Produtos infantis: licenciamento pode incrementar o faturamento Bruno Mello 2 de junho de 2021

Produtos infantis: licenciamento pode incrementar o faturamento

         

Para quem ainda não é consumidor, estratégia oferece maior abrangência de públicos, ajudando a gerar interesse e experimentação em diferentes locais

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Segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), em 2020, o licenciamento de marcas teve um faturamento de 21 bilhões de reais, alta de 5% em relação ao ano de 2019. Certamente, esta estratégia não é novidade para os profissionais do marketing, e nem para empresas que buscam incrementar o faturamento anual, assim como nós, da Phisalia.

Existem inúmeros benefícios nos licenciamentos para as empresas, como o reconhecimento pelo público-alvo, facilidade na entrada em canais de distribuição, fortalecimento da marca e da empresa, além da diferenciação em relação aos concorrentes. Quando o tema é ‘personal care’, o setor ocupa a quarta posição, ficando atrás de confecção, papelaria e brinquedos, áreas que utilizam o licenciamento de marcas em seus produtos.

Na Phisalia sempre buscamos inovar nas estratégias e acompanhar as demandas do mercado. Como parte desse setor e profissional da área da comunicação, considero importante para o desempenho de uma marca trabalhar licenciamentos e co-branding. Atrelar os nomes das marcas em um único produto aumenta a exposição. E, para quem ainda não é consumidor, o licenciamento oferece maior abrangência de públicos, ajudando a gerar interesse e experimentação em diferentes locais.

A meu ver, os maiores desafios desta estratégia são construir uma marca forte e que seja reconhecida no mercado e ter o melhor portfólio de produtos com os personagens de maior evidência no momento. Entretanto, esse mercado é bem competitivo e volátil, por isso, precisamos estar atentos as novidades.

Phisalia e licenciamentos 

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A Phisalia possui um longo histórico em fabricar produtos licenciados, especialmente com a sua marca Trá lá lá. Já foram realizados licenciamentos da marca com “Meu Malvado Favorito”, “Penelope Charmosa”, “Looney Tunes” e, agora, em 2021, com os personagens da “Liga da Justiça”. Alguns desenhos acabam sendo mais sazonais, outros possuem uma estratégia de marketing maior e acabam ficando mais em evidência.

A marca vem sendo construída ao longo dos últimos 20 anos, baseando-se no respeito ao consumidor, qualidade e segurança dos produtos, buscando sempre encantar o público final. Por isso, essas parcerias são realizadas de forma bastante criteriosas, para que transmita segurança aos pais, influenciando diretamente em sua decisão de compra.

Queremos agradar a criança e ajudar os pais, convencendo que a hora do banho pode ter muita alegria e diversão. As crianças precisam brincar e ser cuidadas. O licenciamento nos ajuda a cumprir a missão. Enquanto nossa marca própria transmite confiança e a qualidade necessária para atender aos pais, o licenciamento oferece a criança um personagem que ela conhece, se identifica e se diverte.

Para 2021, nossa intenção é crescer cerca de 20% em faturamento nos itens com personagens licenciados. Dar mais destaque à marca Trá lá lá, principalmente em produtos como shampoo, condicionador e a categoria oral care, na qual estamos trabalhando não só para os consumidores, mas também para gerar penetração em novos clientes e em pontos de venda.

Com tudo isso, sabemos que ainda há um longo caminho a ser traçado, mas acreditamos que o licenciamento de marcas é uma boa estratégia para alcançarmos bons resultados tanto de vendas quanto de conhecimento de nossa marca.


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