O caminho certo
O caminho certo
Por Redação - 12/12/2007 Artigos
<p><strong>O caminho certo</strong></p><p>Por Denise von Poser*</p><p>Com certeza o cotidiano profissional e empresarial &eacute; muito &aacute;rduo atualmente. O que acontece? O que falta? Estamos completamente carentes de um &ldquo;norte&rdquo; correto! Onde queremos ir? Por qu&ecirc;? Precisamos aprender a filtrar as informa&ccedil;&otilde;es que chegam a n&oacute;s, todos os dias, para acalmar nossas mentes e parar de REAGIR! Quando reagimos, n&atilde;o agimos. Quem age &eacute; o estrategista, quem reage &eacute; quem apenas sente e n&atilde;o pensa.</p><p>An&aacute;lises s&atilde;o absolutamente necess&aacute;rias para que possamos concluir e estrategiar. (Strategos &ndash; grego = general, comandante supremo). Fico absolutamente pasmada quando uma estrat&eacute;gia &eacute; feita sem uma an&aacute;lise SWOT, que &eacute; um processo b&aacute;sico, at&eacute; mesmo para tomar uma decis&atilde;o pessoal. Outra coisa que tamb&eacute;m &eacute; esquecido frequentemente: um belo planejamento sempre &eacute; feito com o foco trin&aacute;rio: pessoas, processos e tecnologia. Nesta ordem de import&acirc;ncia!</p><p><span class="texto_laranja_bold">Pessoas</span><br />- Liberar o potencial das pessoas para alcan&ccedil;ar os resultados ambicionados.<br />Tanto se fala em treinamento de pessoas. Isto &eacute; absolutamente infrut&iacute;fero. Treinamos pessoas para a execu&ccedil;&atilde;o de processos mec&acirc;nicos. Quantas vezes ficamos &ldquo;trancados&rdquo; em hot&eacute;is-fazenda, durante dias, e detestamos este momento? Qual foi a real produtividade deste processo? Qual foi o residual?<br />Pessoas precisam ser CAPACITADAS, ou seja, precisam receber conhecimento e argumento para tomarem novas atitudes e conferirem novos resultados.<br />O que &eacute; MOTIVA&Ccedil;&Atilde;O? Um programa de treinamento motivacional. (urghh!) Isto &eacute; pouco inteligente! Motiva&ccedil;&atilde;o &eacute; motivo + a&ccedil;&atilde;o para se fazer qualquer coisa. Vem de dentro para fora e n&atilde;o ao contr&aacute;rio. </p><p><span class="texto_laranja_bold">Processos</span><br />- Definir a dire&ccedil;&atilde;o.<br />A seq&uuml;&ecirc;ncia l&oacute;gica &eacute;: Onde estou, para onde vou, com quais recursos, em que tempo, para quais resultados. E a dire&ccedil;&atilde;o deve ser horizontal e n&atilde;o vertical. H&aacute; muito, o trabalho funcional tornou-se obsoleto. Hoje o sucesso est&aacute; muito mais garantido em processos. Por isso a Ger&ecirc;ncia em Projetos &eacute; necess&aacute;ria para qualquer planejamento estrat&eacute;gico.</p><p>- Criar diferencial.<br />A oferta &eacute; muito maior que a demanda. Assim, tudo se tornou commodity. Precisamos oferecer SOLU&Ccedil;&Otilde;ES e estas precisam ser realmente percebidas, do contr&aacute;rio n&atilde;o sobreviveremos.</p><p>- Buscar forte resultado.<br />Quando n&atilde;o h&aacute; paix&atilde;o, n&atilde;o h&aacute; resultado real e a mediocridade (zona mediana, comum), se instala. Quando os grandes objetivos, n&atilde;o mais permeiam nossas vidas, ela come&ccedil;a a se esvair. <br />Quando acordamos pela manh&atilde; e pensamos: Que horror, vou ter que ir trabalhar novamente. Precisamos urgentemente procurar novos desafios. Quando paramos de conferir resultados &agrave;s empresas que &ldquo;alugam nossos c&eacute;rebros&rdquo;, paramos de produzir resultados, para n&oacute;s mesmos. A fal&ecirc;ncia pessoal se instala.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Tecnologia</span><br />- A tecnologia ap&oacute;ia. Precisamos destas ferramentas por&eacute;m n&atilde;o podemos nos enganar achando que &ldquo;elas pensam&rdquo;!</p><p>Peter Drucker (meu grande &iacute;dolo!) afirmava que os estrategistas de hoje e de amanh&atilde;, precisam estar preparados para produzir e gerir o CONHECIMENTO at&eacute; pelo menos os 85 anos de suas vidas! O que somos? Estrategistas ou Executores? A decis&atilde;o &eacute; nossa. Pessoas, pessoas, pessoas. Este &eacute; o foco central. Ent&atilde;o, sejamos muito inteligentes a ponto de n&atilde;o subestim&aacute;-las, do contr&aacute;rio tamb&eacute;m vamos fazer o mesmo conosco. O futuro j&aacute; est&aacute; acontecendo hoje.</p><p>* Denise von Poser &eacute; Professora da P&oacute;s-Gradua&ccedil;&atilde;o da ESPM &ndash; Escola Superior de Propaganda e Marketing e Consultora em Estrat&eacute;gias de Comunica&ccedil;&atilde;o e Marketing Estrat&eacute;gico &ndash; DBNASO.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.espm.br" target="_blank">www.espm.br</a></p>