Blog

Imóveis são investimentos seguros mesmo na crise

Imóveis são investimentos seguros mesmo na crise


Aplicar em imóveis em imóveis pode ser uma boa opção para quem deseja investir com mais segurança, pois o mercado imobiliário costuma ser mais consolidado, mesmo durante a crise.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Em tempos de incerteza, como o que a sociedade atravessa agora, por conta da covid-19, aplicar em imóveis em imóveis pode ser uma boa opção para quem deseja investir com mais segurança. Afinal, o mercado imobiliário costuma ser mais consolidado, mesmo durante a crise. E, quando se opta por comprar um terreno para construir, ainda se tem a vantagem da economia.

O investimento em um terreno é menor, se comparado àquele destinado a imóveis prontos. Porém, a rentabilidade pode ser muito maior. “Comprar um terreno é a oportunidade de construir um imóvel com grandes chances de valorização futura. Principalmente se for em um condomínio com segurança, infraestrutura e lazer, que se torna um diferencial na hora da venda ou aluguel de um imóvel”, conta Patrícia Perini, diretora-comercial da Pró Lotes, uma das maiores loteadoras do Estado do Rio de Janeiro, que oferece a opção de investimento em terrenos em condomínios fechados.

Marcio Rodrigues escolheu comprar um terreno do condomínio Morada, no bairro Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O objetivo é construir uma casa para sua família agora e, futuramente, adquirir outros terrenos como investimento.

“Eu entendo que comprar um terreno seja a maneira mais fácil para ter a casa própria, já que o custo é menor, você pode financiar e ainda juntar recursos para iniciar as obras. Pelo menos para mim, acredito que foi o caminho mais fácil, pois não queria me comprometer por 20 e 30 anos com um banco para comprar uma casa pronta. Outra vantagem do terreno é poder construir por etapas e do jeito que a gente deseja. A minha ideia é fazer uma casa neste terreno e, futuramente, quero investir em outros imóveis. É mais seguro e nunca desvaloriza, principalmente em regiões com potencial para uma valorização futura”, comenta Rodrigues.

Para quem deseja garantir rentabilidade com o investimento em imóveis, existem três opções básicas: compra para investimento futuro, aluguel e fundos imobiliários (FI). As três formas podem gerar ganhos acima da renda fixa, além de ter mais segurança do que outros investimentos, como a Bolsa de Valores, por exemplo. “O investimento em imóveis continua sendo uma melhor opção por conta do menor risco e volatilidade dos títulos mobiliários. Seja para locação, revenda ou, até mesmo, uso próprio, um imóvel possibilita mais flexibilidade de uso do investimento”, explica o advogado e autor do livro Condomínios – Direitos & Deveres, André Luiz Junqueira.

Outra garantia de um investimento em imóveis é a segurança jurídica para o proprietário. Para isso, vale lembrar que é necessário ficar atento às condições na hora de adquirir um novo bem. “É muito importante ficar atento às condições em que o imóvel se encontra. Qualquer aspecto que possa impedir ou dificultar seu uso imediato para ocupação ou venda vai influenciar no rendimento futuro. É tão importante quanto promover uma análise jurídica minuciosa da documentação imobiliária e das condições de aquisição para garantir a segurança jurídica do investimento”, ressalta o advogado André Luiz Junqueira.

É possível ter um retorno constante, tanto com a valorização da casa ao longo do tempo quanto em relação ao patrimônio alugado, sendo uma grande oportunidade de fazer o dinheiro render a médio e longo prazos. Investir em imóveis é investir para o futuro. Um imóvel pode ser a garantia de uma renda para outras gerações de uma família. Por mais que o mercado passe por crises, o valor de um imóvel tende a se recuperar.



Website: http://www.prolotes.com


Publicidade