Pequenas e médias empresas: conhecendo o ciclo de vida de seus produtos ou serviços
Por Redação - 27/10/2008 Artigos
<p class="titulomateria">Pequenas e m&eacute;dias empresas: conhecendo o ciclo de vida de seus produtos ou servi&ccedil;os</p> <p>Por Alessandro Basile*</p> <p>O desconhecimento do momento em que a empresa se encontra &eacute; um dos principais fatores que levam &agrave; desagrega&ccedil;&atilde;o dos neg&oacute;cios. Produtos e servi&ccedil;os t&ecirc;m ciclo de vida e &eacute; muito importante conhec&ecirc;-los, pois disso depende a otimiza&ccedil;&atilde;o de resultados, a comunica&ccedil;&atilde;o mais efetiva, o planejamento estrat&eacute;gico. Conhe&ccedil;a aqui, mais de perto, os ciclos de vida de um produto ou servi&ccedil;o, que v&atilde;o da introdu&ccedil;&atilde;o ao decl&iacute;nio, passando por crescimento e maturidade. Ao conhecer estes ciclos voc&ecirc; pode planejar com mais efic&aacute;cia e compreender, inclusive, a hora certa de inovar.<br />&nbsp;<br />Conhecer melhor sua empresa, suas for&ccedil;as e fraquezas, amea&ccedil;as e oportunidades s&atilde;o os primeiros passos para conhecer o todo e, a partir da&iacute;, planejar e mudar o seu resultado.</p> <p>Uma das principais fragilidades das pequenas e m&eacute;dias empresas &eacute;, justamente, a falta de informa&ccedil;&atilde;o. A maioria das empresas atua de forma reativa, ou seja, reagindo a situa&ccedil;&otilde;es espec&iacute;ficas de mercado como a inova&ccedil;&atilde;o da concorr&ecirc;ncia, a guerra de pre&ccedil;os deflagrada pela concorr&ecirc;ncia ou fus&otilde;es.</p> <p>Para n&atilde;o agir &agrave;s cegas, as empresas precisam reunir informa&ccedil;&otilde;es importantes que, muitas vezes, n&atilde;o est&atilde;o vis&iacute;veis e precisam ser garimpadas e pesquisadas, algo dif&iacute;cil para empresas com times enxutos, muito focados nas opera&ccedil;&otilde;es do dia-a-dia. Um exemplo dram&aacute;tico &eacute; o que diz respeito ao ciclo de vida dos produtos ou servi&ccedil;os. Neste momento voc&ecirc; conhece o ciclo de vida dos produtos ou servi&ccedil;os de sua empresa?</p> <p>De modo geral, at&eacute; mesmo para empresas prestadoras de servi&ccedil;os, os produtos apresentam ciclos de vida que j&aacute; foram amplamente pesquisados e estudados. Estima-se que os ciclos de vida s&atilde;o 4: introdu&ccedil;&atilde;o, crescimento, maturidade e decl&iacute;nio. A introdu&ccedil;&atilde;o &eacute; o momento em que o produto &eacute; idealizado e lan&ccedil;ado no mercado, configurando-se em uma inova&ccedil;&atilde;o, trazendo como diferencial justamente o fato de ser novo, inovador.</p> <p>O crescimento &eacute; o momento em que o produto avan&ccedil;a no mercado, conquistando consumidores de modo lento e gradual ou arrebatador e vertiginoso. Com o passar do tempo, este produto conquista uma fatia de mercado e se consolida como uma op&ccedil;&atilde;o para o consumidor.</p> <p>Entra assim na fase da maturidade, que pode ser longa ou curta, dependendo das a&ccedil;&otilde;es de marketing da empresa. Por fim, em fun&ccedil;&atilde;o da concorr&ecirc;ncia, das inova&ccedil;&otilde;es, da disputa por pre&ccedil;o, o produto entra em decl&iacute;nio, podendo deixar de ser lucrativo e at&eacute; deixar o mercado.</p> <p>Voc&ecirc; conhece o ciclo de vida dos produtos ou servi&ccedil;os de sua empresa? Conhecer essa informa&ccedil;&atilde;o pode significar a diferen&ccedil;a entre lucro ou preju&iacute;zo, obsolesc&ecirc;ncia ou inova&ccedil;&atilde;o. Se voc&ecirc; n&atilde;o tem essa informa&ccedil;&atilde;o, pode ser importante pedir ajuda especializada para conhec&ecirc;-la, pois isso pode significar a renova&ccedil;&atilde;o de seu neg&oacute;cio. <br />&nbsp;<br />* Alessandro Basile &eacute; s&oacute;cio da <a href="http://www.agmkt.com.br" target="_blank">AGMKT &ndash; Estrat&eacute;gia Empresarial</a>, publicit&aacute;rio, p&oacute;s-graduado em Comunica&ccedil;&atilde;o com Mercado pela ESPM, com especializa&ccedil;&atilde;o pela FGV e Consultor de Marketing para Pequenas e M&eacute;dias Empresas.&nbsp;E-mail: <a href="mailto:basile@agmkt.com.br">basile@agmkt.com.br</a></p>