Pesquisa revela o descaso das empresas de telefonia com reclamações dos consumidores
Por Redação - 23/10/2007 Últimas notícias
<p><strong>Pesquisa revela o descaso das empresas de telefonia com reclama&ccedil;&otilde;es dos consumidores</strong> </p><p>Na hora de oferecer produtos e servi&ccedil;os, a maioria das empresas de telefonia, fixa ou celular, n&atilde;o medem esfor&ccedil;os nem gastos com vendedores. S&atilde;o adicionais, planos, aparelhos gr&aacute;tis, pacotes, entre outros. O problema come&ccedil;a quando acontecem atrasos na instala&ccedil;&atilde;o, liga&ccedil;&otilde;es desconhecidas debitadas na conta, entre muitas outras reclama&ccedil;&otilde;es. &Eacute; a&iacute; que o consumidor percebe a venda &eacute; completamente diferente da p&oacute;s-venda. A maioria dos insatisfeitos gasta horas nos telefones direcionados para reclama&ccedil;&otilde;es, mas normalmente, o problema demora para ser resolvido.</p><p>Dados do Reclame Aqui (<a href="http://www.reclameaqui.com.br" target="_blank">www.reclameaqui.com.br</a>), site de encontro de consumidores brasileiros descontentes, mostram que, na qualidade do atendimento e aten&ccedil;&atilde;o aos clientes, as empresas de telefonia est&atilde;o entre as piores do pa&iacute;s, na opini&atilde;o de 130 mil consumidores cadastrados. A pesquisa revelou que estas empresas respondem, em m&eacute;dia, a apenas 4% das reclama&ccedil;&otilde;es e demoram mais de seis dias para dar retorno. Segundo Maur&iacute;cio Vargas, diretor do site, o levantamento foi baseado em 6 mil empresas de v&aacute;rios setores que tiveram reclama&ccedil;&atilde;o registrada no site.&nbsp; </p><p>No levantamento feito de 2002 at&eacute; outubro deste ano, o sistema apontou quase todas as empresas de telefonia fixa e m&oacute;vel entre as que mais desagradaram seus clientes e as que mais ignoraram reclama&ccedil;&otilde;es. Na telefonia m&oacute;vel, a operadora Vivo teve 1567 reclama&ccedil;&otilde;es e respondeu apenas 54, um &iacute;ndice de 3,4%. A Brasil Telecom GSM teve 214 reclama&ccedil;&otilde;es e respondeu somente 8, &iacute;ndice de 3,7%. Na mesma linha est&aacute; a TIM GSM, que teve 1333 reclama&ccedil;&otilde;es e respondeu 52, &iacute;ndice de 3,9%. Quem respondeu um pouco mais foi a Oi, que teve 499 reclama&ccedil;&otilde;es e respondeu 82, &iacute;ndice de 16,4%. A operadora Claro foi a &uacute;nica exce&ccedil;&atilde;o, pois das 1277 reclama&ccedil;&otilde;es, respondeu 1274 e marcou &iacute;ndice de 99,8%.</p><p>Na telefonia fixa o quadro n&atilde;o muda muito. A Telef&ocirc;nica teve 971 reclama&ccedil;&otilde;es e respondeu somente 60. A Brasil Telecom recebeu 455 e respondeu apenas 50. A Telemar &eacute; a que tem o pior &iacute;ndice de todas: at&eacute; hoje, n&atilde;o respondeu nenhuma reclama&ccedil;&atilde;o.</p>