Novos profissionais de Marketing lutam para seguir atuais exigências do mercado
Especialistas contam o que o mercado de trabalho está exigindo
Por Redação - 21/01/2009 Reportagens
<p class="titulomateria">Novos profissionais de Marketing lutam para seguir atuais exig&ecirc;ncias do mercado</p> <p>Por Guilherme Neto<br /><a href="mailto:guilherme@mundodomarketing.com.br">guilherme@mundodomarketing.com.br</a></p> <p>Com o mercado consumidor aquecido, muitos jovens est&atilde;o vendo a profiss&atilde;o de Marketing como uma chance de seguir uma carreira de sucesso ao longo da vida. Para isso, muitos t&ecirc;m procurado formas de especializar-se na profiss&atilde;o atrav&eacute;s de estudos ou mesmo profissionalmente, de forma a adquirir uma bagagem profissional que fosse muito al&eacute;m daquilo aprendido na faculdade.</p> <p>N&atilde;o chega a ser surpreendente, j&aacute; que cada vez mais o mercado vem sendo exigente com o profissional de Marketing. Atributos tidos como fortes diferenciais no passado, como conhecimento financeiro m&iacute;nimo ou a habilidade de se comunicar com as mais diversas &aacute;reas de neg&oacute;cios hoje j&aacute; s&atilde;o condi&ccedil;&otilde;es m&iacute;nimas requeridas de um rec&eacute;m-formado.</p> <p>O dinamismo, entendimento t&eacute;cnico de Marketing e a capacidade de acompanhar e avaliar indicadores do mercado tamb&eacute;m s&atilde;o algumas outras exig&ecirc;ncias b&aacute;sicas. &ldquo;Em compara&ccedil;&atilde;o com profissionais mais velhos, em cargos como gerentes ou Diretores de Marketing, percebemos que as novas gera&ccedil;&otilde;es de profissionais n&atilde;o s&atilde;o muito pr&oacute;-ativas, n&atilde;o quer responsabilidade ou muito trabalho. Por isso, aquele profissional que conseguir unir essas caracter&iacute;sticas far&aacute; um bom diferencial&rdquo;, explica Daniela Sanchez, gerente da divis&atilde;o de Marketing e Vendas da Page Personnel, empresa multinacional de recrutamento, em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p><span class="subtitulomateria">Novo contexto do mercado exige novas especializa&ccedil;&otilde;es<br /></span>A constante evolu&ccedil;&atilde;o desse mercado obriga o profissional de Marketing a se habilitar em &aacute;reas at&eacute; ent&atilde;o desconhecidas ou distantes. Hoje, por exemplo, o Marketing j&aacute; est&aacute; bastante ligado &agrave; internet, inclusive em a&ccedil;&otilde;es de divulga&ccedil;&atilde;o que usam a nova m&iacute;dia como aliada ou mesmo elemento principal. Outra &aacute;rea que ganhou destaque nos &uacute;ltimos tempos &eacute; o ponto-de-venda, espa&ccedil;o sobre o qual o rec&eacute;m-formado deve buscar aprimorar seu conhecimento ainda mais.</p> <p>&ldquo;Atualmente, as estrat&eacute;gias tamb&eacute;m est&atilde;o mais voltadas ao consumidor final e ao ponto-de-venda, o que exige um conhecimento de Trade Marketing&rdquo;, explica Adriana Cambiaghi, especialista da Robert Half, concorrente da Page Personnel, em entrevista ao site.</p> <p>Em uma profiss&atilde;o cuja posi&ccedil;&atilde;o mais alta paga at&eacute; R$ 1 milh&atilde;o de reais anuais entre sal&aacute;rios e b&ocirc;nus, segundo o Guia Salarial da Robert Half, s&atilde;o muitos os profissionais que veem na profiss&atilde;o uma chance de enriquecer. Hoje, o sal&aacute;rio-m&eacute;dio inicial varia de R$ 2,5 mil a R$ 4 mil reais, enquanto que h&aacute; apenas cinco anos n&atilde;o ultrapassava os R$ 2,5 mil.</p> <p><span class="subtitulomateria">Busca de novos desafios<br /></span>Para quem tem d&uacute;vida se a melhor forma de alavancar na carreira e atingir esses valores &eacute; mantendo-se numa mesma empresa ou buscando sempre um novo desafio em outras companhias, Adriana Cambiaghi afirma que n&atilde;o h&aacute; uma f&oacute;rmula certa. &ldquo;O importante &eacute; conferir se voc&ecirc; est&aacute; ganhando espa&ccedil;o e exposi&ccedil;&atilde;o no mercado, um crescimento com estabilidade. Se &eacute; na mesma empresa, &oacute;timo. Se mudou muito de emprego e n&atilde;o ganhou nada disso, n&atilde;o valeu a pena&rdquo;, ressalta.</p> <p>J&aacute; Daniela Sanchez, da Page Personnel, acredita que o profissional de Marketing deve sempre buscar novos desafios, uma vez que tenderia a desgostar de fazer o mesmo servi&ccedil;o por muito tempo. &ldquo;Por isso, se a empresa deseja manter o profissional em sua empresa, deve buscar solu&ccedil;&otilde;es que reservem ineditismo e desafio ao seu empregado&rdquo;, explica.</p> <p>Para quem quer especializar-se na profiss&atilde;o, dois caminhos s&atilde;o a matr&iacute;cula em cursos de p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o, como MBA, ou para estudos no exterior. Para quem deseja fazer uma p&oacute;s, a recomenda&ccedil;&atilde;o das empresas de recrutamento &eacute; que o profissional rec&eacute;m-formado adquira experi&ecirc;ncia durante um ano ou mais na profiss&atilde;o. &ldquo;As empresas valorizam o profissional que sai da faculdade e j&aacute; embarca em um curso de MBA, mas acredito que aquele que esperar um pouco poder&aacute; tirar melhor proveito do curso&rdquo;, explica Daniela.</p> <p>A experi&ecirc;ncia com o mundo de neg&oacute;cios tamb&eacute;m &eacute; essencial para pessoas com carreiras em outras profiss&otilde;es que desejam se especializar em Marketing atrav&eacute;s de um curso de p&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o. &ldquo;Eu enxergo algu&eacute;m que graduou em administra&ccedil;&atilde;o e faz uma p&oacute;s em Marketing com grande futuro, pois ele j&aacute; tem uma vis&atilde;o de neg&oacute;cio muito importante&rdquo;, ressalta Adriana.</p> <p><span class="subtitulomateria">Experi&ecirc;ncia no exterior</span><br />Uma das empresas que oferece esse servi&ccedil;o, a Interc&acirc;mbio Global, traz um novo pacote voltado aos profissionais de Marketing. O produto, em parceria com o Mundo do Marketing e a Universidade da Calif&oacute;rnia, partiu da an&aacute;lise de resultado de uma pesquisa feita pelo Mundo do Marketing com seus leitores. A partir da an&aacute;lise das respostas dos mais de 1500 participantes, os temas escolhidos para serem abordados no curso s&atilde;o Tend&ecirc;ncias e o Futuro Iminente; Inova&ccedil;&otilde;es nas Ferramentas e no Arsenal de Marketing; e Vis&atilde;o Sist&ecirc;mica e Especifica. Todos eles baseiam-se no que acontece principalmente nos mercados dos Estados Unidos e a Am&eacute;rica Latina, sem deixar de focar em outras regi&otilde;es.</p> <p>&ldquo;Essa &eacute; uma demanda do mercado: uma educa&ccedil;&atilde;o continuada para a vida inteira, enquanto que em outras gera&ccedil;&otilde;es a conclus&atilde;o da forma&ccedil;&atilde;o se dava no ensino superior. &Eacute; importante sempre se reciclar profissionalmente, e a busca de uma atualiza&ccedil;&atilde;o no exterior &eacute; um diferencial importante que nossa empresa busca dar&rdquo;, diz Rafael Villas B&ocirc;as, diretor de Marketing e vendas da Interc&acirc;mbio Global.</p> <p>Entre as &aacute;reas que mais est&atilde;o empregando, est&atilde;o a de servi&ccedil;os e de bens de consumo, seguida pelas empresas voltadas ao mercado corporativo (B2B). Para esse &uacute;ltimo segmento, Sanchez ressalta que os diferenciais entre profissionais s&atilde;o ainda mais valorizados, uma vez que a concorr&ecirc;ncia &eacute; menor. &ldquo;A remunera&ccedil;&atilde;o tamb&eacute;m &eacute; mais baixa, mas com o passar do tempo geralmente &eacute; maior do que aquele profissional que atua em outros setores da economia&rdquo;, explica a gerente de recrutamento da divis&atilde;o de Marketing e Vendas da PagePersonnel.</p>