<p class="titulomateria">Quando um produto realmente fideliza, encanta e seduz?</p> <p>Por Vanessa Foresta Santa Paula*</p> <p>&Eacute; dif&iacute;cil&nbsp; tornar um cliente fiel, pois muitas vezes n&atilde;o somos fi&eacute;is em situa&ccedil;&otilde;es que fazem parte de nosso pr&oacute;prio cotidiano de consumo. Como conquistar fidelidade dos clientes a nossa empresa, ao nosso produto ou ao nosso servi&ccedil;o? O primeiro passo est&aacute; na necessidade fundamental da satisfa&ccedil;&atilde;o de nossos clientes. E o que &eacute; satisfa&ccedil;&atilde;o? Em minha opini&atilde;o, pela experi&ecirc;ncia acumulada de 15 anos na &aacute;rea comercial, satisfazer &eacute; surpreender a demanda do cliente. N&atilde;o &eacute; somente fazer o que ele nos pede. Mas, sim vislumbrar, em primeiro lugar, o que o cliente e o mercado esperam ou gostariam de ter. &Eacute; solucionar seus eventuais problemas.</p> <p>Satisfa&ccedil;&atilde;o &eacute; transmitir seguran&ccedil;a ao cliente e, conseq&uuml;entemente, conquistar sua confian&ccedil;a. &Eacute; fazer com que sua empresa ou seu produto seja o primeiro a vir na cabe&ccedil;a de seu p&uacute;blico, quando o mesmo necessitar de um produto ou de um servi&ccedil;o. Contudo, outros pontos devem estar agregados a esta lembran&ccedil;a como: pre&ccedil;o, prazo de entrega, qualidade do produto ou servi&ccedil;o e, principalmente, alta qualidade no ATENDIMENTO.&nbsp;</p> <p>&Eacute; preciso criar um relacionamento duradouro entre cliente e fornecedor. Mas, para isso, &eacute; imprescind&iacute;vel haver honestidade entre as partes. Sermos simples, e n&atilde;o simplistas, nos d&aacute; maior possibilidade de solucionarmos grandes problemas. A diferen&ccedil;a est&aacute; no pequeno detalhe, aquele que somente um olhar simples e atento pode ver. Sim, o detalhe faz toda a diferen&ccedil;a e traz uma probabilidade muito maior de fideliza&ccedil;&atilde;o. Mas ele vale quando seu cliente percebe o interesse e o envolvimento de seu fornecedor na solu&ccedil;&atilde;o de alguns dos seus problemas que, muitas vezes, n&atilde;o s&atilde;o poucos.</p> <p>Ir al&eacute;m de um processo de pr&eacute;, durante e p&oacute;s-venda requer participar do crescimento de seu mercado. Nesse caso, engajar-se tamb&eacute;m &eacute; ajudar seu cliente a vender. &Eacute; s&oacute; pensarmos estrategicamente: quanto mais ele cresce com nosso aux&iacute;lio, mais acredita em nosso potencial e disponibiliza vontade e investimento para novas aquisi&ccedil;&otilde;es. &Eacute; preciso flexibilidade de negocia&ccedil;&atilde;o e vis&atilde;o para perceber como devemos personalizar o atendimento aos clientes, oferecendo aos mesmos, o que cada um merece, al&eacute;m, &eacute; claro do respeito, aten&ccedil;&atilde;o e bom atendimento: pr&eacute;- requisito para o processo.</p> <p>Os seus clientes podem e devem ser tratados de forma a atender os quesitos b&aacute;sicos com doses de pr&oacute;-atividade constantes, independente de seu valor, sejam eles de maior rentabilidade, menos chatos, mais exigentes ou menos rent&aacute;veis. Lembre-se: O menos rent&aacute;vel pode, amanh&atilde;, ser o mais rent&aacute;vel. Por isso, cuidado, sua imagem sempre estar&aacute; em jogo.</p> <p>O cliente de hoje que procura a sustentabilidade de seu neg&oacute;cio age com precis&atilde;o e objetividade. N&atilde;o &eacute; comum trocar de fornecedor quando se est&aacute; satisfeito. N&atilde;o tem custo inferior que supere o que chamamos de satisfa&ccedil;&atilde;o, qualidade de produto ou servi&ccedil;o, respeito, aten&ccedil;&atilde;o e qualidade de atendimento. Sem uma pesquisa m&iacute;nima, o fornecedor que n&atilde;o der a devida aten&ccedil;&atilde;o a seu cliente, e ainda trat&aacute;-lo de forma ociosa, certamente, ir&aacute; entrar para a lista das principais estat&iacute;sticas de reclama&ccedil;&atilde;o no mercado em que vivemos, porque o consumidor se tornou exigente mediante a tantas ofertas existentes.</p> <p>Vejo a FIDELIZA&Ccedil;&Atilde;O como um trabalho &aacute;rduo e constante de SATISFA&Ccedil;&Atilde;O. Ela come&ccedil;a na pr&eacute;-venda, desde a demonstra&ccedil;&atilde;o de solu&ccedil;&otilde;es, envolvimento e interesse at&eacute; a cria&ccedil;&atilde;o de mais valores a cada negocia&ccedil;&atilde;o. Ou seja, a pol&iacute;tica &ldquo;ganha-ganha&rdquo;. A cria&ccedil;&atilde;o de um relacionamento profundo e duradouro &eacute; a primeira a ser lembrada. A aplica&ccedil;&atilde;o desse conceito passa pela venda e continua na p&oacute;s-venda com treinamento, adequa&ccedil;&otilde;es e acompanhamento constante do produto ou servi&ccedil;o. Tudo isso, agregado ao pre&ccedil;o e a qualidade, tem base na poss&iacute;vel, veja bem, eu disse poss&iacute;vel FIDELIZA&Ccedil;&Atilde;O. Por incr&iacute;vel que pare&ccedil;a, ainda encontramos uma vis&atilde;o mais &ldquo;antiquada&rdquo; de empresas que dizem: &ldquo;todo fornecedor &eacute; igual&rdquo;.</p> <p>O mercado est&aacute; pronto para absorver uma nova cultura. Ele ainda est&aacute; em fase de transforma&ccedil;&atilde;o. Mas, para que mudemos essa vis&atilde;o, &eacute; preciso mais. E o melhor m&eacute;todo para isso &eacute; realmente fazer da busca da fideliza&ccedil;&atilde;o um costume di&aacute;rio, para uma nova gera&ccedil;&atilde;o, que vir&aacute;, com empresas mais jovens e modernas, e, prioritariamente, repito, exigentes. Quem n&atilde;o tiver engajamento, n&atilde;o far&aacute; parte do que est&aacute; por vir e ter&aacute; que se render a opini&atilde;o de outras &eacute;pocas, que em breve n&atilde;o far&atilde;o parte de um futuro cada vez mais presente.</p> <p>E quem &eacute; o respons&aacute;vel pela SATISFA&Ccedil;&Atilde;O do cliente? Todos os colaboradores que, direta ou indiretamente, tem contato com o mesmo. A integra&ccedil;&atilde;o de &aacute;reas &eacute; vis&iacute;vel nas corpora&ccedil;&otilde;es e, muitas vezes, o seu contato passar&aacute; pelo departamento financeiro, que tamb&eacute;m deve estar atento em surpreender o cliente. O call-center deve estar devidamente treinado, sem textos decorados e a&ccedil;&otilde;es robotizadas.</p> <p>As pol&iacute;ticas de marketing devem ser dirigidas de forma inteligente, focadas em resultados que tragam valor ao cliente. Pol&iacute;ticas ou programas de fideliza&ccedil;&atilde;o devem ser planejados e dirigidos. Exemplos b&aacute;sicos como oferecer um passeio de ultraleve a um senhor de idade e que n&atilde;o goste deste tipo de aventura &ndash;, divulgar um carro antigo a um jovem que goste de rock progressivo e alta velocidade, ou ainda, disponibilizar benef&iacute;cios que s&oacute; se oferecem para novos clientes aos clientes antigos, ainda s&atilde;o vistos por a&iacute;.</p> <p>Conhecer em detalhes o perfil, gostos e prefer&ecirc;ncias de cada cliente &eacute; personalizar sua comunica&ccedil;&atilde;o. Quando voc&ecirc; personaliza, voc&ecirc; direciona. Seu cliente se sente importante, pois vira &uacute;nico, mesmo em uma base com milh&otilde;es de outros clientes, que tamb&eacute;m se sentem &uacute;nicos pela sua forma se segmentar. Ofere&ccedil;a o que realmente satisfa&ccedil;a o cliente e contribua com a lucratividade &agrave; empresa.</p> <p>E, para finalizar, por que devemos satisfazer um cliente sempre, independente da rentabilidade ou trabalho que ele possa dar? Porque custa muito menos (tempo e dinheiro) do que fazer prospec&ccedil;&atilde;o de novos clientes, que exige, al&eacute;m de novos custos, uma nova necessidade de adapta&ccedil;&atilde;o ou adequa&ccedil;&otilde;es de produtos e servi&ccedil;os.</p> <p>A cadeia est&aacute; formada. Satisfa&ccedil;&atilde;o gera fideliza&ccedil;&atilde;o e, conseq&uuml;entemente, indica&ccedil;&atilde;o, porque nossos clientes viram defensores de nossa empresa, marca, produto e/ou servi&ccedil;o. O empenho &eacute; a causa e a pol&iacute;tica de FIDELIZA&Ccedil;&Atilde;O vira conseq&uuml;&ecirc;ncia, porque aparece de forma natural. Isso s&oacute; acontece quando a SATISFA&Ccedil;&Atilde;O &eacute; constante e sincera. Recorde-se sempre que o &oacute;timo &eacute; inimigo do bom e que devemos, sempre, fazer o melhor em tudo que desenvolvemos, na vida e…no trabalho.</p> <p>* Vanessa Foresta Santa Paula &eacute; gerente comercial da Automidia.</p>
Quando um produto realmente fideliza, encanta e seduz?
31 de março de 2008