Blog

Memória italiana é preservada por entidade há 121 anos

Memória italiana é preservada por entidade há 121 anos


A entidade congrega sócios que participam de atividades culturais e eventos ligados à tradição italiana, que lembram costumes e hábitos de seus ancestrais na arte, cultura, culinária, entre outros

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

No próximo dia 20 de setembro, a Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André completará 121 anos de fundação e o aniversário será comemorado de forma bastante discreta, porém com muito orgulho por quem ajudou a construir sua história.

A entidade nasceu como Società Italiana di Mutuo Soccorso Savoia, em 1900, a partir da necessidade de amparo aos imigrantes italianos da região do Grande ABC, tendo Giuseppe Nasossi como um dos fundadores. Em 1939, durante a Segunda Guerra Mundial, o termo "Italiana" teve que ser suprimido e passou a denominar-se Società di Mutuo Soccorso di Santo André, eliminando-se o nome Savoia. Em 1950 passou a se chamar Sociedade Beneficente e Recreativa Santo André e, finalmente em setembro de 1962, Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André.

A finalidade da entidade é congregar sócios que participam de atividades culturais e eventos ligados à tradição italiana, como a comemoração da República Italiana, Dia do Imigrante Italiano e outras que lembram costumes e hábitos de seus ancestrais na arte, cultura, culinária, entre outros. Afinal, o Brasil tem a maior população de descendentes italianos fora da Itália, algo em torno de 30 milhões. Existe, ainda, uma cidade-irmã na Itália - Sesto San Giovanni -, localizada na Lombardia, firmada por meio de um acordo de Gemellaggio, em 1997.

"O último ano foi marcado por desafios, mas aproveitamos para realizar manutenções de rotina na nossa sede e programamos melhorias no nosso sistema de refrigeração e acústica do salão de festas que, em breve, estarão em funcionamento para maior conforto em nossas atividades sociais. Mesmo com todos os percalços, estamos ativos após 121 anos e, seguramente, somos uma das sociedades mais antigas do Brasil, devido aos esforços de diretorias responsáveis que se sucederam neste período", destaca o presidente Wilson Roberto Davanzo.

A Sociedade Cultural Ítalo-Brasileira de Santo André está localizada na Rua Airó, 69 - Vila Gilda, em Santo André.



Website: http://italobrasileira.com.br/


Publicidade