O varejo no século XXI 21 de maio de 2010

O varejo no século XXI

         

É hora de a indústria e o varejo mudarem e colaborarem com foco no shopper e não apenas em seus produtos ou lojas

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<p>Por Rafael D’Andrea*<br /> <br /> Estamos finalizando a primeira década deste século. Naturalmente muito do século passado ainda vive, principalmente no varejo brasileiro. Agora está na hora de mudar o foco desse negócio. Escuto de supermercadistas que o básico precisa ser feito antes de se ir além em experiência de compra e shopper marketing. Para mim, o básico é ouvir o cliente, conhecer o cliente, atender e antecipar as necessidades do cliente. A crise pode chegar a qualquer momento e então será tarde para começar a fazer shopper marketing de verdade. <br /> <br /> Shopper marketing é dar ao cliente o que ele precisa, sem armadilhas, obstáculos ou artimanhas para persuadi-los a fazer o que não querem. Shopper marketing é influenciar o cliente a buscar o que procura na sua loja, sem perder tempo, mas fazer isso várias vezes, repetidamente, capturando assim seu bolso e alguma fidelidade.<br /> <br /> É hora de a indústria e o varejo mudarem e colaborarem com foco no shopper e não apenas em seus produtos ou lojas, oferecendo soluções reais às suas necessidades de tempo, economia de dinheiro e atendendo às suas expectativas. <br /> <br /> Desde a definição de sortimento, sinalização de categoria, design, layout das seções e navegação na loja até o “planograma”, materiais informativos e promocionais, todos são elementos de shopper marketing e devem ser planejados para alavancar as vendas, devem ser testados e corrigidos para atender as necessidades do shopper. <br /> <br /> Pode ser impactante no começo, mas no médio e longo prazos, nesse mundo multicanal em que vivemos, onde os produtos podem ser encontrados em praticamente todos os lugares, sobreviverão apenas os que atenderem aos shoppers com a simplicidade e a inteligência do século XXI.<br /> <br /> * Rafael D’Andrea é diretor de Desenvolvimento da <a target="_blank" href="http://www.toolboxtm.com.br">ToolBoxTM – Métricas de Ponto-de-venda</a>. Formado em Administração de Empresas pela FEA-USP, possui especialização em Marketing pela UC-Berkeley (EUA) e pós-graduação em Economia pela  FIPE-USP. Consultor, palestrante, é professor de pós-graduação do Insper (antigo IBMEC São Paulo).</p>


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