Blog

10ª edição do festival "Giro na Cidade" acontece online com nove dias de programação

10ª edição do festival "Giro na Cidade" acontece online com nove dias de programação


Atrações serão transmitidas de 12 a 20 de junho e incluem música, teatro e literatura, em parceria com a "Festa Literária Além da Letra"

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

A cidade de Gonçalves, no Sul de Minas, volta a respirar cultura, mesmo que virtualmente. Entre os dias 12 e 20 de junho, acontece a 10ª edição do "Giro na Cidade", que reúne cerca de 30 atrações, com shows, peças de teatro, serestas, oficinas, mesas literárias e muito mais. O evento vai transformar sacadas, varandas e alpendres de moradores e comércios da cidade em palcos para receber as atrações, sem público presencial. Todas as apresentações serão transmitidas por meio de plataformas digitais e pelas redes sociais. A participação é gratuita.

"É uma alegria poder voltar a promover a cultura para a cidade, desta vez ultrapassando as fronteiras e transmitindo tudo pelo digital. Além de entretenimento para o público, reforçamos a cultura produzida na região e fomentamos o aprendizado por meio dela. Sem falar dos mais de 70 profissionais da área que encontram alento e emprego com a realização do Giro", comenta Solange Rocco, uma das idealizadoras.

A programação dá prioridade a artistas locais, já que tem como objetivo promover a cultura da região e a formação de jovens e adultos para manifestações culturais. Ainda assim, o "Giro na Cidade" está aberto para que todo o público interessado possa curtir as atrações dos nove dias de programação no ambiente digital.

O secretário municipal de turismo e cultura de Gonçalves, Álvaro Costa, ressalta a relevância do evento: "O Giro na Cidade é um evento importante para Gonçalves, pois promove eventos de forma abrangente, levando arte e cultura, para todos, sem distinção. Nesse momento de pandemia, quando as pessoas estão carentes de eventos, o Giro consegue trazer para os gonçalvenses momentos de alegria e descontração".

"Um dos destaques desta edição são os palcos, que, na verdade, são as varandas e alpendres de casas que fazem parte do inventário do Patrimônio Cultural de Gonçalves. Os moradores cederam esses espaços, tão característico da arquitetura de pequenas cidades do interior, e eles foram ocupados pelos artistas para as gravações, sem nenhum contato físico entre os envolvidos. E foi muito bonito ver as casas se tornando um cenário para uma apresentação artística", conta Vera Pena, também idealizadora do festival.

Um dos parceiros desta edição digital é a "Festa Literária Além da Letra", que foi adiada no último ano e agora entra na programação com diversas discussões sobre literatura. Entre os participantes estão Xico Sá, Semayat Oliveira, Ni Brisant, Binho, Santana Filho, Regina Rennó, Silvia Camossa, Thiana, Nara Vidal, Ondjaki, Décio Zylbersztajn e Marcelino Freire. O público também pode participar de oficinas literárias.

Para o festival ser bem animado, haverá shows de música caipira raiz, instrumental e MPB. Entre os artistas e grupos convidados estão Adolar Marin e banda, o trio feminino As Estrelinhas da Serra, o rapper Daniel Chimp, os cantores Elder Costa e Cristiano Vianna e o duo Renaserra.

Além disso, haverá uma homenagem à centenária Lira Nossa Senhora das Dores, apresentação de piano com Regina Marçal e várias serestas. Também é possível participar de oficinas de Composição Musical, Percussão para crianças e Oficina de Produção Cultural para juventude.

Para quem é de teatro, estarão disponíveis o melodrama de causos de assombração: "João sem medo" de Cy Andrade e Vagner Ralph, o monólogo "Conto de YBY", da atriz Thais Kaori e o teatro circense "Altissonante", com Lu Menin.

O "Giro na Cidade" acontece mensalmente desde 2019, mas, devido à pandemia de Coronavírus, há mais de um ano a população estava sem conferir a variada programação do festival e aproveitar as atrações culturais e de formação. O evento é realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, da Secretaria de Turismo e Cultura de Minas Gerais. A idealização e produção é de Solange Rocco (Ba Rocco Produções) e Vera Pena (Amora Produções) e a realização é da Associação Gonçalvestur.



Website: http://www.gironacidademinas.com.br


Publicidade