<p>Hoje, 15 de setembro, é o Dia do Cliente. A data está mais para uma piada do que para comemoração. Sou cliente de diversas empresas e não recebi um parabéns sequer. Você recebeu? Mais do que isso, você, como profissional de Marketing, desenvolveu alguma ação de relacionamento com o seu cliente?</p> <p>Ao contrário de outras datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados e até o Dia do Sexo, a redação do Mundo do Marketing não recebeu um e-mail sequer de empresas envolvidas em projetos para a data. Os mais espertinhos podem dizer: “Ora, Dia do Cliente é todo dia. Trabalhamos e temos diversas ações durante o ano todo de relacionamento com o cliente”. Será mesmo?</p> <p>É de impressionar a falta de visão das empresas e de compromisso com o longo prazo. É de cair o queixo a falta de um projeto sério e consistente de pós-venda e relacionamento com o cliente. Pensar no curto prazo é importante, mas não pode nem deve ser o único modelo de gestão nas empresas num mundo que está cada vez mais competitivo.</p> <p style="text-align: center"><embed wmode="transparent" type="application/x-shockwave-flash" src="http://www.youtube.com/v/zUF1vvoeqWQ&feature=youtu.be%26hl=en%26fs=1%26rel=0" width="425" height="344"></embed></p>