O que o consumidor quer dos produtos
Entre aspectos físicos e sociológicos, o que o consumidor quer é qualidade, preço e identificação
Por Redação - 13/02/2007 Reportagens
<p><strong>O que o consumidor quer dos produtos</strong></p><p>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>Responder o que o consumidor espera de um produto n&atilde;o &eacute; tarefa f&aacute;cil. Tema de discuss&otilde;es entre especialistas em pesquisas, varejo e comportamento, definir o que &eacute; diferencial &eacute; o mesmo que lidar com uma equa&ccedil;&atilde;o onde existem in&uacute;meras vari&aacute;veis. Confiabilidade, pre&ccedil;o, qualidade e at&eacute; beleza s&atilde;o apenas algumas delas. Uma caracter&iacute;stica, entretanto, se destaca sociologicamente: a identifica&ccedil;&atilde;o.</p><p>Se estamos inseridos em uma organiza&ccedil;&atilde;o social onde determinadas caracter&iacute;sticas s&atilde;o valorizadas mais que outras, n&atilde;o podemos esquecer que n&atilde;o h&aacute; nada mercadol&oacute;gico sem que seja tamb&eacute;m sociol&oacute;gico, &eacute; o que ressalta o Professor Eduardo Ayrosa. Especialista em comportamento do consumidor da EBAPE/FGV &ndash; Escola Brasileira de Administra&ccedil;&atilde;o P&uacute;blica e de Empresas da Funda&ccedil;&atilde;o Get&uacute;lio Vargas -, ele conta que, antes de tudo, o consumidor busca identifica&ccedil;&atilde;o.</p><p>As pessoas s&atilde;o influenciadas por muitas informa&ccedil;&otilde;es no dia a dia, desde tradi&ccedil;&atilde;o e propaganda &agrave;s opini&otilde;es das pessoas que as cercam. &ldquo;N&atilde;o existe uma f&oacute;rmula b&aacute;sica&rdquo;, afirma em entrevista ao site. Para ele, cada produto possui um atrativo espec&iacute;fico e &eacute; imposs&iacute;vel prever como as pessoas s&atilde;o afetadas com exatid&atilde;o. </p><p>As v&aacute;rias ferramentas e pesquisas de Marketing, no entanto, apontam caminhos que podem influenciar a decis&atilde;o do consumidor tanto na hora da compra quanto no relacionamento que valoriza o contato com a marca.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Qualidades</span><br />Antes, durante e depois da compra o consumidor est&aacute; atento a quest&otilde;es que ser&atilde;o diferencias nas suas escolhas futuras. N&atilde;o ter problemas, desde o funcionamento do produto aos servi&ccedil;os e apresentar caracter&iacute;sticas como beleza e limpeza s&atilde;o algumas das caracter&iacute;sticas que F&aacute;bio Mariano destaca. Como especialista em comportamento do consumidor da ESPM-SP e S&oacute;cio-Diretor do instituto de pesquisa InSearch, ele conta que qualquer consumidor espera mais solu&ccedil;&otilde;es do que problemas. Mariano tamb&eacute;m acredita na valoriza&ccedil;&atilde;o de experi&ecirc;ncias e caracter&iacute;sticas como interatividade e personaliza&ccedil;&atilde;o.</p><p>A embalagem pode ser o primeiro contato entre marca e consumidor e precisa refletir em segundos tudo aquilo que ele espera do produto. &ldquo;S&atilde;o os dois segundos mais importantes do marketing&rdquo;, garante Lincoln Seragini, especialista em embalagens e membro da Academia Brasileira de Marketing.</p><p>Ele explica que o consumidor n&atilde;o desvincula a embalagem do produto e por isso ela deve refletir todas as expectativas quanto &agrave;quilo que ela guarda. &ldquo;Se a embalagem n&atilde;o cumprir o que promete o consumidor pode se sentir tra&iacute;do, frustrado&rdquo;, comenta em entrevista ao site. Para tanto, o produto come&ccedil;a pela originalidade na embalagem e se valoriza pela qualidade e confiabilidade.</p><p>Pre&ccedil;o tamb&eacute;m &eacute; um diferencial importante. Mais do que isso, nada &eacute; melhor que uma rela&ccedil;&atilde;o justa entre custo e benef&iacute;cio. &ldquo;O consumidor paga mais quando reconhece que o custo justifica&rdquo;, diz F&aacute;bio Mariano. Esta tamb&eacute;m foi uma das vantagens apontada por Maria In&ecirc;s Dolci, coordenadora institucional do Pro Test &ndash; Associa&ccedil;&atilde;o Brasileira de Defesa do Consumidor. </p><p>O projeto executa testes com diversos produtos de diferentes segmentos com o objetivo de identificar quais s&atilde;o as melhores op&ccedil;&otilde;es para os consumidores e incentivar o aperfei&ccedil;oamento dos produtos por parte das empresas. &ldquo;Hoje o consumidor tem outras alternativas. Ele pode mudar de marca, por exemplo&rdquo;, avalia.</p><p><span class="texto_laranja_bold">O que esperar</span><br />Para ela, cada dia mais o consumidor reconhece seus direitos e valoriza caracter&iacute;sticas como durabilidade e garantia, al&eacute;m das informa&ccedil;&otilde;es que precisar. &ldquo;O consumidor quer qualidade, informa&ccedil;&otilde;es necess&aacute;rias e que o produto atenda a todas as suas necessidades&rdquo;, constata.</p><p>O comportamento do consumidor tamb&eacute;m aponta tend&ecirc;ncias. Al&eacute;m de uma maior exig&ecirc;ncia por parte do p&uacute;blico: as empresas devem se adaptar para responder &agrave;s d&uacute;vidas e solucionar problemas, estar atento a tend&ecirc;ncias contempor&acirc;neas tamb&eacute;m &eacute; importante. F&aacute;bio Mariano, da InSearch, informa que produtos funcionais ter&atilde;o destaque, como refrigerante que ajuda no emagrecimento ou sabonete que tamb&eacute;m funciona como rem&eacute;dio.</p><p>Ser altamente personaliz&aacute;vel e privilegiar a experi&ecirc;ncia ajudam a atrair os consumidores, al&eacute;m, &eacute; claro, de surpreend&ecirc;-lo. &ldquo;&Eacute; preciso ter diferencial, o que &eacute; dif&iacute;cil hoje em dia&rdquo;, conclui.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Especial &quot;O que o consumidor quer&quot;</span><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=392" target="_blank">Relacionamento &eacute; a Base</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=423" target="_blank">Facilidade, comodidade, conveni&ecirc;ncia, diferencia&ccedil;&atilde;o e bom atendimento no PDV</a> <br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=437" target="_blank">Personaliza&ccedil;&atilde;o e interatividade na Internet</a><br /><a href="../2006/ver_reportagens.asp?cod=449" target="_blank">Marca, um amigo com personalidade</a> </p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.ebape.fgv.br" target="_blank">www.ebape.fgv.br</a><br /><a href="http://www.insearch.com.br" target="_blank">www.insearch.com.br</a><br /><a href="http://www.espm.br" target="_blank">www.espm.br</a><br /><a href="http://www.seraginifarne.com" target="_blank">www.seraginifarne.com</a><br /><a href="http://www.prosteste.org.br" target="_blank">www.prosteste.org.br</a></p>