<p>Por Gilberto Strunck*<br /> <br /> &Eacute; natural que quem aplica seu tempo e dinheiro para frequentar um grande congresso, tenha uma expectativa alta do retorno sobre o seu investimento, especialmente se o evento &eacute; a cent&eacute;sima edi&ccedil;&atilde;o do Big Show, da NRF, National Reatil Federation, dos EUA. Foi o que aconteceu comigo. O Big Show foi bom, mas, para uma celebra&ccedil;&atilde;o de 100 anos, ficou devendo…<br /> <br /> Algumas palestras foram excelentes, como a do Dan Heath, autor do livro Swicht – How to change things when change is hard, que baseou sua apresenta&ccedil;&atilde;o nos pap&eacute;is distintos dos dois lados dos nossos c&eacute;rebros, em rela&ccedil;&atilde;o aos nossos comportamentos nos pontos de venda. Comparando de modo divertido o lado emocional a um elefante e o racional a uma pessoa que o monta e guia, ele mostrou a dificuldade que as marcas t&ecirc;m ao trabalhar sua comunica&ccedil;&atilde;o somente racionalmente, uma vez que o nosso c&eacute;rebro emocional se move instintivamente. Dessa forma, a comunica&ccedil;&atilde;o eficaz deve sempre ter um componente voltado para cada um. <br /> <br /> Outra, The magic of Disney Store: an immersive retail experience, absolutamente encantadora na forma, foi ministrada por Stephen Finney, um dos Vice-Presidentes da Disney, que mostrou o novo conceito das suas lojas (frequentadas por 200 milh&otilde;es de pessoas/ano!), que aumentou em 20% o tr&aacute;fego de visitantes e em 25% a margem na venda dos seus produtos.<br /> <br /> O Big Show dura quatro dias, sendo que em dois deles, tamb&eacute;m &eacute; realizada uma feira, com a apresenta&ccedil;&atilde;o das &uacute;ltimas novidades para o varejo, com um foco nos recursos tecnol&oacute;gicos para a gest&atilde;o desses neg&oacute;cios.<br /> <br /> No ano passado, v&aacute;rias novidades foram apresentadas, muitas delas ainda em suas &ldquo;vers&otilde;es beta&rdquo;. Este ano, os lan&ccedil;amentos foram poucos, mas pudemos apreciar seus desenvolvimentos, j&aacute; com aplica&ccedil;&otilde;es praticas prontas para uso. Entre estes, destaco v&aacute;rios tipos de telas touchscreen, com diferentes graus de intera&ccedil;&atilde;o com os compradores das lojas, fornecendo informa&ccedil;&otilde;es relevantes para os processos de compras, o que as torna muito mais divertidas. <br /> <br /> Neste sentido, o estande da Intel apresentou uma enorme g&ocirc;ndola digital, com dezenas de modelos de t&ecirc;nis da Adidas, que deixou de boca aberta quem visitou o local. Atrav&eacute;s dela, os t&ecirc;nis, em tamanho real, podiam ser examinados de todos os &acirc;ngulos, ter suas caracter&iacute;sticas t&eacute;cnicas e de uso mais adequado exploradas em profundidade, e a compra fechada com ou sem o aux&iacute;lio de um vendedor.<br /> <br /> Na IBM, a integra&ccedil;&atilde;o entre os smartphones e as lojas, transformando este aparelho em um assistente de vendas, oferecendo sugest&otilde;es de produtos e promo&ccedil;&otilde;es customizadas para cada pessoa e eliminando a espera nos check outs dos autosservi&ccedil;os, nos deu um vislumbre das grandes mudan&ccedil;as que ir&atilde;o desenhar um novo modelo de relacionamento com o varejo. <br /> <br /> Ali&aacute;s, se tivesse de resumir o Big Show em uma palavra, esta seria &ldquo;mobilidade&rdquo;. O sem-n&uacute;mero de ferramentas existentes para estender as lojas at&eacute; nossos smartphones, de forma que possamos pesquisar, comparar e comprar a qualquer tempo e lugar, sendo recompensados por nossas prefer&ecirc;ncias, por nossa fidelidade &agrave;s marcas, foi a t&ocirc;nica do evento.<br /> <br /> No mais, cabe destacar que entre os mais de 5.000 inscritos no congresso e 20.000 visitantes da feira, a maior presen&ccedil;a de estrangeiros, de 16 pa&iacute;ses, foi a brasileira, com 24 delega&ccedil;&otilde;es, confirmando o bom momento que passamos em nossa economia e que os profissionais, que de alguma forma se relacionam com o com&eacute;rcio est&atilde;o muito otimistas em rela&ccedil;&atilde;o a 2011 e investindo para conhecer as novidades que possam ser imediatamente aplicadas a seus neg&oacute;cios. <br /> <br /> * Gilberto Strunck, &eacute; S&oacute;cio-Diretor da DIA Comunica&ccedil;&atilde;o. Autor de v&aacute;rios livros sobre design, &eacute; Professor da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselheiro do POPAI Brasil e membro do Bord Internacional desta entidade.</p>
O 100.º Big Show da NRF
1 de fevereiro de 2011