Como ser lembrado e visto requer muito mais estratégia do que a pura visibilidade, muitas empresas investem pesado em uma boa agência de publicidade. Os profissionais de uma agência que são capazes de planejar, criar, executar e divulgar campanhas para seus clientes com foco no nicho pretendido de maneira assertiva e utilizando de ferramentas de Marketing fundamentais para o sucesso do negócio.
A parceria entre empresa e agência busca oferecer resultados com base em uma análise criteriosa entre o público-alvo e o propósito da marca. Muito mais do que lidar com a criatividade de uma ação, o trabalho requer um estudo analítico e profundo do consumidor a fim de direcionar a melhor campanha para que o retorno seja positivo e com menor custo.
Isso porque um briefing errado pode gerar perdas e exigir toda uma nova estratégia que levará mais tempo e esforço da equipe.
Equipe de uma agência de publicidade
A rotina de uma agência envolve diferentes times voltados a uma mesma missão: fazer com que a ação de uma marca seja aprovada. Diversas frentes lidam com esse cliente e precisam ter características específicas para atuar com eles, como ser organizado e persuasivo, além de proativo e comunicativo.
Setores
Administrativo: Como toda empresa, o setor administrativo é responsável por: organizar a agência, pagar contas; atuar na Gestão de Recursos Humanos e outras questões burocráticas. Esse trabalho não está diretamente ligado ao trabalho principal da empresa, mas é fundamental para o bom funcionamento da agência.
Tráfego: Este é um departamento comum entre as maiores agências. O objetivo dele é empregar agilidade ao cumprimento de todas as etapas para a entrega de uma campanha. Nessa área, o profissional realiza a divisão de tarefas, organiza o fluxo e garante o cumprimento de prazos.
Atendimento: A equipe que trabalha nesse setor é responsável pelo contato direto com os clientes. Sua função vai desde prospectar novas contas para a agência de publicidade, até fazer a ponte entre o cliente e a equipe de criação. São esses profissionais que colhem os dados do briefing, comunicam as necessidades do cliente para os outros setores da agência e, ao final, apresentam a campanha desenvolvida.
Planejamento: Essa é a equipe que organiza as informações do cliente para que possam ser usadas pela criação. Os profissionais dessa área fazem um brainstorming, uma reunião na qual as pessoas responsáveis pela campanha trocam ideias sobre como atender às expectativas do cliente. Essa equipe também é responsável pela verba disponível a fim de garantir que a produção esteja alinhada com o orçamento. A área de Pesquisa fica dentro do planejamento e é quem coleta de informações sobre o consumidor e sobre o mercado do cliente.
Criação: A equipe de criação é responsável pelo trabalho criativo da agência, de texto e imagem. Somam-se a esse time, Redator, Designer e Social Media.
Mídia: Esse é o setor responsável por veicular as campanhas criadas, selecionando os melhores veículos de comunicação para que a mensagem chegue ao público-alvo.
Todos esses setores funcionam interligados para que a campanha funcione de maneira assertiva. Tudo é interligado e orquestrado para que o resultado saia como o cliente deseja.
Rotina de uma agência
Quando uma empresa entra em contato com uma agência, o primeiro contato dela é para criar o briefing. É nele que o cliente expõe o que deseja e espera com a ação. Essa parte é feita pela equipe de atendimento e, em seguida, a equipe determina o cronograma para a realização da campanha.
É preciso ter todas as informações e identificar quais delas não foram passadas para que o trabalho saia como o esperado. A reunião de brainstorm é a etapa seguinte – ocorrendo entre planejamento e criação. A equipe de criação executa a campanha em si, enquanto a equipe de mídia negocia o espaço em que a ação será veiculada.
A última etapa é a aprovação por parte do atendimento com o cliente. Caso haja alguma alteração o processo passa para a área responsável pela alteração.
Como uma agência envolve diversos clientes por vez, é necessária uma gestão do tempo e organização ímpar, para que os prazos sejam concluídos a tempo.
Organograma da agência de publicidade
Toda essa rotina de trabalho em uma agência de publicidade envolve uma estrutura hierárquica, geralmente composta por cargos de estratégia, gerência e operacional. Os cargos estratégicos envolvem as áreas administrativas, de planejamento e comercial – normalmente os principais gestores e donos ocupam esses cargos.
Abaixo deles, surgem os gerentes de atendimento, comunicação e projetos. São deles as competências de identificar meios para atingir os objetivos. Já a equipe operacional é quem produz de fato. Nela estão pessoas da área de atendimento, mídia, produção, criação e áreas relacionadas, como tecnologia.
Como existem diversas realidades dentro das agências, é preciso analisar caso a caso no momento de elaborar um organograma. Empresas menores e simples comumente tem a divisão feita apenas entre gestores (donos ou sócios) e os colaboradores.
Já uma empresa funcional, possui um líder em cada departamento dividido pelas funções.
Já a estrutura divisional é vista em agências que possuem filiais: ela possui diferentes times dentro de um mesmo departamento. O modelo matriarcal possui equipes multifuncionais que necessitam de diversos processos de comunicação, isso porque possuem uma estrutura muito grande e de níveis.
Como conseguir clientes
Com a transformação digital, diversos profissionais de grandes empresas que eram das áreas de Comunicação, Design e Marketing passaram a empreender e criarem suas próprias agências.
A mágica de atrair clientes não existe. É necessário trabalho árduo e mostrar os resultados a fim de conquistar um número maior de clientes. A ética deve prevalecer a todo momento. Evitando que uma agência atue com concorrentes no mesmo momento.
Veja mais: Assista a 1ª aula de como atrair novos clientes para agências usando uma automação de marketing
O primeiro passo, no entanto, é o networking. O boca-a-boca é a primeira forma de ser visto e conseguir abertura com os donos de empresa. Para isso, é necessário ir a feiras e congressos, participar de eventos e fóruns da área e criar um bom relacionamento com fornecedores – são eles que podem te indicar clientes, quando outra agência não suprir a demanda ou souberem de uma marca que quer trocar de agência.
Além disso, se posicionar de maneira única chama a atenção do mercado. Por isso é necessário apresentar valor agregado e um atendimento excelente. Quando o serviço é bem executado, as chances de recomendação são mais altas. As próprias redes sociais da agência podem mostrar os resultados, mas também ser trabalhada para prospectar.
Uma vez que a agência seja focada em um nicho, ela pode utilizar das próprias ferramentas de monitoramento para se fazer vista. O nicho trará exclusividade e autoridade à agência, uma vez que ela terá total domínio sobre o foco que ela dá ao negócio. O nicho pode ser por categoria, público-alvo ou localização.
Serviços que uma agência de publicidade oferece
Diferente de uma agência de Marketing que contempla equipes voltadas a processos e estratégias de valor, as agências de publicidade voltam à propaganda e produzem materiais de campanhas como vídeos, banners, artes gráficas e releases. Toda a parte que envolve a construção de uma campanha é da competência da agência de publicidade:
– Planejamento de mídia
– Criação e redação de peças publicitárias
– Comunicação interna para engajamento de colaboradores
– Planejamento de Comunicação
– Materiais gráficos
– Produção e edição final de campanhas (foto ou vídeo)
– Quem são as maiores agências de publicidade do Brasil?
Algumas agências se destacam no trabalho que fazem e por lidarem com grandes mídias, acabam ganhando cada vez mais visibilidade e influência. De acordo com a Jantar Ibope Media, Y&R é a agência de publicidade que figura no topo das maiores do Brasil. Criada em 1923 nos Estados Unidos, ela chegou ao Brasil em 2000 e vem realizando campanhas importantes para nomes como LG, Bradesco e Danone. Veja abaixo outras agências de destaque e que possuem grandes cases no país:
– Ogilvy
– Africa
– WMCcann
– Artplan
– Publicis
– Agencia We
– MultiSolution
– Talent Marcel
– DPZ E T
– FCB Brasil
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