O universitário pode se tornar fiel a sua marca?
Leia o artigo de Caio Romano
Por Redação - 28/01/2009 Artigos
<p class="titulomateria">O universit&aacute;rio pode se tornar fiel a sua marca?</p> <p>Por Caio Romano*</p> <p>O marketing atual fala em personaliza&ccedil;&atilde;o. Tamb&eacute;m fala que proveniente dela, surge a reten&ccedil;&atilde;o e a fideliza&ccedil;&atilde;o. Mas o que vejo, em minhas experi&ecirc;ncias nessa &aacute;rea, &eacute; que as organiza&ccedil;&otilde;es se preocupam com esses conceitos de uma forma macro. Mesmo quando a palavra &eacute; segmentar, o termo &eacute; aplicado para perfis de consumo generalistas e n&atilde;o nas reais verticais de mercado.</p> <p>Sim, o universit&aacute;rio pode ser considerado uma vertical de mercado. Simplesmente porque durante o per&iacute;odo do curso superior, o aumento na renda mensal pessoal &eacute; de 56%. Para se ter uma id&eacute;ia, os alunos universit&aacute;rios que cursam entre o 4&ordm; e o 6&ordm; ano t&ecirc;m um ganho por m&ecirc;s representado por cerca de R$ 1,2 mil. Muitos ainda contam com o apoio financeiro dos pais, possibilitando que essa remunera&ccedil;&atilde;o seja destinada a compras particulares, o que alavanca o potencial de consumo. Mas, por falta de conhecimento deste perfil por parte das companhias, fruto da pr&oacute;pria falta de divulga&ccedil;&atilde;o desse nicho, o setor perde investimentos.</p> <p>Quando os jovens assimilam e interiorizam as marcas, as propagandas, sejam elas focadas em a&ccedil;&otilde;es promocionais, an&uacute;ncios etc, ganham mais efici&ecirc;ncia e a imagem de uma marca tem maior probabilidade de fixa&ccedil;&atilde;o positiva. Todos sabemos que identificar e dirigir a comunica&ccedil;&atilde;o significa segmentar e atingir, mais facilmente, o p&uacute;blico desejado.</p> <p>No caso do p&uacute;blico jovem, mais especificamente, o Universit&aacute;rio, a segmenta&ccedil;&atilde;o da audi&ecirc;ncia n&atilde;o s&oacute; pode como deve ser mais aproveitada. Um dos caminhos &eacute; detectar as diferen&ccedil;as entre o p&uacute;blico homog&ecirc;neo e a massa heterog&ecirc;nea. O primeiro &eacute; caracterizado como uma &ldquo;tribo&rdquo; que possui, em sua maioria, as mesmas vontades e semelhan&ccedil;as entre os membros. A segunda &eacute; formada por indiv&iacute;duos que n&atilde;o se conhecem e, mais provavelmente, n&atilde;o t&ecirc;m as mesmas caracter&iacute;sticas.</p> <p>A&iacute; entra uma das facilidades na forma de comunica&ccedil;&atilde;o dirigida. O tempo de resposta &eacute; muito mais &aacute;gil quando voc&ecirc; fala a mesma l&iacute;ngua com um mesmo grupo. Voc&ecirc; pode ter diversos formatos de comunica&ccedil;&atilde;o, para diferentes grupos. Mas a vantagem &eacute; que voc&ecirc; padroniza ao mesmo tempo em que personaliza. Padroniza porque tem uma a&ccedil;&atilde;o para um grupo e conversa com um n&uacute;mero maior de pessoas, mas personaliza porque mesmo neste grupo, a sensa&ccedil;&atilde;o &eacute; de uma conversa one to one, justamente porque os costumes s&atilde;o semelhantes entre si.</p> <p>Os agrupamentos se d&atilde;o por afinidade e a mais comum delas &eacute; a uni&atilde;o por faixa et&aacute;ria. Os jovens se agregam por ideais e, principalmente, pela busca de novidades, j&aacute; que as d&uacute;vidas acompanham o processo de amadurecimento.</p> <p>Nesse momento, a procura pelo desconhecido &eacute; constante. Certamente, um per&iacute;odo excelente para auxiliar na forma&ccedil;&atilde;o de seu perfil comportamental. O marketing atual n&atilde;o trabalha o produto ou servi&ccedil;o por si mesmo. Ele j&aacute; traz ferramentas que valorizam o lado pessoal, muito al&eacute;m do simples incentivo &agrave; compra. &Eacute; extremamente diferente desenvolver uma comunica&ccedil;&atilde;o com apelo emocional para gostos j&aacute; particularizados e para um p&uacute;blico em fase de forma&ccedil;&atilde;o de opini&atilde;o.</p> <p>Aqui falo da fase de inser&ccedil;&atilde;o na inser&ccedil;&atilde;o. Significa inserir uma marca em um p&uacute;blico que est&aacute; inserindo conhecimentos em sua personalidade para forma&ccedil;&atilde;o de seus gostos. O ciclo natural de fases em nossas vidas &eacute; composto pela inf&acirc;ncia, juventude, adulta e terceira idade. E ent&atilde;o, qual fase pode ter maior ader&ecirc;ncia em na fideliza&ccedil;&atilde;o de sua marca? &Eacute; s&oacute; pensar que se ela for fiel a sua marca hoje, a tend&ecirc;ncia de sua continuidade amanh&atilde; s&oacute; dependeu de voc&ecirc; mesmo.</p> <p>*Caio Romano &eacute; Diretor Geral da Mundo Universit&aacute;rio, ag&ecirc;ncia de publicidade, promo&ccedil;&otilde;es e eventos. E-mail: <a href="mailto:caioromano@mundouniversitario.com.br">caioromano@mundouniversitario.com.br</a></p>