O Incentivo e a economia global
Em artigo, Leandro Capozzielli comenta sobre o Encontro Brasileiro de empresas de incentivo
Por Redação - 12/12/2008 Artigos
<p class="titulomateria">O Incentivo e a economia global</p> <p>Por Leandro Capozzielli*</p> <p>N&atilde;o e muito dif&iacute;cil imaginar o que nos aguarda nos pr&oacute;ximos anos. As melhores expectativas falam de tr&ecirc;s a quatro anos para uma recupera&ccedil;&atilde;o real da economia. O que mais nos espanta n&atilde;o s&atilde;o as mudan&ccedil;as, mais sim a velocidade com que elas acontecem. Imaginamos que agora, mais do que nunca, o nosso universo ser&aacute; alterado por uma nova conjuntura, por novas necessidades e principalmente por novas realidades, isto quer dizer adequa&ccedil;&atilde;o.</p> <p>Incentivar pessoas ser&aacute; mais do que nunca uma arma poderosa para o alcance dos objetivos tra&ccedil;ados, lembrando que estes objetivos, ser&atilde;o revistos na sua grande maioria, para baixo. Grandes verbas de publicidade, j&aacute; escassas, diminuir&atilde;o ainda mais. J&aacute; as a&ccedil;&otilde;es de promo&ccedil;&atilde;o, Marketing Direto e Incentivo certamente contar&atilde;o com um maior espa&ccedil;o no budget das empresas. Recentemente no EBEI, Encontro Brasileiro de empresas de incentivo, muito se debateu sobre qual ser&aacute; o futuro do incentivo e algumas opini&otilde;es prevaleceram:</p> <p><span class="subtitulomateria">Diminui&ccedil;&atilde;o dos valores m&eacute;dios dos pr&ecirc;mios<br /></span>Com a crise e a conseq&uuml;ente queda nas vendas, as verbas de premia&ccedil;&atilde;o diminuir&atilde;o, pois elas usam um percentual do delta referente ao aumento das vendas para repassar como premio.</p> <p><span class="subtitulomateria">Migra&ccedil;&atilde;o dos modelos atuais de premia&ccedil;&atilde;o para modelos de maior valor percebido, por&eacute;m com menor custo<br /></span>Quem n&atilde;o sonha em dar ao seu time vencedor uma viagem dos sonhos? A dificuldade esta na verba para tal a&ccedil;&atilde;o. Ouviu-se muito no Ebei sobre um novo segmento que inicia suas atividades no Brasil, o de experi&ecirc;ncias, a&ccedil;&otilde;es como um dia num SPA, um v&ocirc;o de bal&atilde;o, um jantar gourmet, e por que n&atilde;o uma volta num Stock Car. Todas estas s&atilde;o a&ccedil;&otilde;es tem um recall (tempo de perman&ecirc;ncia na lembran&ccedil;a do ganhador) muito alto, por&eacute;m, com custos menores e maior praticidade para a empresa, uma vez que a dura&ccedil;&atilde;o delas n&atilde;o ultrapassa um dia ou no m&aacute;ximo um fim de semana.</p> <p><span class="subtitulomateria">Premia&ccedil;&otilde;es caminhando para o mundo Mobile</span><br />O pr&ecirc;mio n&atilde;o pode ser mais caro que a sua entrega, com premia&ccedil;&otilde;es de menor valor e, com o amplo mercado da telefonia celular, o mundo mobile surge como uma sa&iacute;da inevit&aacute;vel para a distribui&ccedil;&atilde;o das premia&ccedil;&otilde;es.</p> <p><span class="subtitulomateria">Regulamenta&ccedil;&atilde;o do Incentivo</span><br />A aprova&ccedil;&atilde;o da Lei que regulamenta toda a atividade tamb&eacute;m esta pr&oacute;xima da sua aprova&ccedil;&atilde;o total, isto contribuir&aacute; muito para o crescimento e solidifica&ccedil;&atilde;o deste segmento.</p> <p>* Leandro Capozzielli &eacute; Diretor da Orange Solu&ccedil;&otilde;es Integradas, holding voltada para o mercado de Marketing e comunica&ccedil;&atilde;o, da qual fazem parte as empreas Infiniti Marketing, O Melhor da Vida, Orange Points e Minucom.</p>