Um dos maiores erros das empresas é criar campanhas e planos de comunicação sem antes ter dedicado o tempo necessário ao diagnóstico.

De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa.

Assim sendo, o diagnóstico é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados,  a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.

Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase, que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.

Após entendermos o conceito de diagnóstico, é hora de pensar em sua importância e benefícios. A importância do diagnóstico está em permitir:

–  Alinhar o profissional à realidade do ambiente em que ele irá atuar;
– Enxergar oportunidades e ameaças em eventuais estratégias;
–  Delimitar até onde deve e como deve operar;
–  Gerar dados estratégicos para tomada de decisão posterior no plano de comunicação proposto;
–  Entender os cenários (macro e microambiente).

Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).

Confira as etapas detalhadas do diagnóstico: 

–   Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa;
–   Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
–  Analisar empresa e sua reputação;
–   Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores, diretoria, colaboradores;
–  Auditoria de imagem;
–   Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
–   Mapeamento de defensores e detratores;
–   Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
–   Pesquisas de opinião;
–   Pesquisa de mercado;
–   Pesquisas de clima;
–   Pesquisa de atendimento ao cliente;
–   Grupo focal com formadores de opinião;
– Compilação de dados;
–   Apresentação.

E aí, sua empresa está pronta para um diagnóstico de comunicação? Invista nesse processo e tenha dados ricos para criar seu plano de comunicação e marketing 2022!