Propaganda dá espaço a ações de CRM/DBM e promoção
Por Redação - 20/03/2009 Últimas notícias
<p>A propaganda sofrer&aacute; uma forte queda de investimento em 2009 por conta da crise, cedendo espa&ccedil;o para a&ccedil;&otilde;es virais, de relacionamento e de promo&ccedil;&atilde;o. Foi o que apontou um estudo feito com 3.700 executivos de ag&ecirc;ncias de propaganda dos Estados Unidos pela consultoria americana AdMedia Partners.</p> <p>De acordo com a pesquisa, os executivos acreditam que os investimentos devem aumentar para marketing boca-a-boca (52%), database marketing/CRM (48%) e marketing promocional (30%). J&aacute; a propaganda apresentou a pior avalia&ccedil;&atilde;o do estudo, com apenas 1% dos entrevistados acreditando em um maior investimento na &aacute;rea e 87% deles prevendo uma queda, enquanto 12% creem que haver&aacute; uma manuten&ccedil;&atilde;o dos recursos.</p> <p>Em rela&ccedil;&atilde;o a 2009, tr&ecirc;s em cada quatro executivos (78%) acreditam que esse ser&aacute; um ano mais fraco, enquanto 16% preveem uma estabiliza&ccedil;&atilde;o e outros 6%, otimistas, esperam um crescimento. Al&eacute;m disso, tr&ecirc;s em cada cinco executivos participar&atilde;o de processos de fus&otilde;es e aquisi&ccedil;&atilde;o. As regi&otilde;es com maior potencial para negocia&ccedil;&otilde;es desse tipo s&atilde;o os Estados Unidos e o Canad&aacute;, seguido de China e Am&eacute;rica Latina.</p> <p>Para Guilherme de Almeida Prado, diretor-geral da ag&ecirc;ncia de Marketing Promocional Plano1 Comunica&ccedil;&atilde;o, o mercado brasileiro tamb&eacute;m dever&aacute; reagir da mesma maneira, com um foco maior para a&ccedil;&otilde;es no ponto-de-venda, em contraste com uma queda no investimento em publicidade.</p>