Qualidade, preço e adequação são importantes para a decisão de compra de produtos de beleza, destaca estudo do Twitter Bruno Mello 26 de abril de 2022

Qualidade, preço e adequação são importantes para a decisão de compra de produtos de beleza, destaca estudo do Twitter

         

Natura, Seda e Nívea estão entre as marcas mais consumidas e mencionadas pelas pessoas no Twitter quando o assunto é maquiagem, cabelo e pele, respectivamente

Qualidade, preço e adequação são importantes para a decisão de compra de produtos de beleza, destaca estudo do Twitter
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Quando o assunto é beleza, o Twitter é um local para o encontro de consumidores de cosméticos com os mais variados interesses. Um levantamento realizado pela plataforma traz detalhes sobre o perfil e hábitos dos consumidores de produtos de beleza no Brasil em relação aos tópicos: maquiagem, cuidados com o cabelo e cuidados pessoais. Nela, foi possível notar que as pessoas trazem suas opiniões para o Twitter, o que contribui na busca por atributos antes de uma compra, complementando a pesquisa dos consumidores que se interessam sobre o assunto com informações e críticas de maneira prática.

Maquiagem, por exemplo, foi tema de 9,5 milhões de Tweets no Brasil em 2021. As conversas abordaram produtos e eventos, sendo que os principais interesses das pessoas que falam sobre o assunto foram moda, delineador, música, entretenimento e batom. Sobre a escolha dos produtos, alguns critérios também pautam a decisão final dos consumidores de maquiagem no Twitter. Entre eles, qualidade (85%), preço (77%) e adequação ao tipo de pele (70%) são os critérios mais mencionados, seguidos por outros fatores como “produto sustentável”, “ter impacto positivo na sociedade” e “estar alinhado com meus valores”.

A maioria do público que consome maquiagem usa o Twitter para conferir outras opiniões antes de comprar um produto ou marca (78%) e acredita que é importante que as empresas tenham valores, atitudes e posicionamentos que se assemelham aos seus (75%). Entre as informações buscadas na plataforma antes da compra estão a experiência de outras pessoas que já usaram o produto ou marca, páginas que oferecem indicações de produtos, análises e dicas, publicações informativas, opiniões de outras pessoas, como familiares, amigos, conhecidos e influenciadores e informação sobre o preço dos produtos.

O tema “cuidados com o cabelo” também foi assunto de diversas conversas no Brasil no ano passado. Entre os critérios de escolha de produtos para o cabelo, preço (78%), qualidade (68%) e adequação (65%) também são os mais mencionados, apenas diferindo na ordem. Inclusive, o valor é mais importante para quem usa o Twitter do que quem usa outras redes, sendo 20% maior na plataforma. Pontos como sustentabilidade, ter impacto positivo na sociedade, estar alinhado com meus valores, posicionamentos e atitudes também são maiores entre quem usa o Twitter.

Assim como os consumidores de maquiagem, as pessoas que compram produtos para o cabelo usam o Twitter para saber a opinião de outras pessoas antes da compra e valoriza que as marcas tenham os mesmos valores, atitudes e posicionamentos que os seus. Outras informações buscadas antes da compra são posts informativos sobre a marca ou produto, informação sobre valores, divulgação de promoções, descontos ou cupons, e anúncios e propagandas dos produtos.

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Os cuidados pessoais e com a pele também movimentaram a plataforma em 2021. Para esse público, qualidade (80%) e preço (80%) são critérios de escolha dos produtos de cuidados pessoais igualmente importantes, seguidos por adequação ao tipo de pele, impacto positivo na sociedade, cultura e causas sociais, e alinhamento aos valores, posicionamentos e atitudes de quem compra.

As marcas também têm impacto nas conversas e são citadas pelas pessoas que consomem informações e discutem sobre o assunto. Confira quais são as mais usadas e mais citadas no Twitter por categoria:

Maquiagem
– Marcas mais usadas por quem está no Twitter:
Natura
Avon
Boticário
Sephora
Eudora
Maybelline
Quem Disse Berenice

– Marcas que as pessoas no Twitter mais conhecem ou já ouviram falar
Natura
Avon
Boticário
Eudora
Quem Disse Berenice
Sephora
Maybelline

Cuidados com cabelo
– Marcas mais usadas por quem está no Twitter
Seda
Pantene
Dove
Salon Line
Clear
Elseve
L’oreal

– Marcas que as pessoas no Twitter mais conhecem ou já ouviram falar
Seda
Pantene
Dove
L’oreal
Elseve
Tresemme
Clear

Cuidados com a pele
– Marcas mais usadas por quem está no Twitter
Nívea
Boticário
Dove
Avon
Rexona
Neutrogena
La Roche Posay

– Marcas que as pessoas no Twitter mais conhecem ou já ouviram falar
Nívea
Boticário
Dove
Avon
Rexona
Neutrogena
Axe

O levantamento foi realizado pelo time de pesquisa do Twitter no Brasil a partir de análises de Tweets sobre beleza durante todo o período de 2021.

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