Profissionais de Marketing estão otimistas para os próximos meses Bruno Mello 4 de novembro de 2021

Profissionais de Marketing estão otimistas para os próximos meses

         

Maioria acredita que mudanças sofridas na pandemia passaram a fazer com que o trabalho oferecesse mais valor, segundo dados da Salesforce

Profissionais de Marketing estão otimistas para os próximos meses
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A transformação digital já vinha mudando a rotina dos profissionais de Marketing incisivamente nos últimos anos, mas foi com a chegada da pandemia que a área viu as mudanças acontecerem em escala e velovidade sem precedentes.  Afetados por uma pandemia e todos os seus efeitos sobre as expectativas e comportamentos dos clientes, os profissionais de Marketing estão repensando em tudo – dos canais que usam até como definem o sucesso, segundo dados da Salesforce.

As maiores mudanças, segundo a sétima edição da pesquisa State of Marketing, estão nas estratégias de engajamento digital, estratégia do local de trabalho e desafios organizacionais. Apesar da rotina de trabalho remoto e uma maior atenção às métricas e ações digitais, os profissionais encararam esse novo momento com otimismo.

Longe de se sentirem derrotados por mais de um ano de crise, quem atua na área está entrando na próxima fase de seu trabalho com otimismo e propósito renovados. Na verdade, 66% dos profissionais de Marketing esperam um crescimento de receita em suas empresas nos próximos 12 a 18 meses.

Além disso, os profissionais entendem que possuem um papel maior para chegar a esse crescimento; 77% deles acham que seu trabalho oferece mais valor agora do que há um ano. No entanto, otimismo e objetivo não significam complacência, e isso é particularmente verdadeiro em épocas de mudança. Para 88% dos CMOs, seu Marketing deve se transformar para ser competitivo.

Novos desafios

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Mesmo que os profissionais de Marketing estejam entrando em uma nova era de engajamento do cliente, alguns esforços comprovados são tão importantes quanto antes. A inovação para clientes em rápida mudança e a interação com eles em tempo real permanecem com as prioridades e os desafios mais urgentes da área.

À medida que os profissionais se concentram na inovação, eles também se preocupam, especialmente, com a melhoria do ROI e dos modelos de atribuição para entender o que está funcionando e o que não está. Em uma nova realidade de “trabalho de qualquer lugar”, em que as equipes são distribuídas e o papel do escritório mudou, a colaboração também é a principal prioridade, assim como as estruturas e os processos organizacionais que foram projetados para uma época diferente.

Como sempre, os profissionais de Marketing enfrentam desafios para alocar recursos limitados, à medida que as expectativas do cliente aumentam e seus comportamentos evoluem. Publicidade, tecnologia, conteúdo e eventos consomem partes similares dos orçamentos de Marketing, juntamente com os custos associados a salários e
treinamento. Para quem atua em B2B, a necessidade agregada de programas de marketing baseado em conta (ABM) adiciona outro item de linha.

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