<p>Por Felipe Morais*<br /> <br /> Em todas as minhas aulas e palestras eu sempre falo sobre um conceito que acredito ser importante: hoje, a principal estrat&eacute;gia de marketing digital de uma marca &eacute; a gera&ccedil;&atilde;o de conte&uacute;do! Afinal, ningu&eacute;m segue Twitter parado, ningu&eacute;m volta a site desatualizado e ningu&eacute;m participa de comunidade &ldquo;morta&rdquo;. E o Google indexa as p&aacute;ginas (entre outros fatores) pela sua relev&acirc;ncia.<br /> <br /> S&oacute; com o par&aacute;grafo acima j&aacute; est&aacute; defendida a estrat&eacute;gia de ser relevante na web; pense se voc&ecirc;, caro leitor (a) segue um Twitter que n&atilde;o &eacute; atualizado h&aacute; 6 meses por exemplo. Mas vamos aprofundar um pouco mais sobre essa estrat&eacute;gia e como us&aacute;-la a favor das marcas. Afinal, para que criamos uma a&ccedil;&atilde;o, campanha, t&aacute;tica, ativa&ccedil;&atilde;o se n&atilde;o para divulgar uma marca/produto/servi&ccedil;o e gerar vendas?<br /> <br /> A internet, sem d&uacute;vida, revolucionou a forma de consumo das pessoas. N&atilde;o apenas consumo de produtos, mas consumo de not&iacute;cias, entretenimento e conhecimento em geral. H&aacute; anos ouvimos que &ldquo;o mundo est&aacute; a um click&rdquo; e h&aacute; anos vemos que isso &eacute; realmente uma verdade absoluta que s&oacute; ganha mais adeptos (internautas) ao longo dos anos. Se voc&ecirc; quer comprar um celular e digita o nome dele no Google tem pelo menos 1 milh&atilde;o de links de sites, blogs, Redes Sociais, sites de revistas, programas de TV, entrevistas, f&oacute;runs que oferecem a voc&ecirc; conte&uacute;do desse celular que voc&ecirc; deseja comprar, n&atilde;o s&oacute; dele, mas traz comparativos de modelos, pre&ccedil;os e opini&otilde;es de quem tem, quer ter ou j&aacute; teve. Isso &eacute; conte&uacute;do, gerado muito mais pelo usu&aacute;rio do que pela marca, mas &eacute; conte&uacute;do!<br /> <br /> N&oacute;s planners, temos que entender que h&aacute; 20 anos quem formava a opini&atilde;o das pessoas era o Cid Moreira e o Sergio Chapelin. Hoje eu tenho um <a href="http://plannerfelipemorais.blogspot.com" target="_blank">Blog</a> com 3 mil acessos por m&ecirc;s e influencio a opini&atilde;o dessas pessoas; Meu Twitter (<a href="http://www.twitter.com/plannerfelipe" target="_blank">@plannerfelipe</a>) tem mais de 3 mil seguidores que podem ou n&atilde;o ser p&uacute;blico do meu site, o que faz com que eu aumente o meu poder de influ&ecirc;ncia. Isso sem contar o Facebook, artigos, meu livro (Planejamento Estrat&eacute;gico Digital) entre outros meios que uso para disseminar conte&uacute;do relevante ao mercado de comunica&ccedil;&atilde;o e marketing digital.<br /> <br /> Mas o Felipe &eacute; pequeno. O que uma marca como a Coca-Cola pode fazer para gerar esse conte&uacute;do? Qualquer coisa que a Coca-Cola fizer vai atrair uma audi&ecirc;ncia enorme. S&oacute; pelo fato de 24 milh&otilde;es de pessoas curtirem a Fan-Page dela no Facebook j&aacute; temos uma no&ccedil;&atilde;o do tamanho do poder da marca. Mas ser&aacute; que as pessoas que amam a Coca-Cola querem saber sobre a crise nos EUA ou sobre lugares divertidos de onde tomar a Coca-Cola? Ou saber sobre as latas que existem nos pa&iacute;ses com s&iacute;mbolos e desenhos diferenciados? Claro que o usu&aacute;rio busca a marca para saber da marca!<br /> <br /> E como saber o que o usu&aacute;rio quer? Simples. Pergunte! Para ser relevante &eacute; preciso saber o que as pessoas buscam da sua marca e ent&atilde;o oferecer isso a elas. Pesquise, converse, entenda. Use as Redes Sociais, site, blog da marca para entender o que passa na cabe&ccedil;a do seu consumidor, o que ele quer da sua marca e o que o ajuda na decis&atilde;o de compra (seja na loja f&iacute;sica ou online). Diante disso, trace a sua estrat&eacute;gia, seja relevante e direto. Dessa forma, naturalmente a sua marca ser&aacute; a refer&ecirc;ncia para o consumidor que vai procur&aacute;-la antes da concorr&ecirc;ncia. As chances de convers&atilde;o s&atilde;o excelentes, n&atilde;o???<br /> <br /> * Felipe Morais &eacute; publicit&aacute;rio, professor, palestrante e escritor. Especialista em Planejamento Estrat&eacute;gico Digital, autor do livro de mesmo nome.</p>
O que é ser relevante?
1 de abril de 2011