Procure o que é Uncool
Leia o artigo de Beth Furtado
Por Redação - 26/03/2009 Artigos
<p>Apesar de os puristas do idioma portugu&ecirc;s protestarem, o uso de palavras em ingl&ecirc;s dissemina-se tornando a comunica&ccedil;&atilde;o uma faceta da globaliza&ccedil;&atilde;o. Mesmo com oposi&ccedil;&atilde;o, j&aacute; existem precedentes de idiomas h&iacute;bridos como o esperanto e o papiamento &ndash; idioma falado no Caribe. E h&aacute; previs&otilde;es de que no futuro ter&aacute; um idioma universal h&iacute;brido como no filme C&oacute;digo 46 em que o idioma &eacute; uma mistura de ingl&ecirc;s, chin&ecirc;s e espanhol.</p> <p>Entre os adeptos do uso h&iacute;brido ingl&ecirc;s-portugu&ecirc;s est&atilde;o os jovens e cool &eacute; uma das palavras preferidas deste grupo, por ser simultaneamente, significado e significante. Como significado expressa coisas, situa&ccedil;&otilde;es ou pessoas antenadas e arrojadas. Como significante seu uso expressa uma atitude contempor&acirc;nea. N&atilde;o o uso de uma palavra em outro idioma, mas a palavra em quest&atilde;o. O fato &eacute; que usar a palavra cool para os jovens &eacute; cool. E apesar das situa&ccedil;&otilde;es constrangedoras despertadas por sua sonoridade, a palavra passou tamb&eacute;m a ser utilizada pelos profissionais de marketing por sua ades&atilde;o no mundo jovem.</p> <p>O advento das pesquisas e tend&ecirc;ncias baseadas nos achados dos cool hunters &ndash; os chamados ca&ccedil;adores de tend&ecirc;ncias &ndash; ajudou a disseminar o termo. E com isso, o jovem antenado tornou-se um profissional de pesquisa de marketing. Como n&atilde;o poderia deixar de ser, todo movimento possui sua contrapartida, sua ant&iacute;tese e, com ela, temos o advento da identifica&ccedil;&atilde;o do uncool.</p> <p>Dentre outros sites dedicados ao tema na internet, h&aacute; o argentino <a target="_blank" href="http://www.theuncoolhunter.com">www.theuncoolhunter.com</a>, que define o uncool como coisas, pessoas, eventos, comportamentos e produtos &ndash; incoerentes, bizarros, kitschs, pretensiosos e malfeitos. Nas categorias analisadas, h&aacute; celebridades, m&uacute;sicas, estilos de vida, propaganda, gadgets, moda, h&aacute;bitos e por a&iacute; vai. A busca de coisas uncool &eacute; mais divertida e pol&ecirc;mica do que identificar produtos, pessoas, objetos e movimentos antenados. Afinal, &eacute; necess&aacute;rio certo descompromisso com a sociedade e grande dose de cr&iacute;tica, ironia e rebeldia para melhor capturar o que &eacute; desconectado.</p> <p>No meio do territ&oacute;rio uncool, h&aacute; espa&ccedil;o para o descarte de tudo que &eacute; massificado para o mau gosto e tamb&eacute;m h&aacute; espa&ccedil;o para o advento da vanguarda. &Eacute; intrigante observar que no ber&ccedil;o do uncool nascem movimentos pra l&aacute; de conectados com as prefer&ecirc;ncias jovens. Por este motivo se sua marca busca conex&atilde;o jovem, n&atilde;o monitore apenas o que &eacute; antenado, mas o que est&aacute; na contram&atilde;o das massas.</p> <p>H&aacute; coisas ultrapassadas que, simultaneamente, tornam-se cool. Dois exemplos. John Travolta foi um sucesso estrondoso no in&iacute;cio de sua carreira nos anos 70. Depois de algumas m&aacute;s escolhas de filmes, tornou-se absolutamente uncool e quase desapareceu. Voltou pela m&atilde;o de Quentin Tarantino para o p&oacute;dio dos muito cool.</p> <p>Mas temos tamb&eacute;m um exemplo brasileiro com a ressurrei&ccedil;&atilde;o de Sidney Magal h&aacute; alguns anos. H&aacute; 20 anos foi um mega sucesso das massas. Brega, mas um sucesso. Depois de anos de ostracismo, tornou-se pop h&aacute; uns 3 anos e at&eacute; dublou o ator Robin Williams no filme Happy Feet, o Ping&uuml;im. Amanh&atilde;, bom amanh&atilde; vai depender do quanto ele conseguir&aacute; manter-se uncool. Ou cool. Whatever…<br /> &nbsp;<br /> * Beth Furtado &eacute; autora dos livros &quot;Singularidades no Varejo&quot;, &quot;Horizontes de Consumo&quot; e &quot;Desejos Contempor&acirc;neos&quot; e &eacute; s&oacute;cia-diretora da <a target="_blank" href="http://www.aliasite.com.br">ALIA</a>, empresa que articula e decodifica conhecimentos, conte&uacute;dos e pesquisas e os materializa sob a forma de pensamento estrat&eacute;gico, novos neg&oacute;cios, estrat&eacute;gias de inova&ccedil;&atilde;o, novos produtos, alternativas de distribui&ccedil;&atilde;o, experi&ecirc;ncias de compras, posicionamento de marca e de comunica&ccedil;&atilde;o, palestras e workshops. E-mail: <a href="mailto:bfurtado@aliasite.com.br">bfurtado@aliasite.com.br</a></p>