Qual importância do diagnóstico de comunicação para 2022?
Sua empresa conhece a importância dessa ferramenta?
Por Redação - 21/12/2021 Artigos

Um dos maiores erros das empresas é criar campanhas e planos de comunicação sem antes ter dedicado o tempo necessário ao diagnóstico.
De acordo com Kunsch (2003), o diagnóstico de comunicação integrada é um processo que visa identificar a realidade situacional da empresa.
Assim sendo, o diagnóstico é um processo sistêmico, conduzido através do levantamento de informações e análise de dados, a fim de tirar uma ‘fotografia’ do atual momento da empresa.
Dessa forma, é a partir dos dados obtidos nessa fase, que a empresa consegue formular seus objetivos, metas e estratégias a fim de alcançar os resultados almejados.
Após entendermos o conceito de diagnóstico, é hora de pensar em sua importância e benefícios. A importância do diagnóstico está em permitir:
– Alinhar o profissional à realidade do ambiente em que ele irá atuar;
– Enxergar oportunidades e ameaças em eventuais estratégias;
– Delimitar até onde deve e como deve operar;
– Gerar dados estratégicos para tomada de decisão posterior no plano de comunicação proposto;
– Entender os cenários (macro e microambiente).
Sendo um processo complexo, o diagnóstico de comunicação envolve observação atenta, escuta, análise, pois, para Kunsch, é ele que “direciona as técnicas e decisões que serão minuciosamente traçadas, tendo em vista atingir o que a organização almeja”. (KUNSCH, 2003).
Confira as etapas detalhadas do diagnóstico:
– Estudo aprofundado do planejamento estratégico da empresa;
– Metas e objetivos estratégicos da empresa para curto, médio e longo prazo;
– Analisar empresa e sua reputação;
– Entrevistas com públicos estratégicos: parceiros, fornecedores, diretoria, colaboradores;
– Auditoria de imagem;
– Auditoria da reputação (redes sociais, mídia impressa, defesa do consumidor, manifestações de clientes);
– Mapeamento de defensores e detratores;
– Mapeamento de concorrentes nacionais e internacionais;
– Pesquisas de opinião;
– Pesquisa de mercado;
– Pesquisas de clima;
– Pesquisa de atendimento ao cliente;
– Grupo focal com formadores de opinião;
– Compilação de dados;
– Apresentação.
E aí, sua empresa está pronta para um diagnóstico de comunicação? Invista nesse processo e tenha dados ricos para criar seu plano de comunicação e marketing 2022!