Provocando estímulo a resposta (call-to-action) em campanhas de e-mail marketing
Provocando estímulo a resposta (call-to-action) em campanhas de e-mail marketing
Por Redação - 10/10/2007 Artigos
<p><strong>Provocando est&iacute;mulo a resposta (call-to-action) em campanhas de e-mail marketing</strong></p><p>Por Fabio Nunes*</p><p>Voc&ecirc; j&aacute; conseguiu superar os principais desafios para conquistar a aten&ccedil;&atilde;o do cliente potencial, escapou com intelig&ecirc;ncia dos filtros anti-spam e despertou o interesse com um assunto (subject) provocante. Agora sua miss&atilde;o &eacute; fazer com que o leitor inicie a intera&ccedil;&atilde;o com sua empresa, motivado por uma edi&ccedil;&atilde;o perfeita do conte&uacute;do do e-mail. Geralmente a&ccedil;&otilde;es de Marketing Direto buscam estimular a resposta do usu&aacute;rio, o call-to-action, voc&ecirc; envia a mensagem esperando que ele interaja de alguma forma com sua comunica&ccedil;&atilde;o, geralmente atrav&eacute;s de cliques. Partindo da&iacute; muita intelig&ecirc;ncia pode ser aplicada… </p><p>O ponto n&uacute;mero um de aten&ccedil;&atilde;o &eacute; na constru&ccedil;&atilde;o da pe&ccedil;a, sua forma de comunica&ccedil;&atilde;o e principal instrumento para an&aacute;lise do comportamento dos interesses de seu p&uacute;blico. Como em toda comunica&ccedil;&atilde;o para a Internet, evite usar textos muito longos e cansativos, utilize o e-mail apenas como uma forma de chamada para o conte&uacute;do. Se precisar apresentar mais informa&ccedil;&otilde;es, convide a acessar seu site, assim voc&ecirc; saber&aacute; quais os links mais clicados, quais usu&aacute;rios, de quais perfis, clicaram em cada um dos links. </p><p>&Eacute; comum encontrar campanhas de E-mail Marketing que contenham apenas imagens. O uso excessivo de imagens em e-mail acaba sendo prejudicial: muitos leitores as bloqueiam, s&atilde;o demoradas para carregar e estudos comprovam que o uso de imagens n&atilde;o aumenta a taxa de resposta, lembre-se que voc&ecirc; est&aacute; usando e-mail e n&atilde;o mala direta. E-mails contendo links ao longo do texto recebem 54% mais cliques que links em imagens, o usu&aacute;rio est&aacute; mais acostumado a localizar os links em texto. </p><p>Evite apresentar v&iacute;deos ou chamadas em Flash, essas funcionalidades podem ser bloqueadas pelos leitores de e-mail e voc&ecirc; perder&aacute; uma oportunidade de passar sua mensagem a alguns usu&aacute;rios. Sempre que preciso coloque uma imagem que faz chamada ao recurso multim&iacute;dia e fa&ccedil;a um link para seu site, assim voc&ecirc; evita poss&iacute;veis bloqueios e monitora os cliques dos usu&aacute;rios. </p><p>Um dos indicadores de resultados mais concretos em a&ccedil;&otilde;es de E-mail Marketing &eacute; a taxa de cliques/leitura, que indica o grau de intera&ccedil;&atilde;o dos usu&aacute;rios com a sua mensagem. Quanto maior, melhor. Quanto mais cliques forem feitos no e-mail, mais visitantes foram direcionados para seu site, maiores as chances de venda e exposi&ccedil;&atilde;o de seu produto. Onze por cento das vendas on-line no varejo acontecem por campanhas de E-mail Marketing, esse n&uacute;mero por si s&oacute; j&aacute; &eacute; um grande motivador para trabalhar bem o est&iacute;mulo a resposta. </p><p>Analisar os cliques realizados em suas a&ccedil;&otilde;es &eacute; a atividade de intelig&ecirc;ncia mais b&aacute;sica a ser realizada. Quem foram os usu&aacute;rios que clicaram? Qual o link mais clicado? Por que ele foi mais clicado? Quem eu queria que clicasse, clicou? E quem leu mas n&atilde;o clicou, fica assim mesmo? Monitorando o comportamento de seus clientes muitas id&eacute;ias surgir&atilde;o e mais intelig&ecirc;ncia poder&aacute; ser adicionada em suas pr&oacute;ximas a&ccedil;&otilde;es.</p><p>* Fabio Nunes &eacute; Diretor de Servi&ccedil;os da Zartana.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.zartana.com" target="_blank">www.zartana.com</a></p>