Os desafios de uma nova tecnologia
Marcos Ferraz Romero fala sobre os caminhos para desenvolver a tecnologia Wi-Fi no Brasil. O recém contratado para coordenar o Marketing da Vex explica como é o trabalho neste novo mercado.
Por Redação - 30/05/2006 Entrevistas
<p><strong>Os desafios de uma nova tecnologia<br /><br /></strong>Da Reda&ccedil;&atilde;o<br />pauta@mundodomarketing.com.br<br /><br />A dissemina&ccedil;&atilde;o da tecnologia Wi-Fi &eacute; o sonho de muitos empres&aacute;rios da internet e tamb&eacute;m dos usu&aacute;rios que, com esta ferramenta, podem ter acesso r&aacute;pido &agrave; rede mundial de computadores em qualquer lugar, na pra&ccedil;a, no shopping, em restaurantes, hot&eacute;is, centro de conven&ccedil;&otilde;es e aeroportos.<br /><br />Para ter esta conex&atilde;o onipresente, no entanto, &eacute; preciso planejar estrat&eacute;gias que disseminem a tecnologia. Para isso, a Vex – empresa de implanta&ccedil;&atilde;o de redes sem fio – contratou Marcos Ferraz Romero como coordenador de Marketing. Ele explicou ao Mundo do Marketing como pretende cumprir esta tarefa.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Explique como funciona tecnologia Wi-Fi, na teoria e na pr&aacute;tica?</span><br />A tecnologia Wi-Fi funciona por radiofreq&uuml;&ecirc;ncia. Nos hotspots (locais onde o Wi-Fi est&aacute; dispon&iacute;vel), s&atilde;o instalados sistemas que fornecem sinais a aparelhos, como computadores port&aacute;teis, para que internautas naveguem pela Internet, sem a necessidade de intermedia&ccedil;&atilde;o de linhas telef&ocirc;nicas ou qualquer outra estrutura f&iacute;sica. Al&eacute;m dessa praticidade, o link &eacute; feito por banda larga, em alta velocidade.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Quais s&atilde;o os desafios para promover a tecnologia Wi-Fi no mercado brasileiro?</span><br />A tecnologia Wi-Fi cresceu substancialmente no Brasil, tanto em rede de hotspots quanto n&uacute;mero de usu&aacute;rios, por&eacute;m ainda &eacute; necess&aacute;rio investir na populariza&ccedil;&atilde;o da tecnologia junto ao seu p&uacute;blico potencial, para que esse crescimento torne-se ainda mais acentuado.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Quem s&atilde;o os clientes potenciais da Vex? Qual &eacute; perfil deste p&uacute;blico?</span><br />Dentre os clientes potenciais da Vex est&atilde;o os estabelecimentos comerciais que se interessam em oferecer um benef&iacute;cio adicional a seus clientes, como caf&eacute;s, restaurantes, hot&eacute;is, shopping centers, universidades e aeroportos. J&aacute; quando falamos em usu&aacute;rio final, todo propriet&aacute;rio de notebook ou PDA (computador de m&atilde;o) &eacute; um cliente em potencial, j&aacute; que tem a possibilidade de, atrav&eacute;s da mobilidade que o aparelho lhe oferece, acessar a Internet de qualquer hotspot.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Onde os provedores de acesso entram nesta tecnologia? Qual &eacute; a fun&ccedil;&atilde;o deles?</span><br />A parceria com grandes provedores de acesso, como a Vex possui, est&aacute; intimamente ligada &agrave; expans&atilde;o e populariza&ccedil;&atilde;o do uso da tecnologia Wi-Fi no Brasil. Isso se reflete em um aumento expressivo no n&uacute;mero de usu&aacute;rios cadastrados.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Alguns estudos criticam a implanta&ccedil;&atilde;o de redes Wi-Fi em locais p&uacute;blicos. <br />Quais s&atilde;o as verdades e mentiras neste argumento?</span><br />As cr&iacute;ticas sobre implanta&ccedil;&atilde;o de redes sem fio em locais p&uacute;blicos surgiram em raz&atilde;o da necessidade de aparelhos compat&iacute;veis, de valor relativamente alto, o que agora toma outro caminho com a diminui&ccedil;&atilde;o dos pre&ccedil;os de notebooks e PDA&rsquo;s.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Uma das grandes queixas &eacute; quanto a lentid&atilde;o do sistema. At&eacute; que ponto isso se traduz no desempenho de cada conex&atilde;o?</span><br />Para garantir que cada hotspot tenha um bom desempenho de conex&atilde;o &eacute; importante uma previs&atilde;o do volume de usu&aacute;rios para que o link de banda larga do local seja compat&iacute;vel, al&eacute;m de constante monitoramento para que seja detectada qualquer necessidade de up-grade. Por esse motivo, apenas redes de hotspot conseguem garantir o n&iacute;vel de servi&ccedil;o necess&aacute;rio para a satisfa&ccedil;&atilde;o do usu&aacute;rio final.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Qual &eacute; a experi&ecirc;ncia profissional que voc&ecirc; traz para a Vex?</span><br />A experi&ecirc;ncia que trago para a Vex est&aacute; ligada ao desenvolvimento de alian&ccedil;as existentes, prospec&ccedil;&atilde;o de novos parceiros e desenvolvimento de projetos voltados tanto para o crescimento da Vex como para expans&atilde;o da imagem da marca no mercado. Isso se traduz no fortalecimento das parcerias com provedores de acesso e players do mercado de Wi-Fi.<br /><br /><span class="texto_laranja_bold">Como &eacute; operacionalizar parcerias, prospec&ccedil;&atilde;o de novos clientes e elabora&ccedil;&atilde;o de estrat&eacute;gias voltadas &agrave; promo&ccedil;&atilde;o da marca?<br /></span>Operacionalizar parcerias &eacute; um trabalho desafiante, pois envolve a adequa&ccedil;&atilde;o de diversos modelos de neg&oacute;cio e empresas, al&eacute;m de um teamwork muito forte. O resultado final precisa trazer um retorno positivo para ambos os lados e, assim, abrir portas para um planejamento estruturado de a&ccedil;&otilde;es, fortalecendo a alian&ccedil;a. Promo&ccedil;&atilde;o de marca envolve a escolha correta dos canais de divulga&ccedil;&atilde;o e, em muitos casos, alian&ccedil;as estrat&eacute;gicas s&oacute;lidas com parceiros de grande relev&acirc;ncia, que ajudam a alavancar a exposi&ccedil;&atilde;o de uma marca espec&iacute;fica.</p>