Blog

Consciência ambiental na agropecuária e os benefícios para o meio ambiente

Consciência ambiental na agropecuária e os benefícios para o meio ambiente


Como a mudança de comportamento de alguns produtores rurais está beneficiando o meio ambiente.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

A agropecuária brasileira é o setor mais impactante na economia do país, gerando riquezas, produzindo e exportando alimentos. Ao mesmo tempo é um dos principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa (GEE), segundo o Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) do Observatório do Clima, e que resultam em externalidades ambientais negativas no Brasil.

Um estudo divulgado pela Embrapa mostra que é possível modernizar o setor, evitando o impacto nos ambientes naturais e restaurando florestas. Alguns produtores brasileiros investiram e já estão produzindo com consciência ambiental.  

Um exemplo dessa consciência pode ser vista na recuperação da Bacia Hidrográfica São Lourenço. Após identificar uma degradação no curso d´água em um das suas propriedades, a produtora rural Monica Marchett da Agropecuária Mônica investiu cerca de R$ 240 mil em sua recuperação.

É muito importante os proprietários rurais agirem de forma voluntária para solucionar esse tipo de problema.

O processo de recuperação é feito em duas etapas. A primeira etapa consistiu em extrair toda a soja plantada no local, até garantir o espaçamento de 30 metros de largura para o fluxo d´água. Após a extração da soja, árvores nativas são replantadas no lugar. Na segunda fase, o produtor realiza o procedimento de coroamento, que é a retirada de qualquer outra planta, grama ou mato que tenha nascido em volta das árvores, para que não haja carência de nutrientes.

No local também pode ser realizado o processo de terraço, que consiste em corrigir o curso de nível em terrenos muito inclinados, evitando a erosão do solo.

“A produção sustentável é positiva para o meio ambiente, para o solo e também para o produtor. Todos se beneficiam com a consciência ambiental“, diz Monica Marchett.

 



Website: https://monicamarchett.com.br/consciencia-ambiental/


Publicidade