Oferta de vagas para Analista de Marketing tem aumento de até 55%, segundo dados do Indeed Bruno Mello 21 de fevereiro de 2022

Oferta de vagas para Analista de Marketing tem aumento de até 55%, segundo dados do Indeed

         

Com o mercado em expansão e profissionais cada vez mais requisitados, veja quais são as habilidades que podem fazer a diferença para uma vaga no setor

Oferta de vagas para Analista de Marketing tem aumento de até 55%, segundo dados do Indeed
Publicidade

O Marketing é um dos setores que mais vem crescendo nos últimos anos. Com cada vez mais pessoas conectadas à Internet, o Marketing digital tornou-se uma peça chave nas empresas e organizações. No Brasil, a demanda por empregos relacionados ao setor aumentou consideravelmente, de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. De acordo com dados do Indeed, site de empregos número 1 no mundo, as oportunidades que mais se destacaram foram Gerente de Marketing, com um aumento de 17%, Social Media com 36% de aumento na oferta de vagas, Analista de Marketing Sênior, 44%, e Analista de Marketing Pleno com um salto de 55%.

O diretor de vendas do Indeed no Brasil, Felipe Calbucci, explica que as empresas buscam habilidades específicas desses profissionais. “Para atuar nessa área, é preciso ter um misto de habilidades técnicas, que são exigidas para comprovar a capacidade do candidato de entender e implementar diferentes métodos de Marketing para as campanhas, mas também algumas soft skills que vão mostrar a capacidade de trabalhar bem em equipe ou ser criativo, por exemplo”.

Com o boom da digitalização durante a pandemia, o setor segue uma tendência de crescimento. Por isso, o Indeed destaca as habilidades mais requeridas pela área e como melhorá-las e ganhar destaque no mercado.

1. Falar em público

Saber falar em público é vital para que o profissional apresente informações de forma eficaz e se comunique com os membros de sua equipe e gerentes. Ter uma boa oratória faz com que ele consiga expor informações sobre seus esforços de Marketing com mais eficiência e mostrar ideias de campanhas para pessoas de outros departamentos e clientes. Uma boa dica para melhorar o discurso público é fazer uma boa pesquisa do tema a ser abordado e ensaiar discursos e apresentações antes de propriamente apresentar-se a um público externo.

Publicidade

2. Ter capacidade analítica

Muitos profissionais analisam dados e medem o desempenho dos anúncios para melhorar seus métodos. As habilidades analíticas são úteis para diferentes tarefas, como coletar e interpretar as preferências do cliente, definir os problemas principais e buscar soluções para resolvê-los, além de obter detalhes sobre o desempenho da equipe. “Para o profissional melhorar seu desempenho no trabalho, é preciso aprender a ler representações visuais de dados e praticar a análise de informações”, sugere Calbucci.

3. Saber utilizar email Marketing 

E-mail Marketing é um método comum utilizado para alcançar novos clientes e permanecer relevante para os clientes existentes, entrando em contato com eles regularmente, através de boletins informativos e e-mails de boas-vindas ou atualizações. Para melhorar a estratégia de e-mail marketing, uma boa ideia é experimentar diferentes tipos de formatos de e-mail e medir os que funcionam melhor para criar mensagens aprimoradas para seu público.

4. Conhecimento em SEO

Aprender a otimização de mecanismos de busca, ou SEO, é uma ótima maneira dos profissionais melhorarem os esforços de Marketing digital por meio da obtenção de tráfego orgânico de pesquisas on-line. O SEO de qualidade permite direcionar os clientes para o site da empresa e produtos online usando palavras-chave que ajudam os produtos terem um melhor rankeamento nos resultados de pesquisa relevantes.

Felipe salienta que, atualmente, existem muitos cursos de SEO online que ensinam como criar palavras-chave e anúncios eficazes para mecanismos de pesquisa, além de programas de análise que podem ajudar a melhorar o uso de SEO para o Marketing digital.

5. Usar a criatividade

A criatividade permite gerar ideias interessantes e inovadoras. “O profissional usa a criatividade ao fazer campanhas online, alcançando os clientes de maneiras diferentes de seus concorrentes, o que ajuda a diferenciar os produtos da sua empresa”, explica Calbucci. Técnicas de brainstorming e pesquisar novas táticas de Marketing ajudam o profissional a melhorar as habilidades criativas, além de fornecer  insights sobre o que os concorrentes fazem para ter campanhas bem-sucedidas.

Leia também: Tendências para o profissional de Marketing em 2022


Publicidade