<p><strong>Qual &eacute; a orienta&ccedil;&atilde;o de marketing da sua empresa?</strong></p><p>Por Paulo Vieira de Castro*</p><p>No que diz respeita &agrave; orienta&ccedil;&atilde;o de marketing, as empresas poder&atilde;o estar guiadas para o produto/ servi&ccedil;o, para as vendas, para o mercado, para o cliente. Recentemente ficamos, ainda, sabendo que a empresa poder&aacute; estar vocacionada para a dimens&atilde;o hol&iacute;stica, para um complexo integral de rela&ccedil;&otilde;es. A rigor, quem determina o rumo de marketing de uma empresa &eacute; o Plano Estrat&eacute;gico de Marketing, refletindo-se esta vontade diretamente nas a&ccedil;&otilde;es que lhe d&atilde;o forma pr&aacute;tica atrav&eacute;s do determinado pelo Plano Anual de Marketing. Como poderia ser diferente quando nos reportamos &agrave; orienta&ccedil;&atilde;o de marketing? </p><p>Voc&ecirc; sabe qual &eacute; a orienta&ccedil;&atilde;o de marketing da empresa onde trabalha? Para poder responder a esta quest&atilde;o dever&aacute; refletir sobre 3 aspectos centrais. O que diz o planeado e or&ccedil;amentado a este respeito? O que &eacute; mais importante para a sua empresa, ter clientes ou produtos?&nbsp; Como &eacute; medida a atividade de marketing da sua organiza&ccedil;&atilde;o? </p><p>Esta &uacute;ltima quest&atilde;o ser&aacute; a prop&oacute;sito dos tipos de controlo que a sua empresa realiza na &aacute;rea do marketing. Este ser&aacute; quanto a n&oacute;s o indicador mais certo da orienta&ccedil;&atilde;o de marketing de empresa onde trabalha. Se, por exemplo, os controllers da sua empresa analisarem exclusivamente as vendas, ent&atilde;o a resposta &agrave; quest&atilde;o ser&aacute; que a sua empresa est&aacute; orientada para as vendas.</p><p>A orienta&ccedil;&atilde;o de marketing dever&aacute; ser percebida do ponto de vista integral, medindo o seu valor atrav&eacute;s da estrutura formal interna e externa, mas igualmente pela an&aacute;lise informal e interdepartamental, dependendo a sua compet&ecirc;ncia da riqueza dos sistemas de informa&ccedil;&atilde;o de marketing, do rigor do planejamento e do controlo de marketing existentes.</p><p>Assim, chamamos a aten&ccedil;&atilde;o para a utilidade do entendimento relativamente ao particular da discuss&atilde;o que aqui nos tr&aacute;s dever ser de largo espectro, destacando a import&acirc;ncia n&atilde;o s&oacute; dos clientes, mas igualmente dos fornecedores, dos concorrentes, dos influenciadores, dos acionistas, dos parceiros de refer&ecirc;ncias, dos p&uacute;blicos internos, etc., havendo que conhecer as rotinas, os recursos e o clima da organiza&ccedil;&atilde;o, no que diz respeito &agrave; orienta&ccedil;&atilde;o para todos os p&uacute;blicos relacionais.<br />&nbsp;<br />Refletir sobre os processos estruturais das atividades de marketing dever&aacute; ser considerado vital para qualquer an&aacute;lise nesta &aacute;rea, devendo os mesmos ser revistos sistem&aacute;tica e periodicamente, havendo, sempre que necess&aacute;rio, mudan&ccedil;as efetivas na orienta&ccedil;&atilde;o de marketing. </p><p>Na tentativa de compreens&atilde;o das circunst&acirc;ncias e das raz&otilde;es que levaram a empresa em an&aacute;lise a tal patamar de orienta&ccedil;&atilde;o de marketing estaremos dependentes, numa primeira linha da an&aacute;lise, da consist&ecirc;ncia dos sistemas de informa&ccedil;&atilde;o de marketing, dos sistemas de planejamento de marketing, dos sistemas de controlo de marketing e dos sistemas de investiga&ccedil;&atilde;o e desenvolvimento de marketing. </p><p>Apesar de partirmos invariavelmente do princ&iacute;pio de que todo o marketing dever&aacute; ser integrado, evitando a id&eacute;ia de que se trata de uma ferramenta que se concentra exclusivamente na responsabilidade de um &uacute;nico departamento, iremos, por raz&otilde;es que se prendem com a exig&uuml;idade do tempo dos nossos leitores, incidir nas quest&otilde;es relacionadas com a orienta&ccedil;&atilde;o de marketing interno, limitando-nos a dar alguns exemplos de pontos de medida a este n&iacute;vel, pelo que incidiremos exclusivamente ao n&iacute;vel do departamento de marketing.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Departamento de Marketing <br /></span>A capacidade para interagir com os outros departamentos evidencia a forma como os decisores de marketing encaram esta filosofia de gest&atilde;o na sua perspectiva integral. Uma parte importante da confian&ccedil;a transmitida aos diversos p&uacute;blicos relacionais &eacute; um reflexo desta atitude. A responsabilidade de criar redes de relacionamentos e de proximidade &eacute; deste departamento, muito embora os resultados destas pol&iacute;ticas sejam, na pr&aacute;tica, uma compet&ecirc;ncia de todos. Se tomarmos como exemplo o caso portugu&ecirc;s, ser&aacute; junto deste departamento que iremos encontrar maior massa cr&iacute;tica no respeitante &agrave; orienta&ccedil;&atilde;o para a satisfa&ccedil;&atilde;o dos mercados. Assim, deveremos em primeiro lugar refletir sobre o lugar do marketing na organiza&ccedil;&atilde;o, isto nas mais diversas perspectivas. Seguidamente apresentamos algumas quest&otilde;es relacionadas com as &aacute;reas funcionais arroladas para o staff de marketing.</p><p>:: Como &eacute; que o departamento de marketing est&aacute; organizado? Esta estrutura est&aacute; de acordo com as necessidades da produ&ccedil;&atilde;o, das vendas ou dos mercados?<br />:: A gest&atilde;o de marketing reporta-se diretamente &agrave; gest&atilde;o de topo?<br />:: A organiza&ccedil;&atilde;o de marketing tem poder suficiente para influenciar a gest&atilde;o de topo?<br />:: A gest&atilde;o de marketing est&aacute; representada nas comiss&otilde;es executivas de topo?<br />:: O respons&aacute;vel pelo marketing tem acesso a um grupo cross-functional composto por altos representantes da engenharia, produ&ccedil;&atilde;o, controlo financeiro, distribui&ccedil;&atilde;o e outras fun&ccedil;&otilde;es centrais do neg&oacute;cio? Este grupo segue uma agenda ou atua simplesmente em situa&ccedil;&otilde;es de crise?<br />:: O respons&aacute;vel pelo marketing tem o comprometimento adequado com todas as atividades da empresa que afetam diretamente o grau de satisfa&ccedil;&atilde;o dos p&uacute;blicos internos?<br />:: A estrutura funcional do marketing &eacute; clara em termos de produtos, segmentos, utilizadores e territ&oacute;rios? O staff &eacute; responsabilizado por tarefas, dossi&ecirc;, segmentos,..?<br />:: O budget para o marketing tem sido adequado &agrave;s necessidades de desenvolvimento propostos no PEM e PAM nos &uacute;ltimos 3 anos?<br />:: O marketing contribui para a estrutura&ccedil;&atilde;o dos planos de forma&ccedil;&atilde;o, de motiva&ccedil;&atilde;o, de supervis&atilde;o e para a avalia&ccedil;&atilde;o dos p&uacute;blicos internos?<br />:: O marketing serve para influenciar o comportamento de todos os funcion&aacute;rios?<br />:: Os profissionais de marketing est&atilde;o bem informados a prop&oacute;sito dos benef&iacute;cios oferecidos pela empresa, mercados e concorrentes?<br />:: Existem relat&oacute;rios detalhados a prop&oacute;sito de todas as fun&ccedil;&otilde;es de marketing?</p><p>Nos nossos dias estima-se que exista uma especial aten&ccedil;&atilde;o nas necessidades dos clientes e consumidores, nos seus desejos e atitudes perante o fen&ocirc;meno do consumo, pois s&oacute; assim ser&aacute; poss&iacute;vel anteciparmos as necessidades de desenvolvimento e inova&ccedil;&atilde;o. Interessa-nos, igualmente, saber como &eacute; que todos os que est&atilde;o envolvidos com um neg&oacute;cio lidam com a id&eacute;ia de mudan&ccedil;a constante. </p><p>Estes s&atilde;o apenas alguns pontos de medida a prop&oacute;sito do lugar do marketing numa organiza&ccedil;&atilde;o, havendo necessariamente muitos outros. N&atilde;o gostaria de terminar sem alertar para um aspecto central em qualquer reflex&atilde;o deste tipo. &Eacute; que esta dever&aacute; servir &agrave; gest&atilde;o de topo para aferir da adequa&ccedil;&atilde;o da cultura da organiza&ccedil;&atilde;o em an&aacute;lise &agrave;s expectativas atuais e futuras de todos os p&uacute;blicos relacionais. </p><p>*Paulo Vieira de Castro &eacute; Diretor do Centro de Estudos Aplicados em Marketing do Instituto Superior de Administra&ccedil;&atilde;o e Gest&atilde;o do&nbsp; Porto &ndash; Portugal. Ele tamb&eacute;m atua como consultor de empresas. &Eacute; mestre em markting e professor do Ensino Superior. Contato: <a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> ou <a href="http://www.paulovieiradecastro.com" target="_blank">www.paulovieiradecastro.com</a> </p>
Qual é a orientação de marketing da sua empresa?
4 de setembro de 2007