Blog

Pesquisa aponta que vendas de carros usados cresceu 23,6% em dezembro de 2020

Pesquisa aponta que vendas de carros usados cresceu 23,6% em dezembro de 2020


Mesmo com queda no acumulado anual, números superaram as expectativas diante da pandemia; previsão para 2021 anima o mercado

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Apesar da instabilidade no mercado ao longo de todo o ano, o setor automotivo fechou 2020 com números animadores. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), que congrega as concessionárias no país, o mês de dezembro registrou alta de 23,6% nas vendas de carro usado na comparação com o mesmo período de 2019.

Ao todo, foram comercializados 1.597.052 veículos seminovos e usados no último mês do ano, um crescimento de 13,1% em relação a novembro. No acumulado do ano, no entanto, a queda foi de 12,1% na comparação com o ano passado. Apesar disso, as expectativas para 2021 indicam um salto de 16,6% considerando toda a indústria veicular, número que pode ser ligeiramente menor (15,8%) se isolados automóveis e comerciais leves.

Números superam previsões

Diante de toda a crise causada pela pandemia de covid-19, a própria Fenabrave tinha uma perspectiva de retração no mercado de 35,8% ao final do ano. Mesmo confirmada a diminuição de vendas no comparativo anual, a queda foi menor do que o esperado pelo setor, o que foi motivo de comemoração para a indústria. Durante os 12 meses de 2020, foram comercializadas 3.162.851 unidades de veículos no Brasil, sendo 12 milhões de carros usados.

De acordo com o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, dentre os fatores que contribuíram para essa melhora, principalmente no segundo semestre do ano, destacam-se a manutenção da taxa de juros e a disponibilização do auxílio emergencial, oferecido pelo Governo Federal, mantendo o comércio aquecido e diminuindo a inadimplência dos consumidores.

Modelos mais vendidos

Com cerca de 135 mil emplacamentos ao longo de 2020, o Chevrolet Onix foi, pelo sétimo ano consecutivo, o campeão de vendas de carro usado. Em seguida, com 86,5 mil e 83,3 mil veículos comercializados, respectivamente, vêm o Hyundai HB20 e o sedã Chevrolet Onix Plus. Considerando apenas dezembro, o Onix também levou a melhor, com 16 mil unidades. Já entre os comerciais leves, o modelo que mais se destacou ao longo do ano foi o Fiat Strada, com 80 mil vendas.

Dicas para comprar um seminovo ou usado

Diferentemente de adquirir um veículo zero, comprar um carro usado requer alguns cuidados para evitar futuras dores de cabeça com documentação, manutenção ou gastos excessivos com reabastecimento e seguro. Quanto ao automóvel em si, é fundamental fazer uma vistoria completa, verificando motor, embreagem, freios, vidros, pintura, borrachas, escapamento, pneus e todos os itens essenciais.

Além disso, fazer um test drive é uma segurança a mais para sentir o carro, ver como o condutor se adapta à máquina e quais vantagens ou problemas o veículo apresenta. É importante fazer uma pesquisa em sites especializados para saber quais são os automóveis mais e menos desejados do mercado e o porquê.

Outros cuidados na hora de comprar carro usado, seja em lojas físicas, sites especializados ou de conhecidos, estão relacionados à documentação, tendo em vista garantir se os impostos e licenciamento estão em dia, bem como se o veículo é roubado. É preciso também saber escolher o melhor tipo de crédito na hora de financiar. O ideal é optar por parcelamentos que não ultrapassem o tempo de utilização do veículo.



Website: https://www.comprecar.com.br/


Publicidade