Blog

Volta às aulas com foco no vestibular: estudantes começam a se preparar para o ENEM 2020

Volta às aulas com foco no vestibular: estudantes começam a se preparar para o ENEM 2020


Projeto Escreva dá início ao ano letivo com preparatório para a redação de concursos

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Fevereiro é o mês oficial de volta às aulas para jovens dos ensinos Médio e Fundamental, de escolas públicas e privadas. E com a chegada de mais um ano letivo, também voltam à tona os estudos direcionados dos estudantes que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. É nesse período também que alunos do Ensino Fundamental começam a se preparar para concursos disputados, como os do Colégio Militar e Colégio Pedro II. Em todos esses casos, reforçar a produção textual é imprescindível.

Mesmo que o ENEM e a maioria dos concursos estejam previstos para o segundo semestre, alcançar uma aprovação em cursos concorridos como Medicina, Direito e Engenharia requer um ano inteiro de dedicação. De acordo com a professora de Língua Portuguesa, Elaine Antunes, especialista em correção de redações do Enem, a nota desse quesito nesses cursos pode ser decisiva para os candidatos. Na área de Medicina, por exemplo, aconselha-se que o candidato alcance, pelo menos, 940 pontos na redação para continuar na disputa pelas melhores universidades do país. Foi pensando nisso que a carioca criou o Projeto Escreva (www.cursoescreva.com.br) – grupos de estudos com foco na preparação para a redação dos principais vestibulares do país.

Além da quantidade reduzida de alunos por classe, outro diferencial dessa iniciativa são as aulas interdisciplinares, com uma equipe multidisciplinar, composta por professores especialistas formados nas melhores universidades públicas do Rio de Janeiro, que são convidados para aprimorar a capacidade de contextualização e argumentação dos alunos, enriquecendo o capital cultural, algo considerado pela professora Elaine como um grande trunfo. As aulas são realizadas nos bairros de Botafogo, na Zona Sul da cidade, e na Tijuca, na Zona Norte da cidade. Durante os encontros, além de revisarem questões gramaticais e a organização textual, os alunos também participam de debates sobre temas de grande relevância. A ideia é fazer com que os estudantes sejam capazes de redigir um texto autoral, de maneira bem fundamentada, sobre temas diversos que possam ser abordados na redação do vestibular.

Nesse sentido, sabendo que atingir um alto nível de construção linguística e textual é tarefa que requer tempo e demanda dedicação dos alunos de todas as séries, em 2020 Elaine também apostará em aulas de redação voltadas para estudantes do Ensino Fundamental. O objetivo dessa proposta é garantir uma boa base de produção e interpretação de texto para toda a vida acadêmica do aluno, além de auxiliar aqueles que desejam participar de concursos para instituições públicas, como Colégio Militar e Colégio Pedro II. Ministradas também em Botafogo, nas manhãs de sábado, as aulas para estudantes com até 15 anos seguem não só o direcionamento do MEC como acompanham os conteúdos pertinentes a esse segmento, mantendo a filosofia que contribui para a organização de ideias, argumentação e contextualização de diferentes temas.

Para a coordenadora do Projeto Escreva, Elaine Antunes, “quanto antes a preparação começar, maior a chance de sucesso. Para quem decide começar a se dedicar poucos meses antes do Exame Nacional, a expectativa não é boa”, alerta a professora. Elaine ainda sinaliza a importância da redação e não somente das matérias específicas de cada curso: “A redação tem um peso muito grande na pontuação geral do candidato. Ela pode ser um fator de desempate entre alunos que concorrem a uma vaga ou bolsa de estudos. Vejo alunos concentrando seus esforços durante todo o ano apenas nas ‘específicas’, apostando em macetes e fórmulas prontas para ter sucesso na redação. A banca quer saber se o candidato realmente domina a Língua Portuguesa e se consegue escrever um texto coerente, dissertativo-argumentativo, com ‘conhecimento de mundo’ razoável”. Por isso, o Projeto Escreva vai além da técnica de redação, apresentando fatos, conectando informações e dando embasamento teórico para que os participantes sejam capazes de chegar às próprias conclusões e propor intervenções autorais.

O Enem 2019 contou com mais de 5,1 milhões de candidatos inscritos e confirmados, que concorrem a vagas em universidades públicas e privados de todo o país. As inscrições para o Enem 2020 estão previstas para maio, com provas agendadas para os dias 01 e 08 de Novembro. As aulas do Projeto Escreva começam no dia 03 de Fevereiro.

Sobre a idealizadora do Projeto Escreva:

Elaine Antunes é professora formada em Letras (Português-Grego) pela UFRJ e conta com mais de 20 anos de experiência ministrando aulas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Grego. É especialista em correção de redação no ENEM e em outros vestibulares. Atualmente trabalha em escolas conceituadas na Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Mais informações sobre os cursos:


Botafogo

▪ Grupos para vestibulares

2ª feira das 18:00 às 19:20
3ª feira das 18:00 às 19:20
5ª feira das 16:10 às 17:30

6ª feira das 16:10 às 17:30

▪ Grupos para Ensino Fundamental 6ª e 7ª anos
Sábados das 08:30 às 09:40

▪ Grupos para Ensino Fundamental 8ª e 9ª anos
Sábados das 10:00 às 11:10  


Tijuca 

▪ Grupos para vestibulares

5ª feira das 16:10 às 17:30
5ª feira das 18:00 às 19:20

Valor do Investimento

Grupos para Ensino Fundamental - R$3.500,00 (10 x 350,00 mensais)

Grupos para vestibulares - R$4.950,00 (09 x 550,00 mensais)

  

Reservas de matrícula:

E-mail: contato@cursoescreva.com.br

Telefone: 21. 99698-5031

Site: https://cursoescreva.com.br/contato/

 

Contatos:

Find | Consultoria em Comunicação

Clarisse Grand Court

clarisse@findcom.me



Website: http://www.cursoescreva.com.br


Publicidade