig&ecirc;ncia coletiva; personaliza&ccedil;&atilde;o; capacidade de aten&ccedil;&atilde;o limitada; a usabilidade como grande objetivo de qualquer site. Atualmente, o usu&aacute;rio n&atilde;o tem paci&ecirc;ncia, ele tem que encontrar as informa&ccedil;&otilde;es que deseja de forma r&aacute;pida.</p> <p>Os grandes protagonistas do evento foram as redes sociais, anal&iacute;tica Web e Reputa&ccedil;&atilde;o online. Abordou-se muito a quest&atilde;o de como otimizar os conte&uacute;dos gerados pelos usu&aacute;rios. Diante disso, que estrat&eacute;gia seguir frente ao auge dos conte&uacute;dos sociais? Tudo indica que uma estrat&eacute;gia de otimiza&ccedil;&atilde;o para buscadores deve ser integral, abarcar desde os conte&uacute;dos web at&eacute; materiais multim&iacute;dia e conte&uacute;do criado pelos usu&aacute;rios.</p> <p>E como medir, analisar e otimizar os resultados em redes socais ou outros canais? Todo o profissional da &aacute;rea tem muito que fazer neste sentido, as empresas necessitam satisfazer os clientes e a Anal&iacute;tica Web &eacute; um aliado indiscut&iacute;vel para medir isto.&nbsp; Profissionais do Google falaram sobre o Google Analytics, a import&acirc;ncia de medir as convers&otilde;es para melhor gerenciar o ROI em Campanhas online. A import&acirc;ncia de utiliza&ccedil;&atilde;o de Segmentos Avan&ccedil;ados para aprofundar o conhecimento do perfil do usu&aacute;rio.</p> <p>A ORM (Online Reputation Management), abordada por v&aacute;rios palestrantes, &eacute; um assunto ainda muito pouco discutido e desenvolvido de fato. Por isto, a Igne Intelig&ecirc;ncia Digital resolveu participar, porque o Brasil precisa estar ligado nestas novas estrat&eacute;gias Online. O poder dos usu&aacute;rios no desenvolvimento do conhecimento coletivo foi potencializado de maneira exponencial atrav&eacute;s da web. E as empresas precisam atentar para o quanto as redes socais e os buscadores s&atilde;o importantes para a reputa&ccedil;&atilde;o de uma marca.</p> <p>Fala-se que o Google &eacute; muito mais do que um buscador, &eacute; sim, um rankeador de reputa&ccedil;&atilde;o. O Google estima receber dois bilh&otilde;es de pesquisas por dia. Dois bilh&otilde;es de pessoas que acessam os buscadores, muitas vezes para se informar sobre um produto ou servi&ccedil;o. E voc&ecirc; sabe o que seus clientes est&atilde;o falando de voc&ecirc; na internet? Sabe como eles est&atilde;o buscando os produtos que consomem?</p> <p>O poder do marketing est&aacute; nas m&atilde;os dos usu&aacute;rios, que comentam quando um produto agradou, quando o atendimento foi bom, mas tamb&eacute;m, com a total liberdade de expressarem seus sentimentos, criticam quando sentem vontade. E compartilham id&eacute;ias com outros consumidores, de forma nunca antes pensada pelo marketing. O marketing boca-boca est&aacute; realmente globalizado porque um consumidor do Brasil pode trocar id&eacute;ia com um consumidor da Europa ou EUA em poucos segundos.</p> <p>As empresas, sejam nacionais ou internacionais, precisam estar atentas a este poder cada vez maior que os clientes possuem. Saber o que os clientes falam das marcas &eacute; quest&atilde;o de sobreviv&ecirc;ncia hoje. Monitorar isto &eacute; garantia de neg&oacute;cios. E isto n&atilde;o significa monitorar somente o seu site, significa entrar em redes sociais, estar no Linkedin, no Twitter, utilizar RSS, Widgets, blogs, podcast, saber o que os concorrentes est&atilde;o falando, o que os clientes est&atilde;o falando dos concorrentes, trocar id&eacute;ia com os consumidores dos seus produtos, estar nas comunidades que falam sobre o seu ramo de atua&ccedil;&atilde;o.</p> <p>E tudo isto, n&atilde;o &eacute; assunto somente para grandes empresas, as pequenas e m&eacute;dias empresas devem estar muito antenados a esta nova realidade, pois o &ldquo;P&rdquo; de Promo&ccedil;&atilde;o foi alterado de forma radical e a cada dia nos surpreende com novas possibilidades.</p> <p>* Taisa Dalla Valle &eacute; s&oacute;cia/gerente de Marketing Online da Igne Intelig&ecirc;ncia Digital, formada em Rela&ccedil;&otilde;es P&uacute;blicas pela UFSM e com MBA em Marketing Estrat&eacute;gico pela UNISC. E-mail: <a href="mailto:taisa@ignedigital.com.br">taisa@ignedigital.com.br</a>.</p>