O que é Magento e por que ele figura entre as melhores plataformas de e-commerce? Bruno Mello 20 de maio de 2021

O que é Magento e por que ele figura entre as melhores plataformas de e-commerce?

         

Sistema de comércio eletrônico é atrativo por ter usabilidade, integração, métricas e relatórios, além de fácil personalização

O que é Magento e por que ele figura entre as melhores plataformas de e-commerce?
Publicidade
Amazon Prime Day

Com o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, o e-commerce viveu um grande salto recebendo diariamente novos negócios que surgiram atrás de uma fatia do montante arrecadado pelo setor. O valor total movimentado pelo comércio online cresceu R$ 87,4 bilhões. A alta do faturamento teve como principal motivo o aumento na quantidade de pedidos: 194 milhões, com alta de 30% sobre 2019, segundo estudo do Webshoppers 43 Ebit|Nielsen & Bexs Banco.

Estar no comércio eletrônico hoje representa uma grande oportunidade, mas pede que os gestores invistam em boas plataformas de e-commerce a fim de oferecer a melhor experiência de compra, conforme apontam as tendências para o Varejo. Ela precisa ter usabilidade, integração, gerar métricas e relatórios, além de fácil personalização.

Sob essa perspectiva, a plataforma Magento figura entre as plataformas mais utilizadas globalmente. Grandes marcas do Brasil e do mundo confiam nela para seus negócios. No entanto, engana-se quem pensa que apenas as grandes companhias podem adquirir esse sistema: lojas virtuais de qualquer porte ou segmento podem fazer uso, pela simples interface.

Sugestão: Encontre e compare as plataformas de e-commerce disponíveis no mercado.

O que é Magento?

Publicidade

Magento é um sistema web completo, robusto e customizável para a criação de lojas virtuais. Com um nível de personalização e gestão que poucas oferecem, o Magento é uma das mais completas open source do mercado. A empresa foi criada em 2008 tendo como diferencial a personalização. De lá para cá, algumas reformulações foram feitas tornando a plataforma mais completa e adaptada ao cenário da tecnologia atual. Em 2018, a plataforma de comércio eletrônico foi comprada pela Adobe por US$1,68 bilhão.

Entre as possibilidades do Magento, estão a oportunidade de proporcionar ao usuário o poder de criar experiências de compras exclusivas, ilimitadas e envolventes, ao mesmo tempo em que oferece a segurança, o desempenho e os baixos custo de TCO (total cost of ownership ou custo total da posse) dos serviços em nuvem. A plataforma oferece recursos avançados e prontos para uso e integrações de terceiros perfeitas.

Com o Magento Commerce, o usuário conta com o apoio de um ecossistema global de comerciantes, parceiros e desenvolvedores, que dará vida à visão de comércio. Ideal para quem quer inovar, dimensionar e alcançar um crescimento extraordinário. Tantas características colocaram a plataforma entre os líderes do quadrante mágico da Gartner – composto por empresas tecnologicamente mais avançadas, que influenciam o segmento em que atuam.

– Veja as avaliações de quem já usou a plataforma da Magento.

Funcionalidades do Magento

A facilidade de uso do Magento é certamente uma das características que mais a tornam atrativa. Com sistema totalmente em PHP, a plataforma pode ser alterada por pessoas que entendem de programação. Esse modelo de código aberto é utilizado por diversos sistema web, como Joomla, WordPress, WooCommerce entre outros. Mesmo sendo de amplo conhecimento, é indicado que se procure uma empresa especializada em Magento na hora de criar uma loja virtual com essa plataforma.

A alta capacidade personalização foi a característica que permitiu uma rápida adaptação da plataforma ao mercado brasileiro. Construído em módulos independentes, ele permite que desenvolvedores criem novas funcionalidades de acordo com suas necessidades. Outro ponto positivo é que o Magento está integrado a outros sistemas, como meios de pagamento, e-mail marketing e ERP), o que facilita tanto na estrutura modular como de economia para os projetos, já que há módulos oferecidos gratuitamente.

Essa questão é muito importante, já que cada parte dessa visa oferecer a melhor experiência ao consumidor. Recuperação de carrinhos abandonados, formas de pagamento e cálculo de frete são alguns módulos existentes, entre tantos outros. Regionalmente, a forma de pagamento do boleto bancário é um módulo bastante utilizado no Brasil, mas não em outros países. Essa adaptação oferece uma experiência ao consumidor brasileiro única e só permitida por existir a inclusão personalizada.

Outros diferenciais estão entre o ambiente totalmente responsivo, possuir ferramentas avançadas de SEO e relatórios integrados ao Google Analytics.

Marcas que utilizam Magento

No Brasil

– Nescafe Dolce Gusto
– Riachuelo
– Melissa
– Puket
– Malwee

No mundo

– Coca-Cola
– Ford
– Samsung
– Asus
– Nike

Veja os artigos mais lidos

+ 5 lançamentos de livros voltados aos profissionais de Marketing

+ Tá na internet, mas ninguém sabe. Do que adianta?

+ O guia das vendas no Mercado Livre

Aprofunde o seu conhecimento sobre funcionamento de vendas no Mercado Livre.


Publicidade